CBS e Viacom encaminham detalhes da fusão, diz mídia

Parece que a fusão entre CBS e Viacom, a dona da Paramount Pictures, vai mesmo acontecer. Diversos veículos de comunicação de renome reportaram neste sábado (3) que o acordo está próximo, e já há um acerto para quem será o CEO da corporação fundida.

De acordo com Reuters, Deadline e Wall Street Journal, o atual CEO da Viacom, Bob Bakish, deve manter seu lugar no topo da cadeia alimentar na nova companhia. Já o atual CEO (interino) da CBS, Joe Ianniello, terá um papel importante no controle dos produtos que levam a marca CBS.

Há um zumzumzum dizendo que um acordo oficial pode ser anunciado na próxima quinta-feira (8), confirmando a compra da Viacom pela CBS.

As duas empresas já foram uma só. Ironicamente, a separação se deu no mesmo momento em que Star Trek encerrou sua segunda era televisiva, com o cancelamento de Enterprise, em 2005. Com isso, a franquia foi dividida em dois segmentos: o lado da CBS ficaria responsável por produções televisivas, e a Viacom (por meio da Paramount Pictures) responderia por produções cinematográficas.

Quis o destino que, ao mesmo tempo em que Star Trek voltou a ganhar tração para valer na televisão, as empresas tornassem a ser uma só. Caso isso se confirme, daqui para a frente será possível criar maior sinergia entre produções para cinema e para TV, e elas poderão coabitar o mesmo universo compartilhado. Nos últimos 15 anos, esse diálogo inexistiu, com J.J. Abrams construindo de forma independente uma linha do tempo alternativa no cinema (o chamado Universo da Kelvin), após o que a CBS retomou a linha do tempo original, com Discovery, em 2017.