Mike Johnson e o que virá no comic Star Trek

IDWNas últimas edições dos quadrinhos lançados pela IDW Publishing, a tripulação da USS Enterprise embarca em uma nova missão de cinco anos sob o olhar atento do escritor Mike Johnson. Produzido em conjunto com Roberto Orci , série da IDW procura preencher os espaços até o lançamento da terceira sequência de Star Trek. Numa entrevista ao ComicBookResources, Johnson dá aos leitores dicas de suas ideias para as próximas aventuras nestes quadrinhos e sua relação com o novo filme.

Mike, a tripulação embarca em sua segunda missão de cinco anos em “Star Trek” # 41. Como eles se saíram em sua primeira missão? E onde eles estão indo agora?

Mike Johnson: Uma vez que a sua primeira missão foi interrompida após os acontecimentos de Além da Escuridão, isto é como um novo começo para eles, para estar o mais distante da Terra quanto possível e fazer os trabalhos que se prepararam para fazer.

Acho que a primeira missão pré-Além da Escuridão foi uma oportunidade para eles conhecerem melhor uns aos outros depois de terem sido reunidos no primeiro filme.Essas são as aventuras que vimos nos primeiros dois anos da série (em quadrinhos) em curso. Muita coisa aconteceu desde então, e agora eles estão em seu caminho para o espaço desconhecido e com mais confiança em suas habilidades e uns nos outros. Eles estão indo em direção à borda do Quadrante Alfa, mas como veremos no final da história de duas partes “Behemoth” [a partir de Star Trek # 41], você nunca poderá prever onde vai acabar.

Eu tenho pensado muito sobre a viagem da Enterprise como um paralelo futurista para as viagens dos grandes exploradores oceânicos da história, de todas as culturas. Muitos relatos históricos documentados sobre “monstros marinhos” eram simplesmente organismos estranhos para eles como novas espécies seriam para Kirk & Cia. “Behemoth” é uma olhada em como um desses encontros se desenrola no século XXIII. É uma história de Jornada descaradamente assumindo “Moby Dick” completo, com um Ahab alienígena.

A tripulante da série original Irina Galliulin faz sua estréia em “Behemoth”. Por que trazê-la a partir do programa de TV para os quadrinhos? O que ela adiciona à dinâmica da tripulação?

Irina GalliulinNota:  Irina Galliulin foi um ex-relacionamento de Chekov em“The Way to Eden”. Ex-cadete da Frota, a cientista russa se juntou ao movimento de contra cultura e foi em busca do planeta Éden.

Mike Johnson: Meu objetivo para o próximo ano dos quadrinhos (2015) é mostrar uma fatia maior da vida a bordo da Enterprise, em todos os níveis da nave, e que significa a introdução de novos rostos. Eu gosto de dar um aceno para o período de tempo original quando posso, então eu trouxe de volta Irina, que já foi um interesse amoroso para Chekov. Há uma dica de quando primeiro a conhecemos nos quadrinhos, mas ela está realmente aqui para adicionar uma nova voz para o elenco, com experiência científica única sua, não para ser a namorada de alguém.

Como você está trabalhando de perto com Roberto Orci nestas próximas histórias? São sementes para “Star Trek 3” sendo plantadas nos quadrinhos?

Mike Johnson: Bob está ocupado produzindo o próximo filme de 2016, mas ele aprovou os conceitos chegando nos quadrinhos, e eu estou correndo com eles. Nós definitivamente temos planos para semear as sementes de “Trek 3” nos quadrinhos como uma produção contínua. A esperança é de fazer um terceiro prequel como “Countdown” para o próximo filme, por isso vamos ter uma trilogia de quadrinhos prequel para coincidir com a trilogia de filmes.

Quais personagens têm sido mais divertidos de escrever? Quais têm sido os mais surpreendentes?

Mike Johnson: Eu amo todos eles, mas eu particularmente gosto de escrever sobre Magro, porque eu sou um grande fã do desempenho de Karl Urban, e eu tento “ouvir” a sua entrega quando eu escrevo diálogo.

O mais surpreendente seria Kirk, cavando mais fundo em seus pensamentos sobre as responsabilidades do trabalho e aprender a liderar. Há tanta coisa para explorar lá, uma vez que esta é uma versão mais jovem do Kirk na série original.

Como você decide quando incorporar elementos clássicos de Jornada na série contra o desenvolvimento de uma história totalmente original ou personagem?

Mike Johnson: Eu acho que a chave é a introdução de elementos clássicos apenas quando elas fazem sentido para as histórias e personagens no novo contorno. A história de Gary Mitchell, que começou a série de quadrinhos atual, por exemplo, foi um grande exemplo para mostrar como Kirk iria lidar tanto com uma ameaça sem precedentes quanto da perda de um amigo durante o trabalho.

É tentador manter revisitando a série original, porque é muito divertido mostrar como as coisas podem ser diferentes na nova linha do tempo, e nós temos uma história chegando que revisita um episódio clássico em uma nova luz, mas estamos tendo cuidado não para fazer esses tipos de histórias o único ponto dos novos quadrinhos.

Qual episódio clássico será esse? 

Mike Johnson: O próximo será “The Tholian Webs”, uma história em 2 partes chegando nas edições # 46 e # 47. E sim, isso é “Webs,” no plural. Nós não queremos que cada história seja uma re-imaginação de um episódio antigo, mas é muito divertido mostrar como a nova tripulação reage a personagens icônicos e ameaças da série original. Escolhemos cuidadosamente e certificando de trazer algo novo para a história.

Que elementos clássicos você está ansioso para trazer de volta nas próximas?

Mike Johnson: Gostaria muito de ter a nova tripulação encontrando os Borgs – principalmente para que possamos ter uma capa mostrando Spock-como-Borg. Ou Keener-como-Borg, mesmo. Vendo Kirk ir contra a concretização do cenário sem vitória, seria épico. Mas, tendo apenas Q como ator convidado na série, não queremos que se transforme em “o vilão do mês de A Nova Geração”.

Você já teve alguma história rejeitada?

Mike Johnson: Eu tenho muita sorte em ser capaz de escrever muito bem o que meu pequeno coração Trekkie deseja. Algumas histórias têm prioridade sobre as outras, com a ênfase colocada em mostrar coisas novas, de novas rodadas de conceitos familiares.

Você convidou a artista Cat Staggs juntando-a em “Behemoth” – como que é trabalhar com ela?

Mike Johnson: Cat é fantástica. É um desafio encontrar artistas que podem lidar com todas as demandas de uma história em quadrinhos deJornada: semelhanças, tecnologia avançada, alienígenas bizarros, dimensão épica. Cat faz tudo isso e muito mais. Eu não posso dizer muito sobre o que temos cozinhado sem estragá-lo, mas eu posso dizer que ela criou os visuais mais incríveis da minha solicitação de “uma baleia espacial alienígena”.

“Baleia espacial alienígena?!”

Mike Johnson: Confira “Behemoth!” É o mais perto que eu vou começar a escrever de “Moby Dick” no espaço.