As reações positivas continuam chegando [Atualizado x3]

star-trek-filmeA estreia de Star Trek se aproxima e o burburinho e boca-a-boca sobre o filme está aumentando. Mais críticas já estão disponíveis sobre a produção de J.J. Abrams, como as selecionadas pelo TB em mais este lote. O trecho em particular citado da crítica por Aaron, colunista do Geek in the City, eu achei particularmente inspirador — e ainda cita o meu mimoso da franquia toda, Far Beyond the Stars, 6T de DS9. Confira a seguir mais estas reações ao novo filme da franquia.

Aaron, para o Geek in the City:

Quando a Enterprise, com tripulação em suas posições, sai em dobra para a fronteira final e a excelente trilha por Michael Giacchino entra, eu estava além de animado. Todas as minhas memórias de infância voltaram. Esta era a Jornada nas Estrelas com a qual eu cresci, a Jornada nas Estrelas que ajudaram a me tornar o homem que sou. Esta é a Jornada nas Estrelas que Gene Roddenberry vislumbrou todos estes anos atrás. A Jornada nas Estrelas que poucos episódios e ainda menos filmes aspiraram realmente ser. Isto aqui é City on the Edge of Forever, Inner Light, Far Beyond the Stars, e The Wrath of Khan. Isto é a Jornada nas Estrelas que me fazia fugir da cama as três da manhã e sentar colado na TV apenas para assistir mais um episódio. A Jornada nas Estrelas que me prometeu que a humanidade sobrevive. Que supera e surge acima de nossas pequenas rixas. Onde todos nós vamos aonde ninguém jamais esteve. Juntos.

[Não creditado], para o Medicine Hat News:

É uma audaz e excitante maneira [de fazer o filme] que é certo que pode animar e provocar puristas, ainda que ao mesmo tempo pode fazer novatos sentirem-se meio perdidos. (….) Seja como for, baseado na ambição e tamanho do esforço de Abrams em renovar a franquia, é evidente que eles ainda tem bastante espaço para uma longa e próspera vida. 2,5 em 4.

Stephen Whitty, para o The Star-Ledger:

Audaciosamente ir aonde nenhum homem jamais esteve. Esta era a difícil missão do novo filme de Jornada nas Estrelas (….) E para enorme crédito do diretor J.J. Abrams e seu jovem elenco, eles fizeram exatamente isto — entregando não apenas o primeiro realmente divertido filme do verão mas também a melhor “Jornada” desde que eles enfrentaram o incendiário “A Ira de Khan” (….) Sim, a série de Jornada nas Estrelas está de volta — e cheia de vida inteligente. Que viva longa e prospere.

TechGOnzo, para o Geeks of Doom:

Quando eu saí do cinema, disse para mim mesmo, “Certo, eu iria assistir seis sequências baseadas neste aqui.” A reação da platéia foi em geral positiva pelo que eu pude observar. Então, vá assistir esta fita. O novo Star Trek é bom em “Eu-já-comprei-ingressos-para-o-IMAX” bom.

Kristopher Tapley, para o InContention.com:

Do início de alterar a pulsação até o final de deixar na beira da cadeira, o Star Trek de J.J. Abrams passa em ritmo alucinante que não perde o gás, não perde nenhuma deixa e surpreendentemente, não se perde em sua trama-labirinto. É uma montanha-russa de ação praticamente perfeita que acerta na lista de tarefas de qualquer bom filme e ainda adiciona alguma coisa. 4 estrelas.

Atualização das 09:47: mais três, e positivas:

Shawn Fitzgerald, para o The HD Room:

Você não precisa ter o conhecimento necessário para reconhecer entre um Klingon e um Tribble, citar episódios ao pé da letra ou usar uniformes pequenos demais para aproveitar o novo Star Trek. Tudo o que você precisa fazer é se acomodar e aproveitar. De maneira simples, este foi o filme mais divertido que eu ti desde que assisti ao Cavaleiro das Trevas oito meses atrás. Star Trek é facilmente uma das melhores diversões deste ano, e um o qual eu mal posso esperar para ver a sequência.

James Berardinelli, para o Reelviews:

Finalmente, quando os créditos finais entram, nós ficamos com a impressão de que Star Trek representa um bom começo.

Brian Orndorf, para o DVD Talk:

Star Trek é uma estupenda revitalização de um conceito há muito tempo sangrado até ficar seco. Simplesmente oferece puro prazer para aqueles que estão em sintonia com a criação original de Gene Roddenberry, e é completamente confortável para os novatos que tem que imediatamente colocarem preconceitos contra Jornada de lado e se juntarem à Frota Estelar neste verdadeiro passeio de montanha russa por este ainda iniciante verão.

Com estas, o contador do TB vai para 80 críticas no total, sendo 75 positivas, 4 neutras e 1 negativa. O tomatometer está no momento com 23, e mantendo-se em 100%. Com 5 listadas, o MetaCritic já ativou sua média, que marca 89.

Atualização das 16:10, crítica nacional positiva:

Tom Leão, para O Globo:

Com carinho e cuidado, Abrams e seus colaboradores tecerem uma trama que ainda era inédita em 43 anos de “Star trek”: mostrar a origem e a mocidade dos protagonistas. E ele fez isso direitinho.

E outras duas adicionadas ao RT:

Bill Gibron, para o PopMatters:

Star Trek está destinado a ser lembrado como uma das maiores e melhores surpresas de 2009, uma aposta que quebrou a banca da casa e aqueles que estão com estas cartas são todos vencedores.

Ethan Alter, para o FilmJournal:

No todo, é difícil imaginar que Trekkers não tenham uma ótima diversão na Enterprise reformada por Abrams. O filme é respeitoso por seu material de origem — há um bom número de espertas referências à obscuros detalhes da história de Jornada — mas sem ser refém disto. Graças a Abrams e elenco, esta franquia ainda deve viver longa e prosperar por mais outras quatro décadas.