Averbach-Katz diz como foi fazer Ryn em Discovery

O ator Noah Averbach-Katz é uma fã de Star Trek. Ele frequentemente assistia a convenções da franquia, quando criança, com sua mãe. Em razão de seu conhecimento do universo de Jornada, ajudou sua esposa, Mary Wiseman (alferes Tilly), a se preparar em seu teste para Discovery.

Mas o seu sonho de infância se tornou uma realidade, quando Averbach-Katz embarcou na série como o fugitivo andoriano Ryn, em dois episódios: “Scavengers” e “The Sanctuary”.

Numa entrevista aos sites TrekCore e TrekNews, Averbach-Katz falou sobre sua série, filme e episódio favoritos, além de contar como foi seu tempo em Discovery e a realização de um sonho de fã.

Noah Averbach-Katz em Star Trek: a experiência

Minha mãe foi quem me colocou em Star Trek. Eu fui a convenções enquanto crescia. Minha mãe me arrastou por metade delas, mas eu também estava muito animado para ir – assim como qualquer outro adolescente. Lembro-me de como aqueles dias eram divertidos e patetas e de como minha mãe e eu, junto com amigos que se juntaram a nós, tínhamos nos divertido. Acho que o momento mais memorável para mim foi na convenção Creation 2013 em Chicago, minha mãe finalmente cedeu e comprou uma foto de família com Patrick Stewart. Depois que tiramos a foto, minha mãe começou a chorar e tivemos um abraço muito doce em família que nunca vou esquecer. Acho que na época realmente parecia o auge de sua “vida Star Trek“. Olhando para trás agora, foi apenas o começo.

Acho que Voyager era a série que passava quando eu era criança, mas o primeiro programa que eu realmente assisti episódio a episódio foi Enterprise, que pode não ser a escolha popular, mas acho que provavelmente é o meu favorito. Em muitos aspectos, é tão exagerado e estranho e inclina-se para a tolice, mas também tem um verdadeiro coração e alma. É uma série que provavelmente nunca poderia existir hoje. Além disso, outra escolha menos popular, mas cara, foi o primeiro filme de JJ [Abrams]. Star Trek de 2009 é inegavelmente bom.

Acho que meu episódio favorito é “The Offspring” (de A Nova Geração). É um trabalho incrível de televisão, de ficção científica, e realmente exemplifica o que Star Trek pode fazer que nenhum outro programa de televisão pode fazer.

Sua trajetória para conseguir o papel não foi fácil. Ele conversou com Akiva Goldsman que o apresentou a Alex Kurtzman. O teste seria para um papel na segunda temporada, e era para o personagem Spock. O interessante, segundo Averbach-Katz, foi que o script de teste secreto foi codificado como um Andoriano chamado Tom. No entanto, ele percebeu como fã que era um vulcano, não um andoriano. Mas como todos sabem, o papel ficou com Ethan Peck.

Na terceira temporada surgiu a oportunidade de fazer um Andoriano. O ator acredita que seu conhecimento de Star Trek também o ajudou no teste para entrar na série.

Na verdade, eu estava em Toronto com Mary [Wiseman] e voei de volta para Nova York para fazer um teste para a série. Eu acho que havia algo sobre conhecer o gênero e Star Trek tão bem que realmente me ajudou naquele cenário. Ser capaz de combinar o tom e o estilo logo no início é uma grande vantagem. As pessoas podem ver você imediatamente no programa e no universo de Star Trek. Eles não precisam se preocupar se você vai conseguir ou não. Estar tão familiarizado com o que se espera de alguém em Star Trek e, mais especificamente, de alguém que o espectador encontra no meio da história. Acho que isso me ajudou a ficar muito confiante na audição. Eu fiz o teste para esse, e eles gostaram. Ficou claro que eu tinha uma relação com esse material. E meio que consegui de lá.

Ao se preparar para o papel de Ryn, Averbach-Katz se espelhou em um ator que ele gosta muito, Jeffrey Combs.

A primeira coisa que fiz quando consegui o papel foi passar pela Enterprise e assistir Shran de Jeffrey Combs. Por mais que haja aquele episódio na Série Original, acho que Jeffrey Combs inventa os andorianos. Ele e as outras estrelas convidadas no programa são os que inventam essa ideia do tipo de andoriano turbulento, arrogante, confiante e ruidoso.

Imagem

Averbach-Katz também falou sobre como seu retrato mais contido de Ryn se compara com a paixão ardente do Shran de Combs:

Acho que o que Jeffrey Combs traçou é que essa arrogância e confiança nos andorianos estão cobrindo uma profunda sensibilidade emocional. Um poço emocional profundo.

Acho que em Enterprise, quando Shran perde seu parceiro (“United”) e sua filha é sequestrada (“These Are the Voyages”), você vê uma experiência tão profunda que não é apenas exibicionismo. Está realmente mostrando que existe um poço emocional muito profundo.

E então minha abordagem para Ryn é que pegamos quando ele está no fundo do poço. Ele já teve esse momento, que é aludido em “Scavengers”, onde ele trouxe essa confiança, essa arrogância, e tentou derrubar essa personagem Osyra que ele considera injusta. E ele falhou. E ele atingiu o fundo do poço absoluto.

Ele foi humilhado, degradado e forçado a fazer o pior trabalho deste planeta, o que o separa ainda mais de sua condição andoriana. E acho que minha abordagem para Ryn é que sua história é uma história de redenção enquanto ele volta do fundo.

O ator admite que o tempo para colocação das próteses e maquiagem é longo e cansativo, mas a única coisa que ele lamenta foi não possuir as antenas andorianas.

Foi algo insano. Mas essas antenas móveis são incríveis. Elas são absolutamente incríveis. Muita diversão. Eu li entrevistas em que eles disseram: ‘Se você quebrar uma dessas, são 10.000 dólares e precisamos parar de filmar’ – então, entendo por que pararam de fazer isso. Mas é exagerado da melhor maneira.

Falando sobre as peças de memorabilia e os assessórios usados na série, Averbach-Katz adorou um em especial.

Acho que minha coisa favorita é algo que postei no Twitter, que são os emblemas de comunicador (em “Scavengers”), que acidentalmente acabou no meu bolso de alguma forma com o set de Star Trek. Eu sinto que isso é muito legal. Algo onde eu pudesse criar e perpetuar minha própria peça de memorabilia autêntica.

A respeito da quarta temporada que está sendo filmada, Averbach-Katz falou um pouco sobre como está sendo o processo de produção, em meio a pandemia:

Você sabe que tem sido um momento estranho porque enquanto todos estão aqui filmando, eles passam o dia trabalhando juntos. Máscaras. Muito seguro. Muitos protocolos realmente necessários, mas muito intensos.

Não há um tempo fora do set para as pessoas se socializarem, o que é uma droga, porque essa era uma das coisas mais divertidas desse elenco. É um elenco muito social. Eles se divertem muito juntos.

Todo mundo se dá muito bem, então ter tirado isso tem sido uma chatice, assim eu pensei que o jogo Dungeons & Dragons poderia ser uma oportunidade para as pessoas encontrarem um tempo para sair, para fazer algumas novas histórias juntas, e não se concentrar em trabalhar por um momento.

Averbach-Katz tem apresentado um RPG de fantasia chamado Dungeons & Dragons para membros do elenco passarem um tempo juntos novamente.

Para encerrar, o ator definiu sua passagem em Star Trek.

Foi além de um sonho tornado realidade. Para fazer parte desta história e causar um impacto no universo de Star Trek – é um sentimento irreal, e eu realmente não consigo descrever o quão sortudo eu sou.