Kate Mulgrew comenta sobre Voyager, Star Trek: Picard e seu livro

Quando falamos de Star Trek Voyager pensamos de imediato em Kate Mulgrew, intérprete da personagem capitã Kathryn Janeway, a primeira mulher a aparecer em Star Trek no comando de uma nave e sendo uma das protagonista da série. Em janeiro de 2020 a série Voyager completará 25 anos desde que foi ao ar em 1995.

Numa entrevista ao site Trek Movie, Mulgrew falou sobre seu tempo na série, como vê o retorno de Patrick Stewart e se consideraria voltar a Star Trek.

Ela lançou recentemente um livro chamado How to Forget: memórias de uma filha, escrito sobre o tempo que ela passou cuidando de seus pais que enfrentavam problemas de saúde – seu pai de câncer, sua mãe de Alzheimer. Também temos um trecho a respeito de seus comentários sobre o seu livro.

Livro de memórias.

Você já escreveu duas memórias. Consideraria fazer o que Shatner fez e escrever um livro sobre suas experiências em Voyager ?

Se eu fizesse, não seria como Shatner, não acho. Eu não li o livro dele. E gosto do Bill e tenho certeza de que é muito agradável.

Se eu escrever sobre o que aconteceu comigo em Star Trek: Voyager, vou escrever a verdade, e provavelmente virá de um lugar inesperado. Então, eu escreveria sobre como é fazer esse tipo de jornada árdua em um período de grandes mudanças na vida de alguém. Meus filhos eram jovens, recém-divorciados. Quando Voyager terminou, minha mãe teve Alzheimer. Tudo aconteceu naqueles sete anos, e eu não tive muito tempo para assimilar tudo, porque meu dia de folga era de 16 horas.

Eu não sei se a base de fãs gostaria de saber tudo o que eu gostaria de compartilhar, que são os sentimentos profundamente confidenciais de uma atriz. A primeira regra de ser um capitão é definir o tom no set, então eu não revelei nada do que eu realmente estava sentindo. Ou, se o fizesse, só nas primeiras horas da manhã, quando estivesse muito exausta, não conseguiria fazer o contrário.

Então, se eu escrevê-lo, não será: “E foi isso que aconteceu, e então eu conheci Jeri Ryan, e ficamos chateados”, blá, blá, blá. Não vai ser nada disso … isso não me interessa, de jeito nenhum. Seria o exame de quem Kate era naquele momento.

Sobre voltar ao papel em Star Trek Picard.

Patrick Stewart está fazendo uma nova série, fazendo Picard 20 anos após os eventos do filme Nemesis, em que você também estava. E o que o interessou foi que foi essa exploração do que ele fez e quem ele é 20 anos depois de tudo.  Então, se alguém te apresentasse, “O personagem de Janeway 20 anos depois”, que tal personagem você gostaria de explorar e onde você acha que ela estaria?

Eu fiz isso em Voyager. Eu interpretei na almirante. Eu acho que fiz.

Eu não sei. Surpreendeu-me quando Patrick apareceu no palco – eu estava lá naquele dia – e anunciou. Me surpreendeu que ele quisesse fazer isso. Mas acho que ele sabe que provavelmente terá uma chance de ser um grande sucesso. E não há ninguém que goste de trabalhar tanto quanto Patrick Stewart. E para ele, provavelmente será muito bem sucedido. Picard era amado. Sim, vai ser interessante. Eu não sei o que dizer sobre Janeway. Sete anos é muito tempo para interpretar um personagem. Não tenho certeza se ela gostaria de ressuscitar. Ela era uma pessoa muito, muito vibrante, enquanto era capitã.

Então isso não soa como algo que você gostaria, particularmente?

Eu teria que atravessar a ponte quando chegar lá. Não é nada que eu tenha entretido.

A força do sexo feminino na série.

Eles acabaram de lançar um documentário sobre Deep Space Nine, feito por Ira Steven Behr. Um grande tema desse documentário foi que eles sentiram que eram o filho do meio, menos importante do que as outras séries de Star Trek – e que o tempo os validou. Você, e o seu grupo em Voyager, sentiram algo disso?

Não. Eu não acho que isso tenha me ocorrido. Eu sabia que a A Nova Geração estava sendo maravilhosamente recebida, e a grande popularidade e sucesso de Patrick Stewart como capitão, mas eu estava absolutamente imersa no negócio de tornar Star Trek: Voyager minha marca e de valor em si mesma.

Sendo a primeira capitã do sexo feminino foi sísmico, havia ondas de publicidade e reação e resposta, porque uma menina tinha sido colocada no comando. E eu tive que lutar com isso por pelo menos uma temporada, talvez uma temporada e meia.

