Entrevista com a escritora Michelle Paradise

Michelle Paradise se juntou à equipe de Star Trek: Discovery no início da segunda temporada e agora fará parte como showrunner na terceira temporada. Numa entrevista exclusiva ao site TrekCore, Paradise comentou sobre seu trabalho na franquia e o que espera dessa nova sequência.

Depois de escrever “Project Daedalus” e coescrever o encerramento da segunda temporada com “Such Sweet Sorrow”, Paradise foi convidada por Alex Kurtzman para atuar como showrunner, ao lado dele, na próxima temporada.

Antes de mergulharmos no final, você poderia falar um pouco sobre o que trouxe você para a equipe de Jornada nesta temporada?

Bem, eu estive em The Originals por cinco temporadas antes disso – eu tinha feito outras séries antes disso, mas eu estava em The Originals desde o primeiro dia até quando a série acabou. Então eu ouvi sobre essa oportunidade em Star Trek, que foi incrível – quero dizer, que coisa incrível porque eu cresci assistindo Star Trek e ter a oportunidade de escrever para a série foi simplesmente incrível.

Eu entrei, fui entrevistada e consegui o emprego, o que foi maravilhoso. Então entrei na metade da segunda temporada e estive trabalhando bastante com o produtor executivo Alex Kurtzman. Eu estava trabalhando em alguns dos outros episódios, além de “Project Daedalus”, e então ele me pediu para escrever o final com ele e Jenny [Lumet], que também foi uma experiência incrível.

Nós nos demos muito bem e trabalhamos muito bem juntos – e então ele me pediu para ser co-showrunner para a terceira temporada. Quero dizer, é a coisa mais fácil de decidir na história do mundo!

Foi difícil entrar em Discovery no meio da temporada, uma vez que a história deste ano foi um grande enigma?

Você sabe que é interessante – algumas coisas, em termos da mitologia maior, já estavam em movimento quando cheguei. Eles já tinham um punhado de roteiros quando eu cheguei, e alguns esboços [para episódios posteriores], então eles estavam definitivamente em um caminho.

Mas o que foi ótimo é que ainda havia algumas decisões maiores que estavam sendo resolvidas – e ainda havia muito da história para ser contada. Tipo, quando cheguei, Spock ainda não havia sido apresentado. Nós sabíamos que ele viria [no final da temporada], mas o personagem em si não havia sido apresentado … então ainda havia algumas questões maiores a serem exploradas naquele momento.

Quando cheguei à velocidade de saber onde eles estavam com a história, e onde eles queriam ir até o final da temporada, eu senti como se tivesse entrado rapidamente. E, claro, eu estava familiarizada com a primeira temporada, então conhecia todos os personagens e as experiências que eles tiveram.

Ser capaz de levar toda essa informação e pular para aplicá-la na 2ª temporada foi uma coisa muito divertida para mim.

Falando de questões maiores, o grande mistério da temporada é respondido no final, na medida em que descobrimos que Burnham realmente criou os Sinais Vermelhos para formar a coalizão para lutar contra o Controle. Quanto desse resultado final foi bloqueado no início do ano, e o quanto aconteceu quando os episódios progrediram?

Eu acho que foi uma evolução das coisas – era sabido desde o começo que estávamos indo para um lugar onde Discovery iria precisar pular para o futuro.

Em termos dos sinais e do Anjo Vermelho, sabíamos que precisávamos resolver tudo isso, o que essas coisas eram especificamente e como elas pousariam, mas alguns desses mapas ainda estavam sendo elaborados na época em que eu embarquei.

Foi realmente emocionante fazer parte dessas discussões, porque às vezes, quando você entra em uma série no meio da temporada, muitas coisas já estão prontas, e houve muitas coisas que já foram respondidas quando entrei, mas começar a fazer parte de algumas dessas discussões maiores foi muito legal – porque cheguei ao final da temporada e senti que tinha perdido a participação.

Vamos entrar no episódio em si – o Controle finalmente é retirado depois da longa luta com Georgiou e Nhan. Como você decidiu que o magnetismo, uma solução de baixa tecnologia, seria a chave para parar a IA avançada?

