Proposta do Boston Memorial homenagearia Nimoy

A ideia veio do artista de Boston, Thomas Stocker, para encontrar uma maneira de homenagear um dos seus ilustres cidadãos, Leonard Nimoy.

“Ele realmente amava a cidade de Boston, sua cidade natal, e sempre voltava aqui para trabalhos de caridade”, disse Stocker ao site TrekMovie. “Esse documentário (Leonard Nimoy’s Boston de 2014) realmente mostrou seu amor pela cidade e achei que ele realmente deveria ser reconhecido.”

It Takes A Shtetl - Leonard Nimoy's Boston

Embora Stocker não seja um fã de Star Trek, ele ficou impressionado com o poder visual da saudação vulcana de Nimoy, que foi criada pelo próprio ator no clássico episódio “Amok Time”. Assim, o artista imaginou um monumento com sua saudação.

Desde 2014, Stocker vinha amadurecendo esta ideia. Ele chegou a projetar um memorial holográfico, com a ajuda de um professor do MIT, mas percebeu não ser possível em um espaço público. Então, em 2019, a ideia foi reavivada quando Stocker viu uma escultura do lado de fora do Conservatório de Música da Nova Inglaterra retratando o pergaminho na ponta de um violino. Ele imediatamente acreditou que aquele tipo de escultura seria perfeito para o conceito de Nimoy e contatou o escultor David Phillips.

Image

David Phillips chegou a apresentar seu primeiro esboço para o memorial Nimoy. Ele visualizou uma escultura em forma de uma mão fazendo a saudação Vulcana, feita de treliça de aço inoxidável com cerca de 8 metros de altura, em uma base de pedra com uma placa de bronze. Seria iluminada internamente, com a iluminação escondida na base de pedra. Phillips acredita que o processo de fabricação de algo dessa escala pode levar até um ano.

Stocker já tinha escolhido um local que poderia abrigar a escultura: West End Place, que é uma comunidade residencial cooperativa em Boston com uma grande praça em frente à entrada.

O autor do projeto está atualmente trabalhando com os curadores da propriedade para obter sua aprovação, mas tem algumas ideias alternativas para o caso de não conseguir.

O grande desafio será o financiamento do projeto, estimado em 200 mil a 250 mil dólares. Stocker espera angariar doações para alavancar o projeto, que seria supervisionada por uma organização sem fins lucrativos, juntamente com um conselho de curadores.

No momento, a filha de Nimoy, Julie, que apoia a ideia, juntamente com seu marido David, estão procurando feedback da comunidade local e de fãs sobre o design proposto.

Nos próximos meses, o projeto terá um site oficial como forma dos fãs acompanharem o desenvolvimento.

Há algumas semanas atrás, a capitã Janeway, interpretada por Kate Mulgrew, foi homenageada com um monumento, em forma de busto, na cidade de Bloomington, Indiana.

Captain Janeway Monument Now Set To Be Unveiled This October In Indiana – TrekMovie.com

O dia 16 de janeiro de 1985 foi declarado oficialmente o Dia de Leonard Nimoy em Los Angeles. Naquela data, o ator recebeu sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood, durante uma cerimônia com Bill Welsh, presidente da Câmara de Comércio de Hollywood e Johnny Grant, o prefeito honorário de Hollywood.

Nimoy também foi homenageado com um busto de bronze, na cidade de Vulcan, Alberta (Canadá)

Town of Vulcan Photos