Entendendo a biologia dos gorns

Apresentados pela primeira vez no episódio Arena da Série Clássica de Jornada nas Estrelas: os gorn se transformaram de um homen com um traje de monstro pronto para uso em uma ameaça do tipo xenomorfo/predador com seu próprio toque. Agora, 56 anos depois, eles são uma ameaça assustadora para a Federação em Star Trek: Strange New Worlds. Eles se tornaram conhecidos na primeira temporada e… sim, naquele cliffhanger da segunda temporada.

Para tentar entender a biologia dos gorns, Matt Brady, do site The Science of, consultou o Dr. Mohamed Noor, professor de biologia da Duke University, autor do livro “Live Long and Evolve: What Star Trek Can Teach Us About Evolution, Genetics, and Life on Other Worlds”, e consultor científico ocasional de Star Trek. Suas especialidades incluem evolução, genética e genômica.

O canal de Noor no YouTube, BioTrekkie Explains, apresenta Noor e sua convidada semirregular, a atriz Jayne Brook, que interpretou a almirante Katrina Cornwell em Star Trek: Discovery. Juntos, eles se aprofundam na ciência da vida de todas as Treks.

Antes de entrarmos nas possibilidades e plausibilidades, desde o início, este artigo trata principalmente dos modernos gorns de Strange New Worlds. Eles apareceram em muitos lugares no cânone de Jornada nas Estrelas, com cada iteração um pouco diferente do que foi visto antes.

Esta é uma rápida descrição dos gorns modernos:

  • Eles são répteis quadrúpedes no início de sua vida e, mais tarde, bípedes.
  • Eles têm sangue frio, são lentos e/ou mortos por temperaturas extremamente baixas.
  • Eles têm pelo menos dois estágios de vida distintos – eclosão/juvenil e adulto. Ambos têm cauda.
  • Eles são sociais ou interagem em grupos sociais em busca de um objetivo ou resultado comum. Sua maior organização governamental é a Hegemonia Gorn, localizada no quadrante Beta da galáxia.
  • Eles implantam ovos parasitas em outras formas de vida de sangue quente.
  • São caçadores astutos, geralmente usando iscas para atrair outras presas.
  • Eles caçam humanoides, depositam ovos neles e os transferem para “mundos de reprodução”, onde os ovos eclodem dos humanoides. Alguns humanoides são caçados por “esporte”.
  • Os eclodidos podem botar ovos em hospedeiros, presumivelmente sem reprodução sexual.
  • Os ovos estão contidos na saliva/veneno dos gorn. Se for pulverizado, você se torna uma fábrica de bebês.
  • Os filhotes nascidos competem, matando uns aos outros até que apenas o gorn mais forte sobreviva.
  • Os gorn maduros retornam aos mundos reprodutores para “colher” o gorn mais forte e sobrevivente. O único sobrevivente é levado para o mundo natal ou colocado em uma balsa salva-vidas e enviado ao espaço para ficar ainda mais forte.
  • Sua civilização desenvolveu capacidades de dobra e equipamentos de proteção para estar no espaço.
  • Por meio de alguma adaptação ou tecnologia desconhecida, os gorn podem sobreviver no vácuo do espaço.

Esses gorns podem fabricar trajes EV e se sentem à vontade em gravidade limitada.

Se considerarmos isso em relação à ciência terrestre atual, como algumas das principais características de gorn são verificadas? O Dr. Noor explica.

Réptil “de sangue frio”

Noor diz:

Fiquei absolutamente entusiasmado com o retorno dos gorn, e é bom ver mais biologia em torno deles, em vez de apenas o estereótipo de que são répteis, são lentos e meio burros. Eles não são necessariamente lentos. Especialmente aquele réptil original em um planeta quente – não há razão para que ele seja lento. Ou mesmo de sangue frio, na verdade.