Bem, a essa altura da história – e havíamos colocado isso em “Through the Valley of Shadows” – os nanorrobôs do Controle eram conhecidos por serem altamente avançados, mas ainda eram feitos de uma liga metálica. Spock foi capaz de magnetizar o chão da nave da Seção 31 para impedir os nanorrobôs quando Burnham está tentando fugir deles.

Nós conversamos sobre como o Controle poderia essencialmente infectar e habitar uma forma humana, e como os nanorrobôs fariam isso – e é realmente só uma questão de decidir do que eles seriam feitos, e como poderíamos derrotá-lo. Então, queríamos usar a coisa contra a qual ela era feita, o material de metal.

E certamente dá a Georgiou um momento de heroína para a temporada, depois de ser uma vilã no ano passado …

Sim, e eu tenho que dizer que o momento onde Leland está derrotado, Michelle [Yeoh] apenas interpreta esse personagem tão lindamente. O momento em que ela está vendo ele morrer, e ela apenas sorriu … Eu nunca deixo de me deliciar com esse momento.

À medida que o Controle evoluiu ao longo da temporada, alguns espectadores começaram a ver algumas semelhanças com um dos maiores vilões de Star Trek, os Borgs. Havia muita especulação de que estávamos realmente vendo como os Borgs foram criados, embora obviamente isso não tenha acontecido. Isso foi intencionalmente paralelo?

É interessante – não estávamos pensando em Borg. Quer dizer, nós conversamos sobre todos os tipos de coisas diferentes na sala, mas nunca houve qualquer intenção de nossa parte em paralelo a isso de qualquer forma. Eu certamente posso entender por que as pessoas começaram a pensar que estávamos indo nessa direção, mas nunca foi onde pretendíamos ir com isso.

Retrocedendo um pouco nessa grande luta a três com Leland, Georgiou e Nhan, aquele set rotativo especial para simular a falha da gravidade…

Tivemos muita discussão sobre esse set rotativo – estou muito familiarizado com isso! Eu perdi quando eles estavam filmando isso por um ou dois dias quando eu visitei os sets … eles nunca me deixariam fazer isso, mas eu realmente queria entrar e experimentar!

Nós construímos essa seção do corredor como um cenário rotativo enorme, então você está realmente vendo os atores percorrendo paredes e tetos enquanto o cenário gira em torno deles – foi simplesmente um incrível feito de engenharia e construção. Se bem me lembro, acho que foi ideia do diretor Olatunde Osunsanmi. Era uma ideia tão incrível, que não poderíamos não fazê-lo. Foi incrível.

É realmente impressionante ver algo dessa escala sendo feito para a televisão. Obviamente, Discovery tem um orçamento de produção significativa, mas é algo que geralmente seria feito com wirework (suspenso por fios) e greenscreen (telas verdes)…

É realmente emocionante – e esse tipo de visão e alcance, Alex dirige isso para a série, para cada episódio. Seu sentimento, e todo o nosso, é que queremos confundir a linha entre cinema e televisão. Ele realmente é um visionário dessa maneira, encorajando todos a pensar assim – e para mim, esse final é um exemplo perfeito.

Do set rotativo à incrível quantidade de efeitos visuais no episódio – Jason Zimmerman e nossa equipe de VFX, toda a nossa equipe de postes e mixers de som … todos se reúnem e fazem isso acontecer. Postagem com qualidade de filme e estilo de filme em um horário de televisão. Isso é real para a direção, a atuação… o fato de Olatunde ter realizado o que ele fez nesse final, em uma série de televisão, é incrível.

Falando sobre o cronograma, “Such Sweet Sorrow” foi originalmente planejado para ser um final de uma hora – o que levou à decisão de dividi-lo em episódios e expandir a história?

Chegamos ao final da temporada, e quando estávamos terminando o final, percebemos que para fazer justiça à história, fazer justiça aos personagens, responder a todas as perguntas … isso exigia uma grande história, e isso apenas não seria em um episódio. Somos muito gratos por nossos parceiros da rede terem ouvido isso e nos dado a oportunidade de fazer isso em dois, porque se tivéssemos tentado dizer tudo isso em um episódio, realmente sentíamos que muita coisa teria sido deixada de fora.

Teríamos que fazer os tipos de sacrifícios que não queríamos fazer – e enquanto a temporada estava chegando a um final épico, não era apenas em termos de sequências de lutas e batalhas, mas também momentos épicos de emoção. Nós tivemos que fazer valer a pena o relacionamento de Burnham e Spock, o que merecia o tempo que recebemos.

Além disso, nossa equipe da ponte e o Capitão Pike – uma grande adição à temporada, além de ver a Enterprise em toda a sua glória … fazendo valer a pena esse personagem, e todos os momentos entre os dois, realmente precisávamos do segundo episódio. E nós tivemos muita sorte de ter essa oportunidade.

Eu tenho que perguntar, Nhan sobreviveu a essa luta com Leland? A última vez que a vimos de bruços no corredor …

Bem, eu não posso dizer nada sobre isso, mas vou dizer que Rachael [Ancheril] é incrível. Ela aparece em grande estilo, e o trabalho que ela fez no final foi absolutamente maravilhoso. Mesmo assistindo como fã, eu adorava vê-la e Georgiou juntas, e toda a batalha com Leland que levava ao corredor giratório foi fantástica.

Ela tem sido uma adição maravilhosa – você sabe, ela teve um grande papel em “Through the Valley of Shadows” e outros grandes momentos ao longo do caminho, então não me surpreende que as pessoas tenham respondido tão bem a ela.

Bem, a única personagem que nós sabemos o destino é da Jayne Brook, a Almirante Cornwell, que se sacrificou para salvar a Enterprise. O que levou à decisão de encerrar sua história?

Foi uma decisão realmente difícil, mas a coisa de que falamos é que você só pode realmente dizer a força de um adversário pela forma como eles afetam seus heróis. À medida que o Controle estava ficando mais forte e se tornando um inimigo mais formidável, pensamos em como isso impactaria a tripulação da Discovery – e você viu a primeira vítima em [“Project Daedalus”] com Airiam.

Uma vez que isso aconteceu, e a tripulação perdeu alguém que estava perto deles, isso colocou em relevo o quanto esta coisa era mais poderosa do que eles esperavam – e ter essa grande batalha no final e não ter ninguém morrendo, não funcionaria. Sinto-me realista.

Uma coisa é ver personagens que não conhecemos ou que não estamos acostumados a vermos perderem suas vidas, mas a medida real de quão difícil é a batalha – quanto perigo estamos, quão forte é nosso oponente – é se perdermos alguém perto de nós. Conversamos sobre quem poderia ser, e não poderíamos pensar em uma pessoa mais apropriada do que Cornwell para se impor e se sacrificar pelo bem maior.

O jeito que ela tocou naquele momento, a força que ela trouxe para isso, Jayne simplesmente não poderia ter sido melhor – e ter um personagem se intensificando dessa forma, em um momento tão crucial … ela salva a Enterprise, então a nave pode mais tarde continuar com o Capitão Kirk, Spock e todos esses outros personagens amados.

Então, se não fosse por ela, isso não poderia ter acontecido – então não é só essa batalha, mas o lugar dela no cânon realmente está cimentado naquele momento de uma maneira muito grande, e nós não poderíamos imaginar um melhor remetente.

A Número Um de Rebecca Romijn passou por ‘Commander’ ou simplesmente ‘Number One’ pela maior parte do tempo na tela, mas parecia que Pike a chamou de ‘Una’ uma vez durante o final – o nome do personagem em romances Trek. Não estava nas legendas, então você pode confirmar que ouvimos isso corretamente?

Oh sim, foi Una.

Houve uma atriz creditada como “Ordenança Colt” na Parte 1, um personagem de “The Cage” – o episódio original com o capitão Pike -, mas ela não foi chamada pelo nome que notamos. Ela estava em uma cena que acabou sendo cortada, ou …

Não, ela era uma das tripulantes da Enterprise. Tivemos o tenente Mann, a tenente Nicola, o tenente Amin e a Ordenança Colt.

