Star Trek Las Vegas 2013: Primeiro Dia

Alexander SiddigEmbora o calendário de uma convenção deste tipo sempre coloque as atrações em uma crescente — as mais interessantes para os dias finais, e dentro dos dias, as mais interessantes do dia para o período da tarde — o primeiro dia da Star Trek Las Vegas 2013 teve inúmeras palestras e apresentação por convidados interessantes. Após uma introdução pelo co-fundador da Creation Entertainment, Adam Malin, e a entrega de um prêmio para o melhor vídeo musical de Jornada apresentado por fãs, teve início as palestras a serem apresentadas por vários dos mais de cem convidados para a convenção, um recorde para eventos de Jornada).

IMG_3559Algumas das inúmeras atividades do dia também incluiram a palestra do ilustrador John Evans fez um apanhado geral de seus trabalhos para a franquia, desde Deep Space Nine e vários dos filmes até Além da Escuridão, comentando sobre o processo criativo de criação de vários dos props do mais novo filme, como armas e dispositivos médicos utilizados por McCoy. O aparelho de teleporte portátil de John Harrison, por exemplo, foi fortemente inspirado pelo aspirador de pó do faxineiro da Bad Robot, quando ele e sua equipe o viram com o aspirador portátil nas costras trabalhando tarde da noite nos escritórios da produção. Eles desmantelaram ali mesmo o aspirador para ver seus detalhes e tomarem inspiração para a criação do dispositivo da Seção 31 utilizado por Harrison.

IMG_7576Alexandre Siddig comentou algumas histórias da época em que foi escalado para o papel de Dr. Bashir, sobre momentos de sua carreira desde o fim de DS9, como o filme As Cruzadas, do qual gostou muito de participar, e de trabalhos mais recentes, e responder de maneira bem descontraída diversas perguntas de fãs — Siddig teve meia hora a mais na sua keynote por Don Stark ter que ter cancelado sua presença de última hora.

Richard Jefferis apresentou uma palestra sobre seu irmão, Matt Jefferis, incluindo passagens sobre a vida deles e o trabalho do diretor de arte de TOS, incluindo algum material inédito que ele não havia colocado em seu livro que escreveu sobre o trabalho de Matt Jefferis.

IMG_3572Connor Trinner e Anthony Montgomery foram os alumnis de Enterprise do dia, fazendo uma apresentação conjunta em meados da tarde, e que gerou uma boa fila para autógrafos ao final da palestra. Mas a estrela do dia foi Nichelle Nichols, que foi recebida para um bate papo com Adam Malin, e compartilhou diversas histórias do tempo de TOS para os fãs.

A famosa área para comerciantes de memorabilia estava bem cheia, com estandes tendo inúmeros tipos de merchandising de Jornada disponível, tanto lançamentos recentes como itens para colecionadores ainda na embalagem, como inúmeros fãs gostam de manter os itens…! Também haviam já vários atores autografando itens e compartilhando histórias com os participantes da convenção, como Armin Shimerman, Aron Eisenberg, Max Groenchik, James Darren; da parte de TNG, Denise Crosby já estava autografando itens e conversando com diversos fãs, na área reservada para os atores de TNG.

P1010957No todo, um ótimo início de convenção, que deixa a promessa de ainda mais participações interessantes por convidados vindouros ao evento, especialmente considerando a presença forte do elenco de Deep Space Nine, já que a edição de 2013 da convenção está focada na celebração do aniversário de 20 anos desta vertente de nossa franquia favorita.