Star Trek e a arte de Al Hirschfeld

Poucas ilustrações de Star Trek ficaram tão famosas quanto as dele. Conhecido por retratar as grandes estrelas da Broadway, Al Hirschfeld foi um caricaturista americano nascido na cidade de St. Louis em 1903. Nos anos 1920, Hirschfeld começou a trabalhar para o jornal The New York Times, onde foi um grande colaborador. Sua arte estampou as principais publicações dos Estados Unidos, como Liffe Magazine, The American Mercury e Look.

Arte de Al Hirschfeld para o “TV Guide”

A associação com Jornada nas Estrelas veio quando o TV Guide encomendou uma peça para ilustrar a resenha da estreia da série em 1966. Na caricatura Kirk está ao lado de Spock segurando um rifle feiser.

Vinte e cinco anos depois, Brent Spiner encomendou ao artista uma caricatura do elenco da Nova Geração. Dois anos depois, Hirschfeld revisitou a Série Clássica ao retratar a tripulação da Enterprise original. A dedicação do artista à Star Trek continuou nos anos seguintes e Deep Space Nine e Voyager foram retratadas por sua pena.

Posteriormente, após a morte do caricaturista em 2003, Matt Hirschfeld, um parente distante, produziu uma arte retratando o elenco do filme de 2009 de J. J. Abrams, emulando o estilo de Al.

Por setenta anos Al Hirschfeld ilustrou as páginas dominicais do The New York Times. Ele trabalhou de 1926 até o ano de sua morte. Estima-se que tenha produzido entre dez e doze mil peças de arte, retratando as principais figuras  do entretenimento do século 20. Em 1996 sua vida foi mostrada no documentário The Line King: The Al Hirschfeld Story. O dramaturgo Arthur Miller disse que “todos parecem interessantes em um desenho de Hirschfeld porque ele achava todos interessantes”.

As artes de Al Hirschfeld podem ser encontradas na Margo Feiden Galleries através do site da Amazon americana pelo preço pouco convidativo de US$ 1.500.

Fontes: Illustration Chronicle e Futurism