Painel traz pistas sobre futuro distante da Federação

O principal tema do painel de Star Trek: Discovery em celebração ao Star Trek Day girou ao redor do novo trailer divulgado durante o evento, em antecipação à estreia da terceira temporada, que chega em 15 de outubro nos EUA e, no dia seguinte, no Brasil. E ele traz uma referência enigmática a algo que poderia ter levado ao colapso da Federação: a “queima” (“the Burn”).

Mica Burton, que apresentou o painel, teve de perguntar o Alex Kurtzman: o que é “a queima”? “O que aconteceu com a Federação não foi por causa de alguma discordância, ela ainda estava forte”, disse o produtor executivo e co-showrunner. “Foi um evento cataclísmico.”

Além de Kurtzman, o painel contou com as participações de Michelle Paradise, co-showrunner, e David Ajala, ator que interpreta o personagem Cleveland “Book” Booker no terceiro ano.

Os produtores, naturalmente, não deram muitos detalhes. “Parte disso é um mistério que Burnham tem de desvendar, onde está a Federação”, diz Paradise. “E descobrimos que ela ainda existe, mas está bem diminuída. Basicamente em modo de sobrevivência.”

De acordo com ela, o personagem de Ajala será importante nesse processo. “Book é dessa época, e nossa tripulação veio de 930 anos atrás, e ele se torna uma janela para esse novo mundo”, explica. “Ele é muito útil para ancorar a gente.”

Kurtzman foi extremamente elogioso à atuação de Ajala. “Tínhamos um instinto de que David seria espetacular no papel, e o que impressionou no primeiro episódio foi como ele se encaixou facilmente. Parecia que ele estava fazendo a série desde sempre.”

Dá para sentir o alívio dos showrunners de poderem construir novo cânone, em vez de driblar o antigo. “É uma oportunidade incrível”, diz Paradise. “Passamos muito da temporada 2 em meio a tanto cânone, preenchendo alguns vazios deixados pela Série Clássica. Mas saltar para o futuro e estar numa posição de poder honrar tudo isso é realmente empolgante.”

Ela elaborou sobre o que podemos encontrar neste futuro jamais mostrado antes: “O interessante de estar mil anos à frente é poder fazer coisas diferentes. Você pode pensar que uma espécie é de um jeito, e em mil anos pode ser de outro jeito, mas no fim achamos que será bem familiar.”

Ajala, por sua vez, contou que foi especial assumir a pele de Book na terceira temporada. Ele contou como seu personagem conhece Burnham. “Ela literalmente tromba com Cleveland Booker, e a primeira interação entre eles é literalmente na pancada, trocando socos.” Também foi revelado que Book tem uma gata, chamada Grudge.

Outra cena importante do trailer mostra a Discovery caída num planeta. Kurtzman comentou sumariamente sobre ela. “Eles caem no planeta e não conseguem ir embora. Então terão de explorar o que há esse mundo.”

Outro elemento importante a figurar no trailer são os novos personagens, Adira e Gray. Michelle Paradise indicou que a estreia de Adira é no episódio 3, e Gray, no 4. “Não podemos falar muito. Gray é trill, e Adira tem uma história pregressa particular sobre a qual não posso falar muito. O que podemos dizer é que eles são atores incríveis, foi muito bom vê-los em ação.”

O painel terminou com todos manifestando sua satisfação por trabalharem em Star Trek, neste dia em que a franquia completa 54 anos.

“É muito especial”, diz Ajala. “Tão especial que eu tinha incerteza de me juntar, porque eu sabia onde estava entrando. Para mim Star Trek sempre esteve à frente de normalizar diversidade, pessoas sendo abraçadas. E ser membro desse tecido de mudança é muito recompensador.”

Paradise manifestou empolgação para que as pessoas vejam a nova temporada de Discovery. E Kurtzman, ecoando os dois, disse: “Todos nos sentimos tremendamente sortudos de estar nessa série, particularmente agora. Há tanta dor no mundo agora. E vamos trabalhar em algo que dá pessoas esperança. Fazendo o que Star Trek é: você coloca um espelho no mundo e as pessoas encontram as interpretações certas. Por esta razão, adoramos ir trabalhar todo dia, adoramos fazer parte dessa família.”