Khan Ruling in Hell traz sequência de “Space Seed”

Star Trek: Khan Ruling in Hell é a mais nova série em quadrinhos que a IDW Publishing traz ao leitor norte-americano. Na primeira edição, lançada no fim de outubro, podemos acompanhar a sequência imediata do clássico episódio da Série Clássica Space Seed, que apresentou Khan Noonien Singh aos trekkers, talvez o mais querido antagonista da franquia.

É verdade que o período que Khan ficou exilado em Ceti Alpha V, de 2267 a 2285, foi bem esmiuçado na série de livros Star Trek: To Reign in Hell — The Exile of Khan Noonien Singh, que o Trek Brasilis inclusive já revisou há alguns anos. Mas, como trata-se de material não-canônico, uma revisitação ao tema mesmo que simplificada e diferente do que já foi abordado anteriormente é sempre interessante.

No primeiro número de um total de quatro, os roteiristas David e Scott Tipton, ao lado do desenhista Fabio Mantovani, nos levam para a chegada da SS Botany Bay, junto a diversos contêiners de carga, à superfície de Ceti Alpha V. Khan lê Moby Dick. Saberemos como foram os primeiros seis meses no planeta.

O engenheiro Scotty ainda tem dúvidas se foi a melhor decisão “dar” um planeta inteiro para Khan e sua trupe, em vez de levá-los a uma base estelar ou centro de reeducação. Mas, para Kirk, essas hipóteses nunca passaram pela sua mente. “Se ele tomou a Enterprise tão facilmente, com certeza faria o mesmo em uma base ou qualquer outro lugar”, explica o capitão.

Junto a ex-tripulante da Enterprise Marla McGivers, Khan desembarca e toma posse do planeta. Ele gosta da ideia do exílio, em que vê uma oportunidade de recomeço. Khan sabe que foi subjugado por Kirk, a que não considera inferior a ele, e exclama: “Aqui pode não ser a nave Enterprise, mas é tão bom quanto!”, ao ser confrontado por Tama, um de seus homens, que inicialmente não curtiu ser deixado num planeta tão afastado. A partir daí, vemos um obrigatório flashback com as lembranças do passado de Khan na Terra, e dos acontecimentos de Space Seed.

Khan, o líder desses augments, humanos geneticamente melhorados, traça seus planos de ocupação de Ceti Alpha V e motiva sua equipe. Marla McGivers mostra que está incondicionalmente rendida e apaixonada por ele, entregando-se sexualmente.

Dois meses se passam, e os perigos do planeta, como animais selvagens e gigantescas plantas carnívoras, atormentam os homens de Khan, que mesmo assim continuam avançado e dominando dentro da área delimitada pelo plano de ação de seu líder. Seis meses depois, com moradias estabelecidas e uma vida pacata, tudo está ótimo em Ceti Alpha.

Até que uma explosão celeste, do planeta vizinho Ceti Alpha VI, iria mudar tudo isso, como provavelmente veremos na próxima edição que sairá nos EUA neste mês.

Star Trek Khan Ruling in Hell #1 pode ser encontrado na Mile High Comics por US$ 3,99, mais frete para o Brasil. O prazo de entrega costuma ser de três semanas.