Paul Wesley fala sobre Kirk em Strange New Worlds

O ator Paul Wesley concedeu uma série de entrevistas após o final da primeira temporada Star Trek: Strange New Worlds. Comentou sobre sua chegada na franquia fazendo o papel icônico de James T. Kirk, e como o personagem será diferente na segunda temporada.

No episódio final, “A Quality of Mercy”, vimos Kirk cruzando caminhos com o Capitão Christopher Pike em uma linha do tempo alternativa. Uma participação que surpreendeu a todos. A estrela de Vampire Diaries, Paul Wesley, assumiu a difícil tarefa de interpretar este personagem icônico de Star Trek.

Ao EW, Wesley comentou como encara a responsabilidade de não poder dar spoliers, já que seu personagem foi revelado.

Obviamente, é incrivelmente assustador. Desde que consegui o papel de Kirk, estarei literalmente falando com alguém e não conseguirei comunicar certas palavras. Então direi “Capitão Kirk”. Não há ninguém na face do planeta Terra… ou devo dizer, 99% das pessoas sabem quem é o Capitão Kirk. Isso é louco. É sem dúvida o personagem fictício mais icônico. Há Hans Solo e há o Capitão Kirk.

Ano passado, Paul Wesley recebeu uma ligação de seus agentes perguntando se ele estaria interessado em interpretar James T. Kirk, e sua reação foi revelada ao Variety.

E eu fiquei tipo, “Kirk? O Capitão Kirk?”. Como meus agentes não sabiam mais do que isso, então fiz uma ligação Zoom com Akiva Goldsman e Henry Alonso Myers, os produtores executivos e showrunners. Foi uma ligação adorável. Eu disse a eles que eu tinha sido vizinho de William Shatner, acredite ou não, muitos, muitos anos atrás – pura coincidência. Acabamos de falar um pouco sobre Star Trek, um pouco sobre Kirk. Aconteceu tão rápido. Eu realmente não sabia o que dizer.

De acordo com o produtor Myers, Wesley foi escalado depois que a produção já havia realizado “várias audições” para encontrar o ator certo para o papel deste Kirk e concordaram que ele poderia fazer isso. O ator conta o que convenceu os produtores a fazer o personagem.

Eu acho que uma das coisas mais importantes que eu disse – bem, eles podem ter dito primeiro e eu concordei inteiramente – foi que eu acho que o maior insulto seria fazer uma imitação do que William Shatner originou e pelo que as pessoas se apaixonaram. Se eu fizesse isso, seria apenas um lembrete de que não sou William Shatner. E isso de certa forma é quase como um insulto ao personagem, certo? Eu acho que William Shatner, quando você assiste a série original, ele é incrivelmente charmoso. Ele tem esse incrível senso de liderança, mas é feito com esse pequeno brilho nos olhos que ninguém consegue descrever. Foi o que o tornou tão famoso. É o que tornou esse personagem tão icônico, e não é algo que você possa replicar facilmente. Isso é algo que vem orgânico para o próprio ator.

Então, eu acho que o que eles realmente queriam era que eu garantisse, claro, que nós respeitaríamos o personagem. Estamos ficando no cânone. Estamos realmente respeitando quem ele é e seus traços de caráter. Mas não é uma imitação. Eu realmente pretendo ser honesto e verdadeiro e no momento. Prestar respeito ao personagem de James T. Kirk, mas não tentar de forma alguma imitar algo que você não pode tocar. Seria quase uma blasfêmia, de certa forma.

Para o ator, assim como há uma nova abordagem para Spock e Uhura na série, haverá também para Kirk, um contraste meio que entre Shatner e Pine, mas sempre respeitando os papéis clássicos:

Kirk está em algum lugar no meio (entre Shatner e Pine). No final das contas, a coisa mais importante para mim e a coisa mais importante para os showrunners foi não insultar o Kirk da série original fazendo uma imitação de Shatner. É uma interpretação diferente. Eu acho que fazer uma imitação de ambos Kirks seria um insulto. Apenas lembramos às pessoas que não é William Shatner. Este é um visual totalmente novo. É um novo Spock. É uma Uhura totalmente nova. É um Kirk totalmente novo. É um novo Pike. São personagens antigos interpretados de uma nova maneira. O mais importante é respeitar a integridade de quem Kirk é – seus desejos, suas necessidades, seus desejos profundos, sua moralidade, sua espontaneidade, seu instinto.

