Guia de Episódios DS9 001 X 009 – The Passenger

 

Segmento tem abordagem inadequada sobre o tema da possessão de corpos

Originalmente publicado por Luis Castanheira
Nota do TB: 1.0 / 4.0
Sinopse:

Data Estelar: desconhecida.

Um perigoso assassino morre em um aparente acidente, mas o oficial de segurança responsável por seu transporte acredita firmemente que a consciência do criminoso possa ter sobrevivido.

Quando sinais de que o assassino pode realmente estar vivo começam a aparecer, dá-se início a uma investigação para encontrar a resposta para o mistério.

Descobre-se então que o assassino manteve-se “vivo” ao transferir seu padrão mental, por meio de nanotecnologia, para outro indivíduo. No caso, esse indivíduo era ninguém menos que o doutor Bashir.

 

Comentários:

“The Passenger” apresenta uma trama bastante rotineira, com um desfecho que é vendido no próprio prólogo do episódio, deixando de aproveitar o único potencial da história, que poderia ter corrido pela linha do suspense.


O tema da possessão de corpos é uma constante em Jornada nas Estrelas. O problema é que, em casos como esse, quanto mais científica fica a história, pior. Até as precárias possessões vistas na Série Clássica, em episódios como “Return to Tomorrow” ou “The Lights of Zetar”, se mostram mais convincentes, justamente porque não há necessidade de explicá-las. Transferir padrão mental com um pequeno chip inserido na pele é uma piada.

O episódio é marcado por uma execução capenga, com um ato final entupido com “tecnobaboseira”, unicamente enxertada para fazer uma história absurda soar minimamente plausível.

Para completar a desgraça do episódio, uma atuação simplesmente abominável de Siddig El Fadil como o assassino Vantika. Se não
fosse pelo interessante conflito entre Odo e Primmin, que surgiu marginalmente durante o episódio, este seria um sério candidato a pior episódio da temporada.

Se os produtores tivessem tentado um outro episódio na linha “Bashir e Garak”, seguindo o bom “Past Prologue”, possivelmente eles teriam conseguido melhores resultados.

Citações:

Quark – “There’s nothing wrong with a good delusion. I sell them upstairs to dozen of people every day.”
(Não há nada de errado com uma boa ilusão. Eu as vendo lá em cima para dúzias de pessoas todos os dias.)

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Esta foi uma das duas únicas aparições do tenente Primmin (James Lashly) na série. Depois ele foi visto em “Move Along Home”.

Ficha técnica:

História de Morgan Gendel
Roteiro de Morgan Gendel, Robert H. Wolfe, Michael Piller
Direção de Paul Lynch
Exibido em 22/02/1993
Produção: 009

Elenco:

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado:

Caitlin Brown como Ty Kajada
James Lashly como tenente George Primmin
Christopher Collins como Durg
James Harper como Rao Vantika