Os easter eggs e referências de “Temporal Edict”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

O terceiro episódio de Lower Decks, “Temporal Edict”, foi ao ar nesta quinta-feira (20) nos Estados Unidos. Como sempre, encontramos muitas referências e easter eggs, que destacamos a seguir.

Durante a introdução, enquanto Boimler toca violino, um dos expectadores é um vulcano. O mais famoso vulcano de Star Trek é o sr. Spock da Série Clássica.

Enquanto Mariner toca sua guitarra, aparece uma nave klingon do tipo bird of prey, reclamando do barulho. É um tipo de nave de guerra utilizada pelo Império Klingon, do final do século 23 até o final do século 24.

No início do episódio, a nave está indo para Cardassia Prime, que é a capital da União Cardassiana e mundo natal dos cardassianos, uma espécie humanoide com tecnologia de dobra. Por dois anos, de 2373 a 2375, Cardassia Prime foi membro do Dominion, assim a missão de paz que a capitão queria cumprir tem lógica.

Na estante da almirante, como é comum, vemos alguns objetos históricos como uma luneta, um timão, uma bússola e uma lâmpada.

Quando os alferes estão conversando e bebendo margaritas, explicam para Tendi como determinar o tempo das tarefas e sempre informar um tempo maior, para manter sua reputação de eficiência, quando o serviço ficar pronto mais rapidamente. Isso foi citado por Montgomery Scott, o engenheiro da Série Clássica,que esboçou essa política de exagerar ao seu comandante em Star Trek: The Search for Spock, dizendo que ele sempre multiplicou suas estimativas por quatro para manter sua reputação de milagreiro. Ele depois repete isso no episódio “Relícs”, de A Nova Geração,  quando aconselha Geordi a nunca dizer ao capitão a quantidade real de tempo que leva para fazer um trabalho.

A Dra. T’Ana pergunta para Tendi quanto tempo leva para consertar uma biobed. A biobed era o leito de diagnóstico padrão disponível em uma enfermaria das naves. Vários episódios mostram exames físicos, cirurgias e outros procedimentos médicos em biobeds.

Dra. Crusher tratando um paciente em uma biobed

Boimler, quando encontra a capitão no elevador, está murmurando o tema de A Nova Geração.

Tendi diz que a fofoca para a capitão deve ter sido feita pelo turno Delta, implicando que a nave funciona sob uma rotação de quatro turnos, algo que o capitão Jellico implementou na USS Enterprise-D quando ele estava no comando temporário, no episódio “Chain of Command” de A Nova Geração.

O comandante Ranson, neste episódio, usa frequentemente uma pose característica de William Riker, o número um de A Nova Geração.

O comandante Ransom cita um gorila com chifre, que pode ser uma referência ao mugato, um carnívoro parecido com um macaco, com um grande chifre, que habitava as regiões subtropicais de savana do planeta Neural. Ele foi visto no episódio “A Private Little War” da Série Original.

Cita ainda o alcatrão autoconsciente, referência à forma de vida conhecida como Armus, que mata a tenente Tasha Yar, oficial de segurança da Enterprise-D, no episódio “Skin of Evil” de A Nova Geração.

Também cita esporos que fazem você ficar com a irmã de seu melhor amigo, que pode ser uma referência ao episódio “This Side of Paradise” da Série Original, onde esporos do planeta Omicron Ceti III fazem o Sr. Spock se apaixonar.

No planeta, Mariner se compara ao capitão Kirk rodeado por lanças, que aparece em vários episódios, incluindo “The Omega Glory” da Série Original.

Na correria no hangar de carga, um tripulante esbarra em Rutherford, derrubando um container de ácido verde, que corrói o chão. Em Star Trek: Sem Fronteiras, Keenser, ao espirar, expulsa uma gosma verde, que era ácida e corrosiva, tanto que foi capaz de abrir a porta de uma área de detenção onde vários membros da tripulação da USS Enterprise estavam sendo mantidos por Krall.

Mariner, na prisão do planeta Gelrak V, cita Magus III, o terceiro planeta habitado em seu sistema estelar, visitado por Guinan em 2367. No episódio “Night Terrors” de A Nova Geração, Guinan usa um rifle com feixe de energia, adquirido em Magus III.

Mariner cita também uma cicatriz causada por alguém com tentáculos, que pode ser uma referência aos vendorianos, um deles visto no episódio anterior Envoys.

É claro que, como em todos os seriados de Star Trek, alguém tinha que aparecer sem camisa. Desta vez, foi o comandante Ransom, ao se preparar e lutar contra Vindor.

Ranson usa e cita na luta mãos entrelaçadas, um movimento de Kirk-fu, muito usado pelo capitão Kirk nas lutas da Série Original.

Na enfermaria, a Dra. T’Ana fala que a Mariner parecer um poste de arranhar, um objeto usado para acalmar os gatos.

Na escola do futuro, as crianças são ferengi, borg, humana (primeira fileira), caitiana e andoriana (segunda fileira).

Boimler é considerado, no futuro, o mais preguiçoso e enrolão dos oficiais da Frota Estelar. Sua estátua carrega “um dos grandes pássaros da galáxia”, alusão e homenagem ao apelido de Gene Roddenberry, o Grande Pássaro da Galáxia, criador de Star Trek, que completaria 99 anos nesta quarta-feira (19).

A seguir, a professora passa, em sua opinião, à pessoa mais importante da história da Frota Estelar, o chefe Miles O’Brien. Ele foi um oficial não comissionado da Frota Estelar, aparecendo em episódios de A Nova Geração como chefe de transporte a bordo da USS Enterprise-D. Posteriormente, foi promovido a chefe de operações a bordo da base estelar Deep Space 9.

Essas foram as referências e easter eggs que encontramos. Se você achou mais alguns, coloque nos comentários abaixo!