Gene Roddenberry entre os Pioneiros da Televisão

O canal PBS (EUA) estreou no dia 18 de janeiro a segunda temporada de um programa dedicado a contar a história da televisão americana. Chamado de “Pioneers of Television” (Pioneiros da Televisão), o programa é um documentário dividido em quatro partes, onde apresenta entrevistas com atores e produtores que trabalharam na TV em seus primórdios. A segunda edição é dedicada a Rod Serling, Irwin Allen e Gene Roddenberry. O StarTrek.com falou com o produtor-roteirista do programa Mike Trinklein.

Vários dos atores da série original também participaram do documentário, incluindo William Shatner, Leonard Nimoy e Nichelle Nichols. Nas entrevistas, Nimoy fala sobre um papel importante em Gunsmoke que teve pouco antes dele conseguir o personagem Spock. Shatner contou suas alegrias e seu drama, que quase o levou a morte, já Nichols falou aos telespectadores que, apesar do sucesso, acredita que Jornada interrompeu sua carreira, que ficou presa ao que a série conquistou ao longo dos anos.

O escritor e produtor Mike Trinklein explicou o que ele queria que o público visse nesse segmento do programa dedicado a ficção científica, tanto o público fã de Jornada e quanto o público em geral. “Por um lado, temos de falar sobre as coisas padrões que grande parte da audiência de Jornada já sabe, mas que o público geral não conhece, como o beijo interracial e a história do encontro de Nichelle Nichols com martin Luther King, Jr.”, disse ele . “O que estávamos buscando era definir tudo na história e ver o que estava em torno de Jornada.”

“Nós tentamos dar-lhe um sentido do tempo em que estávamos, as séries que estavam influenciando umas as outras, e, claro, com estas séries é sempre sobre os pioneiros. Então, é sobre Jornada, The Twilight Zone e Perdidos no Espaço, e sobre as pessoas por trás desses espetáculos. Nós tentamos dar-lhes um pouco de um esboço, de um retrato dessas pessoas. Agora, obviamente, não podemos entrar com grandes detalhes em um programa de uma hora que tem que cobrir várias pessoas diferentes, mas, pelo menos, dar ao telespectador uma sensação de como Gene Roddenberry, Rod Serling e Irwin Allen eram e como todos eles se encaixam na imagem. ”

Segundo o produtor, os fãs poderão ver um pouco do início de carreira de Shatner e Leonard Nimoy. “Temos Shatner falando em Howdy Doody e vemos Nimoy em Zombies of the Stratosphere e vemos Shatner em Alexander“, disse Trinklein. “É bem legal incluir esses clipes. Eu acho que muita gente já ouviu falar sobre essas coisas, mas talvez não tenha visto esses clipes. Então vemos Bill e Leonard falando sobre esses créditos um pouco e depois assistimos os clipes. Isso é divertido. ”

Na verdade, o trabalho de Nimoy em Gunsmoke teve uma influência sobre a forma como ele fez Spock. “Eu encontrei um episódio em Gunsmoke que Nimoy havia feito, no qual ele interpretou um índio”, disse Trinklein. “Ele fez isso apenas algumas semanas antes de Jornada começar. Você olha para ele e vê que é Spock. Ele tem a mesma atitude, a mesma abordagem emocional, o mesmo tipo de sentir como o personagem Spock. E eu perguntei a Leonard: – “Será que essa influência do personagem indígena foi como você retratou Spock?” Ele disse: – ‘Eu nunca pensei sobre isso, mas foi meio assim”. Ele interpretou aquele índio com o mesmo tipo de sentimento “pensar antes de agir” que ele trouxe para Spock. ”

Outras entrevistas incluem uma com Martin Landau, onde ele falou sobre não ter aceito fazer Spock, na época. “Eu fiquei surpreso que ele tenha ficado tão aberto quanto a isso e seus comentários sobre estar feliz por Leonard Nimoy ter conseguido o papel porque Leonard era mais apropriado para isso”, disse Trinklein. “Os espectadores podem tirar qualquer conclusão que quiserem, mas ele foi mais do que feliz em falar sobre isso.”

Fonte: TrekToday e Veja.