CBS anuncia divisão global de franquia para Star Trek

Visando a expansão de Star Trek para o mercado internacional, a CBS anunciou nessa segunda-feira (6) o Star Trek Global Franchise Group, que terá como responsabilidade “administrar e maximizar a expansão da franquia Star Trek além das fronteiras tradicionais de transmissão”, ou seja, gerenciar as estratégias de marca e dar suporte ao conteúdo em desenvolvimento pela CBS e sob supervisão de Alex Kurtzman.

Veronica Hart, vice-presidente executiva do Star Trek Global Franchise Management, vai liderar o grupo, com foco em “revigorar e ampliar a comunidade de fãs através de oportunidades adicionais de branding, como podcasts, um StarTrek.com revigorado, novos espaços digitais, produtos para consumidores e jogos, assim como eventos experimentais e atrações globais”.

“Veronica e seu time não são apenas estrategistas talentosos e executivos veteranos de produtos para consumo, eles são também experts no cânone de Star Trek”, disse David Stapf, presidente da CBS. “Nós estamos empolgados em lançar essa nova unidade porque a marca tem uma enorme base de fãs e nós estamos ansiosos para expandir seu alcance ainda mais”.

“Enquanto nós expandimos o Trekverse, o time de Veronica está dedicado a ampliar o alcance de Star Trek através de seus valores centrais: empoderamento, inclusão, imaginação, e acima de tudo, a narrativa excepcional que inspirou gerações de fãs”, disse Alex Kurtzman.

Veronica Hart

O movimento da CBS cria uma estrutura própria para a franquia dentro da empresa e dá ainda mais independência criativa para as séries atuais e as que estão em desenvolvimento. O relacionamento entre a nova divisão e a gigante CBS deve se assemelhar ao que vemos hoje com outras franquias, como é o caso de Star Wars com a relação Lucasfilm-Disney, se aproximando de um desejo antigo dos fãs de ver uma espécie de recriação da Desilu para servir como a casa de Star Trek, com uma maior autonomia.

A nova divisão terá como sede as instalações da Secret Hideout Productions, de Alex Kurtzman, em Santa Monica, Califórnia.