VOY 2×02: Initiations

Chakotay e Kar

Episódio enfocado em Chakotay fala mais sobre o modo de vida kazon

Sinopse

Data estelar: 49005.3

Sozinho em uma nave auxiliar para realizar um ritual que comemora a morte de seu pai, Chakotay acaba por adentrar no território kazon-ogla e torna-se alvo de um jovem kazon, de nome Kar, que vê na destruição da nave da Federação a oportunidade de ser conhecido como um verdadeiro guerreiro.

Chakotay consegue destruir a nave do jovem kazon e acaba por trazê-lo a bordo de sua própria nave auxiliar. Porém, a derrota de Kar custará a ele sua vida. Uma enorme nave dos kazon, então, aborda a nave de Chakotay e sentencia Kar à morte, por ter falhado em sua missão. A execução será pelas mãos do primeiro-oficial da Voyager.

Razik e Chakotay

O ex-maquis não aceita a incumbência e consegue fugir com a ajuda de Kar. Os dois acabam em uma lua usada pelos kazons como área de treinamento de combate, até que um grupo composto por kazons e oficiais da Voyager encontra os dois.

Kar recupera a chance de se tornar um guerreiro ao reconhecer o líder kazon como um inimigo e matá-lo, provocando a “promoção” de outro guerreiro ao posto de líder. O novo líder aceita Kar como um legítimo kazon e Chakotay é devolvido à Voyager.

Comentários

“Initiations” se propõe a dar uma chance a Chakotay de desenvolver um pouco seu personagem, além de tentar revelar um pouco mais sobre os costumes dessa raça introduzida no primeiro ano da série, os kazons. Infelizmente, apesar de ser um episódio capaz de entreter, pouco sobra nele para ser refletido.

Initiations title card

Primeiro, porque o episódio trilha de forma perigosa a fronteira do antropocentrismo. Algumas vezes parece claro, até para o menino kazon, que os costumes humanos demonstrados por Chakotay são melhores que seus próprios costumes — uma visão totalmente errada.

Os alienígenas sempre brilham mais em Jornada quando agem de forma alienígena — justamente lembrando que o “human way of life” é apenas uma das opções possíveis. No entanto, não é o que ocorre neste episódio na maior parte do tempo. Não há motivo plausível para que o menino acredite, após poucas horas de convivência com Chakotay, que o modo de vida humano possa ser adequado. Também é inconveniente a atitude de Kar de trair seu povo e seus costumes para fugir com o oficial da Federação — mesmo que seu objetivo fosse obter seu reconhecimento como legítimo kazon, já que a cultura kazon demonstrava não haver para ele uma segunda chance.

Kar e Chakotay

Ainda assim, os roteiristas conseguiram manter Kar, durante a maior parte do episódio, coerente com seus condicionamentos e crenças, cultivados durante toda a vida — o objetivo do menino, do começo ao fim, foi conseguir tornar-se um guerreiro kazon reconhecido –, embora, a rigor, essa fosse uma causa perdida. A perda de caracterização foi ocasional, mas ainda manteve alguma estabilidade.

A escolha de Chakotay para o episódio também foi questionável, e o roteiro refletiu isso. Embora estivesse lá justamente para representar os costumes humanos (o que ele poderia fazer sem grandes problemas), o comandante age como um verdadeiro fã número um da Federação e da Frota Estelar. Parece que a produção se esqueceu completamente do fato de que há um ano, Chakotay era um rebelde maqui que combatia a Frota Estelar! Nesse ponto, a exaltação dele à Federação está totalmente fora de contexto.

Grupo avançado: Janeway, Tuvok, Kes

Durante a história, o resto da tripulação da Voyager aparece totalmente esquecida. Nem Neelix, que deveria ser o maior beneficiado, consegue brilhar, apesar do raciocínio afiado ao lidar com os kazons.

No fim, resta apenas o aprendizado obtido sobre os costumes clânicos dos kazons. Infelizmente, nem isso pôde evitar sua decadência como uma das espécies recorrentes mais desinteressantes de Jornada nas Estrelas.

Avaliação

Citações

“You are not welcome here. You’re still the enemy, and if our paths cross again, I will do my best to kill you.”
(Você não é bem-vindo aqui. Você ainda é o inimigo, e se nossos caminhos se cruzarem novamente, eu farei o máximo para matá-lo.)
Kar

Trivia

  • Kar é interpretado por Aron Eisenberg, mais conhecido como o ferengi Nog em Deep Space Nine. “Fizemos um tremendo erro em escolher Aron para o papel”, diz Michael Piller. “Sua voz é facilmente identificável como sendo a de Nog. Fora isso, sua performance foi excelente, mas quem assiste aos dois programas (Voyager e Deep Space Nine) deve ter achado estranho”, conclui Piller.
  • O episódio teve cenas filmadas nas Rochas Vasquez, uma locação que já foi utilizada em Jornada no episódio “Shore Leave”, da série original, além de servir como locação para a cidade de Bedrock no primeiro filme para cinema dos Flintstones.
  • “Initiations” foi o primeiro episódio filmado depois da pausa ao final da primeira temporada. Também é o primeiro com a data estelar começando em 49000.

Ficha Técnica

Escrito por Kenneth Biller
Dirigido por Winrich Kolbe

Exibido em 04 de setembro de 1995

Título em português: “Iniciações”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garret Wang como Harry Kim

Elenco convidado

Aron Eisenberg como Kar
Patrick Kilpatrick como Razik
Tim de Zarn como Haliz

Enquete

Edição de Stéphanie Cristina
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio

Be the first to comment on "VOY 2×02: Initiations"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*