Estátua de Janeway é inaugurada nos EUA

No sábado passado (24), em Bloomington, Indiana, Estados Unidos, o futuro local de nascimento da capitão Kathryn Janeway, um monumento foi erguido em sua homenagem. E a estrela de Star Trek: Voyager Kate Mulgrew apareceu de forma remota no evento e respondeu algumas perguntas sobre Voyager e Prodigy.

Star Trek: Voyager estabeleceu que a capitão Kathryn Janeway nasceu em Bloomington, Indiana, em 20 de maio de 2336. Desde o ano passado, um grupo de fãs, chamado Captain Janeway Bloomington Collective, lançou uma campanha bem sucedida, para financiar a construção de um monumento a ser colocado em Bloomington, Indiana, para homenagear Janeway.

Assim, em um local ao lado do WonderLab Museum of Science, Health & Technology, no centro de Bloomington, um busto de bronze de Janeway foi revelado em uma cerimônia especial, que incluiu uma Kate Mulgrew radiante, através de uma transmissão de vídeo ao vivo. Ela explicou que desejava estar lá pessoalmente, mas as circunstâncias da pandemia e de seu foco atual em seu novo neto impediram sua presença.

Ela falou sobre como estava honrada pelo monumento e por continuar a história de Janeway:

Geralmente não fico sem palavras, mas neste momento estou. Muitas pessoas fizeram uma coisa maravilhosa em sua honra, em sua memória. É um comentário maravilhoso sobre o legado de Janeway. E ouvir todos vocês falarem hoje é profundamente comovente para mim. Perceber que Janeway teve um papel tão importante em suas vidas, e eu acho que na história cultural, não só me afeta terrivelmente, mas me faz querer ir adiante de uma nova maneira. E estou fazendo isso com Prodigy. Mas este reconhecimento é algo extraordinário para mim e estou profundamente orgulhosa de ser honrada desta forma.

O monumento inclui um busto em bronze de Janeway, com o uniforme de capitão e uma placa com os dizeres: “Futuro local de nascimento da capitão Kathryn Janeway, Bloomington, Indiana, Terra, 20 de maio de 2336, em honra da liderança da capitão Janeway e realizações inspiradas em seu caráter”. A base de pedra do pedestal da estátua tem a forma da insignia do uniforme da Voyager e parte de trás do pedestal apresenta o símbolo da Federação.

No início deste mês, no painel sobre o Star Trek Universe na New York Comic Con, como noticiado aqui pelo Trek Brasilis, foi anunciado que Mulgrew voltaria a fazer o papel de Janeway na próxima série animada da Nickelodeon, Star Trek: Prodigy. Durante uma breve conversa, a atriz falou sobre o que foi preciso para convencê-la a voltar ao papel:

Francamente, as negociações demoraram muito tempo. É animado como vocês sabem. Quando penso na capitão Janeway, só penso em shows ao vivo, que são muito rigoroso, muito desafiadores, e muitas vezes, bastante assustadores. Então, quando Alex Kurtzman me apresentou essa ideia, eu não tinha certeza, e ao longo dos meses a conversa evoluiu para o que poderíamos trazer para uma demografia totalmente nova de espectadores. Sendo, naturalmente, crianças, jovens, suas mães e avós. Eu pensei que a ideia de trazer isso para mentes jovens é muito excitante, muito provocativo, e muito promissor. E foi isso que me convenceu no final.

Mulgrew então respondeu a uma pergunta sobre como se tornou um modelo e se isso era algo que ela já havia antecipado:

Não, não era. Eu acho que a inocência ou ingenuidade, ou talvez até mesmo essa cegueira tenha me mantido em bom lugar, quando veio sobre mim. Eu acho que muitas pessoas que têm a sorte de estar em papéis de liderança não esperam que isso venha. E certamente não dessa forma, como atriz. Mas transcendeu a atuação muito, muito rapidamente. Percebi que agiria como modelo, particularmente para mulheres jovens, e ainda mais particularmente, para mulheres jovens na ciência. Então poder juntar minha paixão criativa com um legado desse tipo foi maravilhoso e continua sendo maravilhoso. Quando eu uso palavras como privilégio e honra, é porque ainda não há outras palavras que podem superá-las em significado. É um grande privilégio poder tê-la interpretado e conhecer sua grande, grande ressonância no mundo cultural de hoje.

A cerimônia incluiu um vídeo de tributo a Janeway com fãs, e com algumas pessoas famosas de Bloomington e de Star Trek, incluindo o Doutor de Voyager, Robert Picardo. O vídeo também mostra como a estátua e seu pedestal foram feitos.

O vídeo completo do evento está disponível no Facebook.