Ela era a personagem alienígena com o rosto espetado? No piloto original, ela era uma humana …

Sim, acredito que foi ela. Amin estava no comando, Mann e Nicola estavam um pouco mais atrás, então sim, isso teria sido a Ordenança Colt.

Então, temos esse grande salto no tempo. Certamente parece ser o fim de uma era para Discovery, assumindo que a viagem é tão unidirecional quanto a tripulação acredita que seja. Nós vemos a tripulação voar para o futuro distante, mas o episódio não os segue através do buraco de minhoca, em vez disso, fica no ‘presente’ para seguir aqueles deixados para trás.

Nós realmente queríamos encerrar o enredo de Discovery para a temporada, para responder a todas as perguntas que estavam pendentes para os telespectadores: o Anjo Vermelho e sinais, e o relacionamento de Burnham e Spock. Mas nós também devemos respostas sobre o cânon, e empurrar o personagem de Spock para a pessoa que ele se torna quando ele conhece o Capitão Kirk.

Enquanto conversávamos sobre a história, sentimos que não acompanhar a Enterprise para ver o que aconteceria a seguir deixaria muitas perguntas em aberto, e nós realmente queríamos terminar de responder às perguntas que os espectadores perguntavam: por que Spock nunca mencionou uma irmã? Por que as pessoas não ouviram falar do motor de esporos da Discovery?

Todas essas coisas tinham que ser endereçadas para ligar Discovery – a série – de volta ao cânon, e usar o último ato da série para fazer isso, e seguir a jornada de Spock, parecia o caminho certo a seguir. Também nos permitiu voltar e ver a Enterprise em toda a sua glória, e revelar Spock [em seu visual clássico] … é realmente o ponto culminante de sua história, da história de Pike e da história da Enterprise.

Foi muito importante fazer isso para os espectadores – e para nós.

Spock sugere à Frota Estelar que tudo sobre a Discovery deve ser enterrado, classificado como confidencial e escondido para resolver algumas dessas questões – mas será que de todos os elementos de viagem no tempo que fizeram parte desta temporada, já houve um pensamento para “apagar” a Discovery da linha do tempo, ou algo parecido, como uma solução alternativa?

Você sabe, nós conversamos sobre qual seria a melhor maneira de lidar com isso. A viagem no tempo é intrinsecamente complicada, mas nós sentimos que o melhor caminho a percorrer era torná-la uma escolha consciente em nome de Spock, Tyler e Pike. Para aqueles que estavam lá, eles estavam escolhendo manter esse segredo para a segurança da Federação.

Porque se ainda existem elementos ruins por aí, eles não querem outra versão do Controle surgindo e ameaçando a Federação – então para fazê-lo como um ato de defesa, um ato de amor e um ato de coragem, não importa quão difícil possa ser…

Para Tyler nunca mais falar sobre Burnham, para Spock nunca falar sobre sua irmã, quero dizer, esses são enormes sacrifícios emocionais para esses personagens – e para Pike, a equipe da Discovery se tornou uma família para ele – para falar sobre eles como se eles estivessem mortos.

Ter esses personagens escolhendo guardar seus segredos parecia a escolha mais forte, e uma escolha que vem do amor por essas pessoas e pela Federação. Fazer qualquer coisa com a viagem no tempo para torná-los menos envolvidos nessa decisão seria como se não estivéssemos fazendo justiça a esses personagens.

Você já está trabalhando duro na terceira temporada, na sala de escritores. Como as coisas estão indo, já que você está entrando no próximo capítulo da história de Discovery?

Estamos em grande forma, e temos um bom senso das coisas e para onde estamos indo. Eu obviamente não posso dizer nada especificamente … exceto sobre o episódio musical onde todos colocam patins. [ Risos ] Isso nunca vai acontecer na série, só para ficar claro!

Mas estamos em muito boa forma. Nós temos uma incrível equipe de atores e escritores. Alex é uma força visionária incrível e estamos muito animados sobre para onde estamos indo, e permitir que as pessoas o vejam sempre que a temporada 3 for lançada.