Neville Page imagina design Klingon para Star Trek 2

O site IGN conversou com o designer Neville Page, que fez a criatura de Delta Vega no filme Star Trek. Ele esteve presente num evento para a imprensa, onde foi lançada a edição para colecionador em Blu-ray de outro longametragem de ficção científica, no qual trabalhou, Avatar. Durante a conversa o tema foi sobre a continuação de Star Trek. Ele comentou a respeito de como pensaria num design Klingon, caso viesse a existir.

Os rumores de que os vilões da próxima sequência de Star Trek sejam os Klingons estão sempre presentes nas entrevistas à equipe de produção. Nada foi dito oficialmente, até agora, sobre o roteiro ou a premissa do filme. O designer Neville Page fez um exercício de imaginação baseado na possibilidade do retorno dos guerreiros de Kahless.   

Você trabalhou em Star Trek. Você vai voltar para a sequência?

“Eu sei mais sobre Avatar do que Star Trek, em termos de sequência. Eu não sei qual é o plano para Star Trek. Espero que isso aconteça e eu adoraria, mas não é tanto sobre trabalhar nesse filme novamente. Foi um grande prazer trabalhar com J.J. [Abrams], trabalhar com esse elenco. Tendo trabalhado tão próximo como eu fiz com o elenco, que é meio raro de acontecer com um designer. E depois de ter sido um Romulano com Eric [Bana] foi ótimo.”

Nota do editor: Neville aparece no final do filme, onde faz o romulano que informa a Nero da chegada da Enterprise.

Os personagens do universo expandido que você gostaria de trabalhar na sequência? Digamos, os Klingons?

“Isso seria supremo.”

Na sua cabeça, como é que vai mudá-los? Porque há já um número de diferentes visuais para eles a partir da série original até os filmes.

“Verdade, eu não poderia dizer o que eu mudaria, ou o que se pareceria. Não porque eu não estou autorizado, mas porque eu não estou lá ainda, mesmo mentalmente. Mas a minha abordagem seria a de tentar chegar a algo que seja único, mas ainda ser um Klingon, obviamente. Porque eu acho que se fizesse eles realmente altos, de quase 3 metros e em vez de (pele) marrom fizesse azul, eu poderia estar com um pequeno problema. Mas eu tentaria pensar neles como pessoas genuínas – e eu sei que outros designers pensam assim -, mas, na verdade, dar-lhes uma história e uma motivação. Entender porque estão vestidos do jeito que estão. Compreender sua lógica dos cabelos compridos e da barba. Fazer sentido essa característica física que normalmente têm, que é a testa enrugada.”

Eu sei que em algum lugar de Jornada é explicado como os Klingons passaram do visual humano, como era na série original, a ter rugas na cabeça, isso seria um desafio interessante para você talvez mostrar que pode haver diferentes tipos ou raças de Klingons?

“É quase como se eu fosse um Klingon desenhando a raça humana. Como eu poderia resolver isso? E então eu penso a partir da perspectiva de um alienígena olhando para os seres humanos: alguns são mais claros na cor da pele e alguns são mais escuros. Mas você teria de desenhar, estas pessoas com seus os olhos com o retalho de pele em cima e há aquelas pessoas que são muito altas e fortes. Mas existem diferentes escalas fisiológicas mesmo no mundo Klingon. Talvez todos eles sejam marrons, mas as cristas são Africanas, e os de menos cristas são Asiáticos. Eu não sei, mas eu sempre sinto a necessidade de justificar e racionalizar até mesmo se eu não puder realmente. Isso me dá algo para trabalhar.”

Fonte: TrekToday