Morre Lawrence Montaigne ator de Decius e Stonn

A filha do ator Lawrence Montaigne informou, através do facebook, a morte do seu pai, conhecido em Jornada por ter interpretado o romulano Decius (Balance of Terror) e o vulcano Stonn (Amok Time). Segundo a fonte, Montaigne faleceu aos 85 anos. Não se sabe a causa mortis.

Lawrence Montaigne participou de dois episódios considerados clássicos da série original: em Balance of Terror retratando o centurião Decius, um dos primeiros romulanos na série (juntamente com Mark Lenard) e mais tarde, em “Amok Time”, como Stonn, interpretando um vulcano concorrente de Spock a mão de T’Pring.

Montaigne filmou suas cenas em Balance of Terrornos dias 27 e 28 de julho de 1966 no Stage 9 do antigo estúdio Desilu e as cenas para “Amok Time” entre 14 e 19 de junho de 1967 no Stage 10.

De acordo com o livro The Making of Star Trek de Stephen E. Whitfield, com a ameaça de Leonard Nimoy deixar a série na segunda temporada, Montaigne estava na lista de possíveis atores substitutos. Segundo Inside Star Trek: A História Real , Montaigne foi o único ator realmente considerado pelos produtores (o restante só foi empregado como um “estratagema psicológico” contra Nimoy e seu agente). Em 2007, Montaigne voltou ao papel de Stonn no fanfilme Star Trek: Of Gods and Men . No final de 2007 Montaigne retratou o Commander Vellar no episódio piloto da série de áudio Star Trek: The Continuous Mission.

Ao ator são creditadas participações nas séries Túnel do Tempo, Missão Impossível, Batman, Agentes da UNCLE, entre outros. Também é de sua autoria o livro “A Vulcan Odyssey”, que relata sua vida na carreira de ator, onde revela que é mais conhecido do público por seus papéis em Jornada.

Descanse em paz.

Fonte: Memory Alpha