Último ano para Nimoy em convenções

O ator Leonard Nimoy, mais conhecido pelos fãs como o Spock da série original, vai participar de dez diferentes convenções este ano, mas depois irá se fastar desses eventos para se dedicar ao seu trabalho predileto, fotografia. Nimoy falou aos News Tribune sobre o filme de J.J. Abrams e sua decisão de ficar fora das convenções.

Para muitos, o personagem Spock, de Jornada Nas Estrelas, é considerado um dos mais carismáticos já surgidos na ficção científica. Tendo sido comparado até com o novo presidente dos EUA, Barak Obama. Mas seu intérprete original, Leonard Nimoy, está pronto para se afastar da franquia. Pelo menos nas convenções de fãs.

Nimoy se diz espantado com a longevidade de Spock, após quase 50 anos. Ele diz que o personagem foi originalmente concebido como terceiro plano de importância na série, na melhor das hipóteses.

Na época que iniciou a série original, a aparência satânica de Spock preocupava o ator pela reação de parte mais conservadora da população americana, “Houve uma preocupação de que o Cinturão Bíblico (região dos EUA de prática fervorosa da religião protestante) rejeitaria o personagem”, diz Nimoy. “Pela distância que nos encontramos agora e estar falando sobre isso é impressionante”.

O projeto de J. J. Abrams e sua equipe para reimaginar a franquia, trouxe um interesse renovado para Nimoy que achou o filme “uma experiência muito comovente”.

Quanto ao Oscar recebido por Melhor Maquiagem, Nimoy acredita que foi um tardio reconhecimento pelo que a franquia já apresentou, “É triste ver que Jornada não foi reconhecida durante tantos anos. Fiquei muito satisfeito de que pelo menos eles ganharam um prêmio de maquiagem. … Eu acho que eu estou certo em dizer que esse é o primeiro Oscar que Jornada já ganhou. … Tem havido alguns resultados maravilhosos em tecnologia, efeitos especiais, fotografia e história, … mas Avatar foi um êxito enorme como um filme e mesmo assim não ganhou como melhor diretor e melhor filme”, disse ao The Seattle Times.

Quanto a uma seqüência de Star Trek, Nimoy não acredita em nova participação. “Há uma seqüência sendo escrita. Eu suspeito que eu não estarei envolvido. Eu estou bem com isso”, disse Nimoy.

Aos 79 anos e tendo um relacionamento, no início, contraditório com o personagem, Nimoy acredita, agora, que Spock foi a chave para uma vida de sucesso.
“É extraordinário. Eu me considero uma pessoa extremamente afortunada. O personagem foi bem acolhido por muitas pessoas. Estou muito tocado por isto”, disse Nimoy em uma entrevista por telefone de sua casa em Nova York.

Nimoy contou histórias pitorescas sobre o reconhecimento dos fãs por ele em todo o mundo, como a da emoção de um garçom,  imigrante de Bangladesh, ao reconhecê-lo num restaurante em Nova York. Quando Nimoy foi pagar a conta, o garçom informou que outro freguês havia pago para ele, era outro fã. E depois de sair do restaurante e entrar em um táxi, Nimoy percebeu que no painel de instrumentos da cabine estava um recorte de papelão com a foto de Spock.

Embora seja agradecido aos fãs pelo carinho para com ele, Nimoy  não pretende mais participar de convenções, “Acho que este é o último ano que eu vou fazer isso”, disse ele. “É emocionante, mas eu acho que fiz o suficiente. Estou ansioso para me concentrar na minha vida pessoal”.

Antes disso, ele vai aparecer este fim de semana na Emerald City ComicCon, uma convenção de dois dias dedicada a tudo sobre quadrinhos e cultura pop. Ele vai dar autógrafos, posar para fotos e conversar com os fãs. E depois participará novamente da série Fringe, onde diz que vai filmar mais três ou quatro episódios ao longo das próximas semanas.

E quanto ao futuro? Nimoy está na esperança de encontrar ‘territórios desconhecidos’. “Haverá idéias que surgirão por aí que serão irresistíveis “, disse ele.

Fonte: Trek Movie, TrekWeb e Trek Today