Brent Spiner diz que nunca mais interpretará Data

ATENÇÃO! ESSE ARTIGO CONTÉM SPOILERS DO EPISÓDIO 10 DA PRIMEIRA TEMPORADA DE PICARD!

Para nós ele apareceu na fictícia data estelar 41153.7 do século 24, mas o andróide mais famoso da franquia Star Trek deu as caras nas telinhas em 28 de setembro de 1987, no episódio Encounter at Farpoint de A Nova Geração. Depois de um longo tempo distante dos olhos dos fãs, Data (Brent Spiner) retornou em Star Trek: Picard.

A produção de Star Trek Picard preparou o retorno, e a despedida, de Data de uma forma muito especial. Dessa vez, o andróide morto em Star Trek Nemesis ganhou um lar digital e pode interagir, por alguns momentos, com o Capitão Picard (Patrick Stewart), quando morreu e a mente estava sendo transferida para um novo corpo. A cena marcou o adeus mais digno entre os personagens, mas segundo o ator Brent Spiner, também foi a última vez que todos irão ver um dos filhos cibernéticos do Dr. Soong em ação.

Em uma entrevista à TV Guide, o ator Brent Spiner expressou surpresa pelo final que Data teve em Star Trek Nemesis, aos olhos dos fãs. Por conta disso, ele ficou grato pela cena que Michael Chabon escreveu para o final de Picard, o que possibilitou uma saída de cena melhor.

“Foi uma cena incrível e escrita lindamente. Foi Chabon no seu melhor. Tanto Patrick quanto eu, pensamos: “Isso é fantástico”, e nós dois ficamos realmente emocionados. Foi maravilhosamente escrito, e acho que a intenção era amenizar o golpe de Nemesis e dar a Data uma saída mais gentil do que no filme. Quando ele explodiu em Nemesis, eu nunca esperava receber a reação de muitos fãs. Eu pensei: “Bem, esse é um grande final emocional, e ele está se sacrificando por seus amigos” e foi isso apenas. Mas não parecia tão bem assim para muitas pessoas.

“Foi um dia inteiro de filmagens, desde o minuto em que Picard acorda nesse espaço estranho até os últimos momentos de Data, e tudo foi feito em um dia. Foi um dia longo e emocionante. Tivemos o maravilhoso Akiva Goldsman, que é uma escritor e diretor brilhante, dirigindo. Talvez seja estranho dizer isso, mas Patrick [Stewart] e eu achamos realmente agradável, pelo menos eu, estarmos envolvidos novamente em uma longa cena de diálogo entre Picard e Data. Foi realmente satisfatório”.

Spiner disse que sugeriu que seu novo personagem, o Dr Alton Soong, estivesse durante o funeral metafórico de Data.

“Não era estranho para mim fazer isso porque Data já havia morrido uma vez antes. Mas acho que quando a cena foi originalmente escrita, Alton não estava lá e perguntei se ele poderia estar lá, porque ele era, afinal, irmão de [Data] e ele queria estar lá para o final”.

Agora que Data conseguiu um final melhor e esperado pelos fãs de Star Trek, Spiner deixa claro que realmente é o fim.

“Quero dizer, houve apenas uma pequena quantidade de tempo em que pude ser o Data novamente, mas não importa o que digam, acho que fizemos isso em tão poucas sequências que foi bom fazê-lo e me senti bem com isso. Mas eu realmente não aceitaria a ideia de fazê-lo novamente, porque simplesmente não acho que seria realista. Então, me pareceu certo dar-lhe essa despedida mais gentil, e me pareceu certo no contexto de toda a temporada de Picard e o que o próprio Picard estava passando por causa da perda do Data. Acho que isso também permite que ele se sinta bem com isso. Então pareceu a coisa certa a fazer”.

Mesmo que Spiner tenha aparecido brevemente como Data, Star Trek: Picard estava muito centrado no personagem e no legado dele. O programa encontrou uma maneira de Spiner continuar em Star Trek, agora interpretando Altan, o filho do Dr. Noonian Soong.

Data diria que “isso é aceitável”, mas para os fãs de Star Trek, esse será o maior ganho que terão na franquia, além de toda uma nova geração de seres sintéticos.