Thompson comenta direção em episódio de Picard

A diretora Lea Thompson, que atuou no famoso filme De Volta para Futuro, teve a oportunidade de trabalhar em dois episódios da atual temporada de Star Trek: Picard. Thompson dirigiu o episódio três, “Assimilation”, que passou esta semana, onde a tripulação da nave La Sirena, junto com a Rainha Borg (Annie Wersching) viajou de volta ao ano de 2024. Ela também dirigiu o episódio quatro da série.

A diretora foi entrevistada pelos sites SyFy e The Hollywood Reporter onde falou sobre o seu trabalho na direção de Picard.

AVISO DE SPOILERS DO EPISÓDIO.

Thompson já tinha experiência em trabalhar com tema de viagem temporal, mas ela disse que, inicialmente, nem deveria ter viagem no tempo em seu episódio.

Originalmente, quando recebi o roteiro para o terceiro episódio, não consegui levá-los de volta no tempo. Tudo deveria acontecer no episódio dois. Mas devido às reescritas ou o que quer que seja, eu tive que pegar a parte de quando eles voltavam no tempo. O que me deixou muito feliz, porque eu fiquei tipo: ‘Eu fiz De Volta para o Futuro. Eu sou um especialista em viagens no tempo!’

Thompson comentou a chance de explorar sua própria visão de como a viagem no tempo poderia ser numa série de Star Trek:

Existe um certo cânone visual para viagem no tempo em Star Trek, então tentamos respeitar isso, mas também colocamos nossa própria interpretação sobre como seria voltar no tempo.

Lea Thompson trabalhando com a atriz Jeri Ryan, e o ator Santiago Cabrera.

Algumas dessas interpretações seriam a reversão de uma lágrima escorrendo pelo rosto de Agnes [Alison Pill] e faíscas – uma vez caindo sobre a equipe – subitamente subindo do chão.

E nós fizemos o truque de Alfred Hitchcock, onde você aumenta e diminui o zoom.

Eu definitivamente posso dizer que inventei isso. A viagem no tempo é uma parte muito importante do cânone de Star Trek. Mas eles disseram para mim: ‘Faça do jeito que você acha que quer fazer’. Fiquei muito feliz que eles mantiveram minhas ideias lá.

Um dos momentos mais angustiantes no episódio foi a morte de Elnor (Evan Evagora). Thompson fez elogios a atuação da atriz Michelle Hurd como Raffi.

Isso foi muito, muito, muito intenso. E Michelle foi incrível. Em algumas tomadas, ela estava realmente emocionada – e eu estava soluçando no monitor. Escolhemos um take um pouco mais calmo, mas cada um foi brilhante. Ela realmente se conectou com isso. Eu sei que os fãs vão ficar tristes. Elnor foi uma grande adição à equipe.

Outro momento de tensão no episódio foi, sem dúvida, quando Jurati se infiltra na mente da Rainha Borg. E Thompson descreve como foi esse trabalho.

Eu estava muito animada para trabalhar com a Rainha Borg, especificamente com Annie Wersching, que estava tentando descobrir tudo ainda, tentando descobrir como ser esse personagem, o que é realmente difícil. Esta é uma grande personagem, e eu acho que ela criou uma personagem tão grande tão sutilmente, ela foi ótima. E a maneira como Akiva, Terry e Alex criaram um caminho tão bonito para esse personagem, e seu relacionamento com Jurati, que é atraída pela rainha. Elas são apenas atraídas uma pela outra. E o fato de que Patrick, que era Locutus, também é atraído por ela – é emocionante. Não é apenas um dispositivo de enredo.

Para a diretora, o trabalho com a rainha Borg foi intenso e assustador e culminou com a cena da rainha, sem pernas, se arrastando pelo chão, enquanto encara uma assustada Jurati.

É uma cena muito assustadora. Mal posso esperar para ver na tela, ainda não vi o episódio final, então estou muito empolgada para ver o que a incrível equipe de efeitos visuais fez.

Nesta cena, de acordo com Thompson, também foi muito difícil de iluminar e conceber.

Crescenzo Notarile, o Diretor de Fotografia, e eu tivemos longas discussões sobre a iluminação do episódio, que para aquele set, era extrema. Esse cenário é enorme, e tivemos que passar por todas essas mudanças de luz, quando eles giram em torno do sol e voltam no tempo, e realmente levamos muito tempo, muito pensamento e muito esforço na parte das equipes de suporte de câmera e elétrica, para descobrir tudo isso. As luzes piscando, as faíscas e os estroboscópios… levou muito tempo. Quando você vem para o set e vê em sua folha de produção que você vai filmar um oitavo de uma página de roteiro o dia todo, quando você normalmente está fazendo seis ou sete páginas, então é porque temos muito o que fazer.

A diretora também teceu elogios ao grupo de atrizes talentosas do elenco.

Alison Pill (Agnes Jurati), Jeri Ryan (Sete de Nove), Michelle Hurd (Raffi Musiker), Orla Brady (Laris) e Annie Wersching (rainha Borg) são todas incríveis. Todas elas têm seus próprios personagens e formas de trabalhar, mas todas são simpáticas. É uma experiência habitual, para ser honesto, porque geralmente são apenas algumas garotas e um monte de caras. É um testemunho para Terry [Matalas] e Akiva [Goldsman] e Alex [Kurtzman] que criaram essas grandes personagens femininas e as deixaram fluir, deixá-las ser complicadas e não perfeitas, porque começa no topo com a escrita.

Dito isso, a ela admite que ficou maravilhada com cada momento que teve com o protagonista da série.

Patrick é gentil, engraçado, inteligente e acima de tudo, muito charmoso. E quando você aponta a câmera para ele, você diz: ‘Sim! Isso é uma estrela!

Os novos episódios da quarta temporada de Star Trek:Picard irão ao ar toda sexta feira no Amazon Prime Video, assim como também está disponível toda a primeira temporada da série.