Painel traz pistas sobre futuro distante da Federação

O principal tema do painel de Star Trek: Discovery em celebração ao Star Trek Day girou ao redor do novo trailer divulgado durante o evento, em antecipação à estreia da terceira temporada, que chega em 15 de outubro nos EUA e, no dia seguinte, no Brasil. E ele traz uma referência enigmática a algo que poderia ter levado ao colapso da Federação: a “queima” (“the Burn”).

Mica Burton, que apresentou o painel, teve de perguntar o Alex Kurtzman: o que é “a queima”? “O que aconteceu com a Federação não foi por causa de alguma discordância, ela ainda estava forte”, disse o produtor executivo e co-showrunner. “Foi um evento cataclísmico.”

Além de Kurtzman, o painel contou com as participações de Michelle Paradise, co-showrunner, e David Ajala, ator que interpreta o personagem Cleveland “Book” Booker no terceiro ano.

Os produtores, naturalmente, não deram muitos detalhes. “Parte disso é um mistério que Burnham tem de desvendar, onde está a Federação”, diz Paradise. “E descobrimos que ela ainda existe, mas está bem diminuída. Basicamente em modo de sobrevivência.”

De acordo com ela, o personagem de Ajala será importante nesse processo. “Book é dessa época, e nossa tripulação veio de 930 anos atrás, e ele se torna uma janela para esse novo mundo”, explica. “Ele é muito útil para ancorar a gente.”

Kurtzman foi extremamente elogioso à atuação de Ajala. “Tínhamos um instinto de que David seria espetacular no papel, e o que impressionou no primeiro episódio foi como ele se encaixou facilmente. Parecia que ele estava fazendo a série desde sempre.”

Dá para sentir o alívio dos showrunners de poderem construir novo cânone, em vez de driblar o antigo. “É uma oportunidade incrível”, diz Paradise. “Passamos muito da temporada 2 em meio a tanto cânone, preenchendo alguns vazios deixados pela Série Clássica. Mas saltar para o futuro e estar numa posição de poder honrar tudo isso é realmente empolgante.”

Ela elaborou sobre o que podemos encontrar neste futuro jamais mostrado antes: “O interessante de estar mil anos à frente é poder fazer coisas diferentes. Você pode pensar que uma espécie é de um jeito, e em mil anos pode ser de outro jeito, mas no fim achamos que será bem familiar.”

Ajala, por sua vez, contou que foi especial assumir a pele de Book na terceira temporada. Ele contou como seu personagem conhece Burnham. “Ela literalmente tromba com Cleveland Booker, e a primeira interação entre eles é literalmente na pancada, trocando socos.” Também foi revelado que Book tem uma gata, chamada Grudge.

Outra cena importante do trailer mostra a Discovery caída num planeta. Kurtzman comentou sumariamente sobre ela. “Eles caem no planeta e não conseguem ir embora. Então terão de explorar o que há esse mundo.”

Outro elemento importante a figurar no trailer são os novos personagens, Adira e Gray. Michelle Paradise indicou que a estreia de Adira é no episódio 3, e Gray, no 4. “Não podemos falar muito. Gray é trill, e Adira tem uma história pregressa particular sobre a qual não posso falar muito. O que podemos dizer é que eles são atores incríveis, foi muito bom vê-los em ação.”

O painel terminou com todos manifestando sua satisfação por trabalharem em Star Trek, neste dia em que a franquia completa 54 anos.

“É muito especial”, diz Ajala. “Tão especial que eu tinha incerteza de me juntar, porque eu sabia onde estava entrando. Para mim Star Trek sempre esteve à frente de normalizar diversidade, pessoas sendo abraçadas. E ser membro desse tecido de mudança é muito recompensador.”

Paradise manifestou empolgação para que as pessoas vejam a nova temporada de Discovery. E Kurtzman, ecoando os dois, disse: “Todos nos sentimos tremendamente sortudos de estar nessa série, particularmente agora. Há tanta dor no mundo agora. E vamos trabalhar em algo que dá pessoas esperança. Fazendo o que Star Trek é: você coloca um espelho no mundo e as pessoas encontram as interpretações certas. Por esta razão, adoramos ir trabalhar todo dia, adoramos fazer parte dessa família.”

Be the first to comment on "Painel traz pistas sobre futuro distante da Federação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*