Ronny Cox fala sobre o legado de Jellico em Prodigy

Um dos convidados especiais para a série  Star Trek: Prodigy foi o ator Ronny Cox, que reprisou o personagem Edward Jellico. O capitão Jellico surgiu em A Nova Geração no ótimo episódio duplo, “Chain of Command”. Trinta anos depois, Ronny Cox dá voz na série animada ao almirante Jellico, agora comandante-em-chefe da Frota Estelar e chefe da vice-almirante Janeway. Em uma entrevista exclusiva com TrekMovie, Cox fala sobre o impacto de sua passagem original em A Nova Geração, e seu retorno à franquia. Veja os pontos mais importantes.

Sem preparação e história de fundo

Já se passaram 30 anos e o ator não viu necessidade de rever o episódio para voltar a interpretar o personagem.

Não foi preciso me convencerem a retornar com o personagem. Eles queriam que eu interpretasse Jellico e eu disse: “Uau, parece que vai ser divertido”.

Não, eu não assisti novamente (o episódio de A Nova Geração). Em meus sentimentos, eu sabia de onde ele vinha naquela época, e é o mesmo lugar agora. Nós apenas entramos e fizemos.

Elogios ao personagem

Ele é muito competente e sabe o que está fazendo e um pouco autoritário porque meio que tem uma ideia de como as coisas devem ser feitas, e realmente não tem muita tolerância para quem vai contra isso. Portanto, novamente, se você apenas ouvir o que ele está dizendo, seguir o que ele está fazendo e observar a lógica do que ele está fazendo, você perceberá que ele está certo. Se as pessoas apenas prestassem atenção nele e fizessem o que ele mandasse, tudo ficaria bem. 

Divertido interpretar um cara durão

Eles são os mais divertidos de interpretar. A diferença entre interpretar os mocinhos e os bandidos eu comparo com a pintura. O mocinho recebe três cores: vermelho, branco e azul. O bandido fica com a paleta inteira.

Acompanhando os debates dos fãs sobre Jellico

Ah com certeza. Eles o odeiam ou há outras pessoas que pensam que ele é o maior capitão que já existiu. Então, se você voltar e olhar para o que ele fez, ele conseguiu muitas coisas lá. Uma das diferenças em “Chain of Command” é que os produtores originais não gostavam de conflitos internos entre os personagens. Isso os roubou dramaticamente do conflito entre os personagens. E quando Jellico entrou, eles conseguiram instituir isso. Então, seu tipo de rixa com Riker trouxe uma nova dimensão a série (A Nova Geração).

Não estou surpreso, de jeito nenhum (que Jellico ainda seja reconhecido). Por causa de todos os memes de Jellico que existem há anos. Quero dizer, Jellico tem seus detratores e fãs indo e voltando. Algumas pessoas odeiam Jellico. Algumas pessoas pensam que ele é a melhor coisa do mundo. Por isso, foi satisfatório para mim andar junto com Jellico.

Retirando o peixe da sala

Ronny Cox cita duas mudanças que Jellico fez de imediato na Enterprise-D: obrigar Troi a usar uniforme e retirar o aquário da sala do capitão.

Exatamente! Essa é outra coisa que Jellico fez que arranhou muito. Troi (Marina Sirtis) realmente perguntou. Jellico ganha um monte de reclamações por fazê-la vestir um uniforme, mas ela pediu isso e ganhou muito mais coisas depois disso. E o peixe na sala do capitão. Patrick Stewart sempre odiou o peixe na sala do capitão. Ele disse: “Estamos fazendo uma série sobre a dignidade de todas as criaturas do universo e temos peixes capturados na sala de espera?” Mas os produtores gostam de filmar os peixes nadando por lá. Então, Jellico fez isso por Patrick! [risos]

Retornando para a 2ª temporada

Posso dizer que sim, provavelmente. Mas não posso dizer mais. [risos].

Lamentando não usar seus dons musicais

Sim, Jellico odeia música. O que é irônico.

Ao contrário do seu personagem, Ronny Cox é um músico folk ativo. Ele faz carreira musical como cantor e compositor e já se apresentou durante muitos anos em teatros e festivais nos EUA.

Em Lower Decks, Jellico é apenas mencionado como “capitão babá”. Perguntado se gostaria de fazer uma aparição na série de MacMaham disse:

Quem sabe? Todo mundo tem humor. O segredo do humor é a escrita… e a simplicidade.

Jellico em live-action, depende do roteiro

Ah, dependeria do roteiro. Dependeria do que ele tem que fazer e se é interessante ou não. Isso é o que sempre acontece comigo. Isto é interessante? É algo que eu quero fazer? Devo dizer a verdade, nunca aceitei um emprego apenas pelo dinheiro ou para trabalhar. Agora, isso não quer dizer que eu não faça merda. Só não faço merda de propósito. [risos]

Novos episódios de Prodigy estreiam às sextas-feiras no Paramount+ Brasil.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter