Paramount mostra tecnologia AR Wall de Discovery

A quarta temporada de Star Trek: Discovery trouxe novos desafios para a tripulação, mas com uma colaboração da equipe de efeitos especiais e da nova tecnologia que substitui as famosas telas com fundo verde. É a parede AR Wall, instalada pela Pixomondo nos estúdios em Toronto, Canadá. Em um vídeo, a Paramount apresenta o equipamento usado durante as filmagens e que possibilita mostrar mais cenários. O novo “holodeck” permite que as imagens sejam projetadas numa grande tela de 270 graus, em formato de ferradura, que facilita o trabalho de toda equipe de produção, principalmente dos atores, que podem interagir com o ambiente que estão atuando.

“O Arco é absolutamente incrível. Para aqueles que não estão familiarizados, é enorme, com telas de LED em até 270 graus, que abrangem tudo em sua volta e projeta as imagens de um lugar numa parede, com as telas se movendo junto com as câmeras e os atores tem a experiência de que estão realmente nos lugares”, disse a showrunner Michelle Paradise.

Construção da parede AR Wall nos estúdios no Canadá

Para Olatunde Osunsanmi, a nova tecnologia economiza recursos da produção:

“Temos um sensor de câmera que nos permite criar um ponto de vista com imagem em alta resolução, que apenas a lente daquela câmera em particular pode ver e então basta você imaginar que tudo está montado acima e embaixo da câmera, sincronizando com todos os sensores da tela, que sabem exatamente para onde a câmera está apontada. Há uma grande diferença de como você direciona uma cena nessa parede. Mas é uma boa diferença. Normalmente quando você vai filmar num ambiente para CG, que está usando uma tela verde, você só tem um certo número de takes que você pode fazer, porque cada take em cada edição custa muito dinheiro. Então, temos que tentar gravar tudo de uma vez, para tentar manter no mesmo valor. Agora, não importa o quanto eu grave pela nova tecnologia na parede, pois isso permite ao diretor dizer, “ok, pagamos uma taxa fixa para usar a parede e posso gravar em qualquer direção e ter quantas edições eu quiser, tudo isso custará o mesmo valor e eu não vou estourar o orçamento”. Isso te dá liberdade, permite gravar cenas certas para a história e certas para a emoção do personagem e não gravando cenas certas para o orçamento. Então, isso é muito mais legal”, finalizou o produtor.

A parede tem formato de ferradura e tem 270 graus

Confiram o vídeo da Paramount divulgado pela Pixomondo, com depoimentos de Sonequa Martin-Green (Capitão Michael Burnham), Doug Jones (Saru), Wilson Cruz (Dr. Hugh Culber) e Emily Coutts (Keyla Detmer), junto com o produtores, equipe de câmera, de iluminação e efeitos especiais da série.