Eu estava determinada a fazer de Janeway a melhor capitã que eu pudesse fazer, e não por quaisquer razões feministas verdadeiras – porque eu queria, como atriz e como ser humano, colocar minha marca naquela mulher lindamente escrita. E eu pensei que ao meu redor havia um grupo muito, muito bom. Eu permaneci amiga muito próximo de Bob Picardo, Ethan Phillips. Quer dizer, esses caras eram ótimos, então não pensei em ser menos importante. E estou ciente da natureza competitiva de tudo isso. Eu sou uma pessoa profundamente competitiva, ou já estive na minha vida como atriz. Sempre me irrita quando as pessoas dizem que Voyager era menor que a A Nova Geração, e Janeway era menor que Picard, ou menos que Kirk. E é tudo tão bobo, não é?

Eu cresci fã, desde que tinha 10 anos, e foi nos anos 70, então não havia Voyager. E eu amei cada série, cada capitão. Mas quando Janeway veio … para mim, começando com posição de liderança, a mudança em minha própria vida, foi enorme.

Bem, não só porque você é uma mulher, mas porque você é inteligente o suficiente para perceber que a televisão está disposta a afundar milhões de dólares na representação de uma mulher no comando, em uma das franquias de maior sucesso na história da televisão, então é para ser levado a sério. É um prenúncio de coisas por vir cultural, social e politicamente. E isso é exatamente o que aconteceu.

Fala-se muito do impacto de Janeway no STEM (movimento que  busca por inovação nos modelos educacionais) e das mulheres da ciência, mas, no momento, há mulheres na política falando de você. Stacey Abrams e particularmente Alexandria Ocasio-Cortez.

Bem, eu sou uma grande fã dela e ela de mim. Então eu saí por ela em um de seus comícios no Queens, e eu a surpreendi. Quem quer que a apresentasse dizia: – E agora, uma pessoa que Alexandria conhece desde que era uma menininha, a capitã Kathryn Janeway, Kate Mulgrew. E ela engasgou, ela se virou.

E quando me aproximei dela, acho que ela meio que se apaixonou. Foi um desses momentos. E então, quando ela disse que quando eles perderam o sinal de transmissão – tiveram uma recepção ruim de sinal, e muitas vezes a televisão ficava apenas em preto e branco – ela ouvia, como um programa de rádio. E isso foi o suficiente. Quer dizer, a coisa toda é maravilhosa.

E olhe o que ela está fazendo. Duvido que não tenha algo a ver com esse espírito, que é notável. Mas há algo sobre sua confiança, a maneira como ela põe em questão da (cultura da) indiferença que me faz pensar: “Eu me pergunto… Eu me pergunto se ela não arrancou um pouco disso de Voyager?” E eu espero que ela tenha feito.

OBS: Stacey Abrams é uma política democrata, primeira candidata afro americana a governadora da Geórgia e Alexandria Ocasio-Cortez é política, ativista socialista e organizadora comunitária nos EUA.

Ela tinha seis anos quando Voyager estreou, então agora ela tem uma riqueza – não tanto quanto deveria – mas uma riqueza de cultura pop com mulheres em papéis fortes. Então, por que você acha que ainda era para ela, Janeway?

Você sabe porque. Perdidos no espaço, sozinho. Tenho que levá-los para casa. É a jornada épica da única fêmea. E veja o que ela está fazendo na casa. É sem precedentes, nós não vimos isso antes em uma mulher de sua juventude. Ela é inexperiente, e ela está pisando no chão. Eu estou eletrificada por esse desempenho. Que ela possa mantê-lo.

E ela está dando energia para muitos outros, a Katie Porters e os Abby Finkenauers de Iowa, ela está dando energia, ela está dando coragem, ela está inspirando todos elas. Eu acho que ela provavelmente está passando pela pele de Pelosi, sabe?

Hora de mostrar a todos o que temos. E é tão extravagante, não é? Quer dizer, eu amo homens. Eu os amo e não quero viver sem eles, mas temos mais do que eles.

Uma vez que nós abrimos essa porta e nós admitimos isso, e deixamos as coisas acontecerem, cuidado!

Uma palinha sobre How to Forget: Memórias de uma Filha.

O que fez você decidir que essa história de perda de seus pais – e não apenas a perda deles, mas todas as etapas – era uma história que você realmente queria contar?

É a experiência de todo homem, pelo menos entre aqueles que amamos, nossos pais, que os perderam. Estas são as pessoas que me moldaram, sem as quais eu não tenho qualquer definição. E ter levado a jornada da vida com eles e, de repente, ter tomado a vez na estrada para a doença, e depois para a morte, é uma viagem universal. E não posso ser outra que não austera em sua franqueza, porque é isso que é. Sabemos que aquela curva, que se curva na estrada, não entra no prado florido, mas num matagal que escurece de onde nunca mais voltarão.

E é essa resolução dolorosa com a qual nós meio que nos arrastamos por suas doenças, e com a qual enfrentamos suas mortes. E isso molda o resto de nossas vidas, e neste caso, em How To Forget, teve um papel muito grande no meu anseio de lembrar-se deles como eram antes, quando eram jovens.

Como esquecer: Memórias de uma filha por Kate Mulgrew