Wesley revelou ainda que o capitão Kirk de “A Quality of Mercy” não tem nada a ver com o Kirk da linha de tempo original.

No final da primeira temporada, na verdade, é um Kirk que nunca vimos porque ele realmente não existiu. É uma linha do tempo projetada alternativa de algo. Se Pike não tivesse morrido e ainda estivesse comandando a Enterprise, como seria este mundo? Claro que não existe. Está apenas na mente dele. Então, ele conhece Kirk, e Kirk não é o capitão da Enterprise. Kirk é o capitão da Farragut. Kirk nunca conheceu Spock, ele nunca conheceu Uhura, ele não passou por todas as coisas que o Kirk original passou. Então, de certa forma, isso me permitiu… Eu não queria dizer isso, mas é uma interpretação mais flexível, certo? Não estamos aderindo a um regimento. Então, foi um pouco libertador porque não tive tanta pressão. Eu não posso falar muito sobre a segunda temporada, mas é um pouco mais alinhada com um Kirk que conhecemos, mas é uma pré-Enterprise. A coisa mais importante é, para responder à sua pergunta, é manter essa sensação de Kirk ter esse incrível instinto em que ele confia, que é sobrenaturalmente preciso de certa forma, uma moralidade, coragem, charme, humor. Nós não conseguimos ver tanto humor no final da primeira temporada porque há algo muito intenso acontecendo. Na segunda temporada, podemos explorar um pouco mais de Kirk. É algo muito intenso acontecendo. Na segunda temporada, podemos explorar um pouco mais de Kirk.

E ao Cinemablend, Wersley falou sobre como Kirk e Spock vão interagir na próxima temporada:

Na segunda temporada, podemos explorar mais a dinâmica de Kirk e Spock. Eu não posso entrar muito nisso. O que vou dizer é que Ethan e eu somos realmente amigos agora. É tão engraçado, e não tenho certeza se é subconsciente, mas na verdade temos essa dinâmica Kirk/Spock na vida real. É tão engraçado. Nós conversamos, saímos, vamos jantar, vamos tomar uma bebida. Mandamos mensagens o tempo todo. Temos esse tipo de coisa natural que ele e eu desenvolvemos. Isso torna muito mais fácil na tela porque podemos ser nós mesmos.

Perguntado se espera interpretar Kirk por muito tempo e se há planos para um futuro remake da Série Clássica, disse:

Hum, eu não posso responder isso. Eu sei que quando eu estava fazendo minha primeira ligação Zoom, eles disseram: “Como você se sentiria em pular na série por um tempo?” Foi esse tipo de coisa. Mas, no final das contas, Strange New Worlds é a pré-Enterprise que conhecemos, e eu realmente acho que é isso que essa série é. Kirk está chegando, e ele é parte desse universo, mas este é realmente o show de Pike em termos de ele ser o capitão.

Em última análise, eu não sei quais são seus planos. Tudo o que posso dizer é que estou gostando muito de fazer parte dessa história, porque é um Kirk que nunca vimos. Este é um Kirk mais jovem. Foi antes dele estar totalmente desenvolvido como homem. Eu sei que vimos um pouco disso com Chris Pine nos filmes de JJ Abrams, mas não fazia parte do cânone original. Esse é o Kirk com o qual estamos lidando [em Strange New Worlds]. Então, de qualquer forma, eu realmente não sei.

As filmagens para a segunda temporada já se encerraram, e Wesley nos diz o que podemos esperar do seu Kirk:

Eu não posso falar muito sobre isso, mas cara, eu me diverti muito na segunda temporada. A escrita é muito boa. É muito divertido. A segunda temporada é onde podemos realmente nos soltar e explorar Kirk. Mal posso esperar para que todos vejam.

A primeira temporada de Strange New Worlds está disponível no Paramount+ ou no Amazon Prime Vídeo.

Fonte: TrekMovie.