Atores se unem a roteiristas em greve e aprofundam crise em Hollywood

O que os produtores mais temiam aconteceu: a SAG-AFTRA (sindicato dos atores dos EUA) decidiu entrar em greve com o término do prazo para negociação com a AMPTP (organização patronal que reúne os estúdios), na última quarta-feira (12).

Com isso, atores se juntam aos roteiristas (representados pela WGA, o sindicato dos escritores) no movimento grevista que busca melhorar as condições de trabalho para os profissionais da indústria, em particular preocupado com pagamentos residuais relacionados ao streaming e o avanço do uso de inteligência artificial (IA) para potencialmente substituir trabalhadores.

A WGA já está em greve desde maio, mas a decisão não chegou a paralisar completamente as produções, já que algumas delas tinham roteiros prontos para rodar. Agora, com os atores em greve, a situação muda. Nem mesmo promover seus trabalhos atuais e futuros eles podem, que dirá participar de novas filmagens.

A última vez que Hollywood viu uma greve simultânea de roteiristas e atores foi em 1960, quando o presidente da SAG era um certo Ronald Reagan.

A adesão dos atores ao movimento complica a estratégia da AMPTP, que, dizem fontes próximas aos estúdios a veículos especializados, consistia em basicamente estrangular a capacidade dos roteiristas de se manter sem trabalho ao longo dos próximos meses, antes de voltar à mesa de negociação. Com os atores paralisados, o prejuízo imediato para os estúdios deve se aprofundar bastante e gerar pressão para uma solução mais rápida para o impasse. Embora os produtores sigam dizendo que as metas dos grevistas são inatingíveis, descritas recentemente por Bob Iger, CEO da Disney, como “irrealistas”.

Para Star Trek, o impacto é grande. A greve dos roteiristas já estava atrasando o início das filmagens da terceira temporada de Strange New Worlds, bem como o desenvolvimento da nova série Starfleet Academy e do telefilme Section 31. Séries de animação, que em tese poderiam prosseguir (já que roteiristas de desenhos não são representados pela WGA e têm outro contrato com os estúdios), agora também devem parar, porque há vários atores de voz afiliados à SAG-AFTRA. Isso impacta em princípio a produção da quinta temporada de Lower Decks (a quarta está em pós-produção e deve ser exibida até o fim do ano). Já Prodigy, cancelada pelo Paramount+, não tem perspectiva de produção de novos episódios (o estúdio segue à procura de um interessado em exibir a segunda temporada, produzida, mas não lançada).

A situação também faz descarrilar os planos para a San Diego Comic Con, que acontece no próximo fim de semana. Na programação ainda consta um painel de Star Trek destacando Strange New Worlds, DiscoveryLower Decks, mas não está claro como ele seria realizado sem atores ou escritores. Um segundo painel, que vai comemorar os 50 anos da Série Animada, não deve ser impactado.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok