Star Trek ganha prêmios no Critics Choice Awards

Neste domingo (10) aconteceu a primeira edição do Critics Choice Super Awards. A nova premiação foi feita para focar em produções da televisão e do cinema nos gêneros de terror, ação, ficção científica, fantasia e super-herói.

Os seriados do Star Trek Universe concorriam a um total de sete prêmios, com indicações para Star Trek: Discovery, Star Trek: Picard e Star Trek: Lower Decks. No entanto, no final, apenas Sir Patrick Stewart acabou vencendo. A franquia Star Trek também ganhou o primeiro Prêmio Legado.

O evento foi apresentado pelo diretor e roteirista Kevin Smith e pela roteirista Dani Fernandez, e ocorreu com transmissão, no Brasil, pelo YouTube e pela televisão (TNT). A entrega dos prêmios foi feita de forma remota, por causa da pandemia de coronavírus.

O primeiro Prêmio Legado (Legacy) foi  entregue à franquia Star Trek, em reconhecimento ao seu aniversário de 55 anos e seu impacto no universo cultural. Patrick Stewart e Sonequa Martin-Green aceitaram o prêmio em nome da franquia. Martin-Green começou dizendo:

Em nome da minha família de Star Trek: Discovery e das muitas séries e filmes de televisão extraordinários que habitam o Universo Star Trek, gostaria de agradecer à Critics Choice Association por honrar todos nós e, mais importante, a visão atemporal de Gene Roddenberry, com seu primeiro Prêmio Legado.

Sir Patrick Stewart, de Star Trek: Picard, ganhou o prêmio de melhor ator em série de ficção científica/fantasia,  concorrendo com Robbie Amell (Upload), Travis Fimmel (Raised by Wolves), Sam Heughan (Outlander), Kayvan Novak (What We Do In The Shadows), Pedro Pascal (The Mandalorian) e Nick Offerman (Devs). Ao receber o prêmio, Sir Patrick afirmou que queria agradecer a muitas pessoas, mas pediu desculpas e disse que ia citar os seguintes: Marina Sirtis, Gates McFaden, Whoopi Goldberg, Michael Dorn, Jonathan Frakes, Levar Burton, Brent Spinner, John de Lancie, e Rick Berman, todos do seriado Jornada nas Estrelas: A Nova Geração.

O prêmio de melhor série de ficção científica/fantasia foi para The Mandalorian, superando Star Trek: Discovery e Star Trek: Picard. Sonequa Martin-Green concorria ao prêmio de melhor atriz em série de ficção científica/fantasia, mas o prêmio foi para Natasia Demetriou, de What We Do In The Shadows.

Bojack Horseman ganhou o prêmio de melhor série de animação, ao qual Star Trek: Lower Decks também concorria. Jack Quaid (alferes Brad Boimler) e Tawny Newsome (alferes Beckett Mariner), também de Lower Decks, concorriam a melhor ator e atriz (voz) em série de animação, mas os premiados foram Will Arnett, de BoJack Horseman e Kaley Cuoco, de Harley Quinn.

Confira o momento da entrega do prêmio Legado para Star Trek: