Morre Victor Berbara, 92, dono do estúdio VTI-Rio

Quem não se lembra de ter ouvido a frase “versão brasileira VTI Rio” no começo de um antigo filme? Pois é, Victor Berbara, diretor e produtor teatral e dono da já extinta empresa de dublagem VTI-Rio, faleceu ontem em decorrência de um infarto, aos 92 anos, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, segundo sua filha, Maria Berbara.

Pioneiro em espetáculos da Broadway em território brasileiro, Berbara foi responsável pela direção e produção da montagem brasileira de My Fair Lady (Minha Bela Lady), em 1962, estrelado por grandes nomes como Bibi Ferreira e Paulo Autran e que ficou em cartaz por 3 anos. Ele também foi o responsável pela montagem de Hello Dolly, igualmente estrelada por Bibi Ferreira em 1966. Seu último espetáculo foi Evita, em 1983, contando com Mauro Mendonça, Carlos Augusto Strazzer e a cantora Claudia no elenco.

Em relação a Jornada nas Estrelas, a empresa de Berbara, a VTI-Rio, foi a responsável pela redublagem das três temporadas da Série Clássica e pela dublagem das seis primeiras de A Nova Geração e as sete de Deep Space Nine e Voyager. O estúdio foi também o responsável pela dublagem de várias séries e filmes, tais como: JAG, Chicago Hope, Forrest Gump, Um Príncipe em Nova York, Ghost: Do Outro Lado da Vida, dentre muitos outros. Apesar de tantas produções de sucesso com dublagens até hoje queridas e consideradas clássicas pelo público, a VTI-Rio fechou as portas no ano de 2008, apenas 1 ano antes da Herbert Richers.

Alguns dubladores que deram voz a personagens de Jornada nas Estrelas reservaram um pouco de seu tempo para repercutir a respeito do falecimento de Berbara em suas redes sociais. Márcio Simões, a segunda voz tanto de Jean-Luc Picard (A Nova Geração) quanto de Quark (Deep Space Nine), escreveu em seu perfil do Instagram:

“Gratidão. Respeito. Fui dublador e diretor de dublagem na sua empresa VTI – Video Interamericana durante muitos anos. Obrigado pelo respeito que sempre me dispensou e pela grande confiança que depositou em meu trabalho”.

Renan Freitas, que dublou Nog a partir da terceira temporada de Deep Space Nine, comentou no post de Simões:

“Poxa, que triste. Tô sabendo agora, lendo seu post! Sou muito grato a VTI por tanto trabalho legal que eu dublei. Aprendi muito lá. Que ele faça uma boa passagem e que a família seja consolada por Deus”.

Mario Jorge de Andrade, dublador do Neelix de Voyager também o homenageou em seu perfil do Instagram:

“Fui seu diretor e dublador na VTI, sempre me tratou com muito respeito e admiração. Vai com Deus, e dê um abraço apertado no Sr. Herbert” — O Sr. Herbert a quem Mario Jorge se refere é Herbert Richers, falecido em 2009.

No facebook, Mariangela Cantú, uma das vozes da tenente Uhura na dublagem da Série Clássica pela VTI-Rio e também trekker assumidíssima, rendeu sua homenagem, não esquecendo do lado “durão”, do amor em comum pela arte (especialmente o teatro), relembrando grandes sucessos do estúdio e expressando admiração e gratidão por Berbara:

“Victor Berbara comandava sua empresa com mão de ferro. Tudo tinha que ser muito bem organizado e planejado.

Dizíamos que era uma fortaleza bem guardada. A VTI foi a responsável por inúmeras dublagems, inclusive das séries de Star Trek, (onde tive o prazer de ser uma das vozes da Uhura na Série Clássica). Também foi lá onde, durante anos, foi dublada a série Os Simpsons, Chicago Hope, JAG, Malcol, X, Forrest Gump e tantos outros filmes, séries e desenhos famosos até a empresa encerrar suas atividades.

Mas a dureza no comando não se chocava com seu amor pela arte. Às vezes eu ficava muito tempo conversando com ele sobre teatro e ele falava sobre a montagem de Evita.

Isso também não o impediu de me demitir após a greve de 1997.

Riscos em prol da categoria.

Agora fica a admiração por esse homem que foi responsável por uma das grandes empresas de dublagem do fim do século passado.

Valeu pelas oportunidades, Dr. Victor”.

Berbara deixa a esposa — com quem foi casado por mais de sessenta anos, Amália Berbara — quatro filhos — dentre eles, Maria Berbara, acima citada — oito netas e dois bisnetos, além de um grande legado para a cultura brasileira, eternizado pela locução “Versão brasileira: VTI-Rio”. A equipe do Trek Brasilis se solidariza e transmite seus sentimentos a familiares e amigos de Victor Berbara nesse momento de despedida.

As temporadas da Série Clássica, A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager dubladas pela VTI-Rio podem ser conferidas na Netflix.