Combinando a biologia dos gorn com o que sabemos sobre os grandes répteis que já dominaram nosso planeta, é possível argumentar que, dado seu nível de atividade, os gorns são de sangue quente. Desde a década de 1960, tem havido um consenso crescente de que os dinossauros tinham sangue quente. Embora pesquisas recentes sugiram fortemente que alguns herbívoros, como o estegossauro e o tricerátopo, e os ancestrais dos répteis modernos de sangue frio perderam essa capacidade, muitos a mantiveram.

Os dinossauros que mantiveram sua fisiologia de sangue quente incluíam o grande grupo de dinossauros Ornithischian (ordem de dinossauros herbívoros, caracterizados pelo focinho em forma de bico e pela estrutura da pélvis (bacia) que se assemelha à das aves) e os dinossauros Saurischian (a outra ordem, dinossauros semelhantes a lagartos, mantendo a estrutura da pélvis semelhantes às aves). Os saurísquios incluíam os velociraptores, os tiranossauros e seus descendentes atuais de sangue quente, as aves. Representando uma das duas grandes linhagens evolutivas entre os dinossauros, os ornitísquios atualmente estão completamente extintos, não tendo deixado nenhum descendente contemporâneo.

Assim os gorn seriam dinossauros espaciais de sangue quente.

Répteis sociais

Não deixe que seus sentimentos de mamíferos sobre cobras solitárias influenciem seu julgamento. Noor diz:

Os répteis são um grupo incrivelmente amplo. Vemos pássaros trabalhando juntos, às vezes com o que parece ser um nível surpreendente de inteligência. E há um grande conjunto de evidências que sugerem que, juntamente com alguns répteis modernos, muitos tipos de dinossauros operavam em grupos sociais e caçavam em bandos. Lembra o filme Jurassic Park?

Durante muito tempo, pensou-se erroneamente que os répteis não eram sociais, mas isso não é verdade. Parte disso vem da comparação do cuidado parental entre répteis e mamíferos e aves, que é muito menor. Um estudo afirma que 97% das espécies de répteis abandonam seus ovos logo após a postura. Esse é um envolvimento muito pequeno. Mas esses três por cento…

Apenas alguns exemplos – alguns lagartos australianos vivem em grupos familiares monogâmicos. Portanto, não apenas mãe e pai, mas também tias, tios e outros. Eles vivem juntos socialmente e interagem socialmente. Os jacarés da Flórida são conhecidos por terem grandes grupos de até cem animais e, dentro desses grupos, é possível ver danças de cortejo e outros comportamentos que sugerem uma hierarquia. Até mesmo as tartarugas, que as pessoas tendem a considerar lentas, tanto em termos de velocidade física quanto, talvez, em termos de velocidade mental, demonstraram que podem realmente aprender observando os outros. Não é de se estranhar que vejamos répteis inteligentes e interativos como esses gorns nos episódios. Devemos nos sentir gratos por não os ter na Terra. Eles parecem se comportar bem como espécie.

Matar irmãos e irmãs

Esse é o toque shakespeariano dos gorns: o fratricídio, ou assassinato de um bebê por seus  irmãos ou meios-irmãos.

Ocasionalmente, alguém pode querer “matar” um irmão ou irmã, mas os gorns levam isso para o próximo nível. Pouco depois de saírem do hospedeiro, eles vão um atrás do outro. É algo assustador e horrível, como visto em Strange New Worlds.

Segundo Noor, isso também é visto aqui.

Há casos na Terra, mas não sabemos realmente quais animais fazem isso. Isso foi estudado em atobás e, com eles, está relacionado à escassez de recursos. Basicamente, os pais estão produzindo mais filhotes do que podem sobreviver em um determinado ambiente, então é cada bebê por si.

No caso dos atobás, o fratricídio resultará no crescimento de um filhote maior e mais forte do que os outros, que ele mata ou joga para fora do ninho para que outros predadores o eliminem.

Certamente não é um lado bonito da natureza. Tendemos a ver mais cooperação entre irmãos do que fratricídio. Mas se os recursos são limitados, é melhor que um consiga do que nenhum para passar os genes para a próxima geração. Não se tratava de fratricídio, mas Star Trek abordou essa ideia no episódio The Conscience of the King da Série Clássica. A tripulação suspeitava um dos atores de uma companhia de teatro era Kodos, o Carrasco, que havia matado 8.000 colonos porque não havia recursos para toda a colônia.

Além disso, o fratricídio, de certa forma, é uma proteção contra o incesto e todos os problemas que ele pode trazer, geneticamente. É difícil acasalar com seu irmão se você matou e comeu todos os seus irmãos. O comportamento não é totalmente incomum, mas quando acontece entre irmãos – especialmente aqueles que acabaram de nascer – nos faz ficar atentos.

O comportamento é facilmente explicado com os gorns: o irmão mais forte sobrevive. Como as histórias sugerem, os gorns maduros retornam a um mundo de filhotes para pegar o sobrevivente, seja para levá-los ao planeta natal ou jogá-los em um bote salva-vidas e depois no espaço para manter a sobrevivência do mais forte.

Borrifar ovos

As eclosões de gorns (e presumivelmente suas outras formas) borrifam qualquer coisa que se aproxime demais delas com um veneno que pode cegar o alvo, mas também está carregado de ovos. Os ovos entram no corpo do hospedeiro por meio das membranas mucosas ou se enterram na pele e começam a se desenvolver. Algum tempo depois, eles eclodem e se alimentam do hospedeiro. Isso está diretamente relacionado aos animais na Terra.

Há um gênero de mexilhão de água doce, do gênero Lampsillis, que tem uma pequena parte de si mesmo que se estende para fora de suas conchas e parece algo que os peixes maiores gostariam de comer. Mas quando o peixe vem morder a isca, o mexilhão a puxa de volta para dentro e pulveriza o peixe com uma tonelada de mexilhões bebês. Esses bebês se prendem às guelras do peixe, onde se alimentam e crescem. Em geral, eles caem quando atingem um determinado tamanho, depois de ficarem no peixe por alguns dias ou meses. Esse peixe pode sofrer um pouco, mas geralmente sobrevive à experiência.

Mas, ainda assim, muito parecido com um gorn, jogando um spray de bebês no rosto.

Mas vamos analisar a pulverização de ovos juntamente com outro aspecto da fisiologia reprodutiva dos gorns: os filhotes aparentemente estão carregados de ovos viáveis desde o início e prontos para pulverizar qualquer pessoa que se aproxime deles.

Isso não é inédito. Os pulgões, por exemplo, “nascem grávidos”. Outros animais seguem essa linha desde o nascimento, mas vamos começar com os pulgões como um exemplo simples. Assim como as vespas e as formigas, os machos dos pulgões têm uma única cópia de seu genoma (haploide), enquanto as fêmeas têm duas cópias (diploide). Os ovos dos pulgões podem ter cópias simples ou duplas, produzindo machos ou fêmeas. Os pulgões fêmeas bebês são clones da mãe, enquanto os pulgões machos podem se reproduzir sexualmente com as fêmeas. Sim, suas irmãs.

A reprodução sem um macho é chamada de partenogênese e é relativamente comum em insetos, anfíbios e répteis.

Segundo Noor:

Lagartixas, lagartos de rabo de chicote, algumas cobras e até dragões de Komodo podem se reproduzir assexuadamente se as condições permitirem. Essencialmente, porém, eles estão apenas fazendo clones de si mesmos, se for esse o caso.

Em biologia, os gorn seriam uma espécie r-selecionada. Isso significa que eles podem se reproduzir mais rapidamente e competir com qualquer outra espécie em seu ambiente que esteja procurando usar os mesmos recursos. Nas espécies r-selecionadas, muitos descendentes são produzidos, mas nem todos sobrevivem.

Isso pode ficar mais claro se pudermos recuar e olhar à distância. Os ovos de gorn são colocados dentro de hospedeiros, digamos 20 colonos, cada um com quatro filhotes viáveis dentro deles. Aparecem 80 filhotes. Isso é um crescimento explosivo e mais do que o ambiente pode suportar, portanto, por meio da competição por recursos (via fratricídio), seu número cai até que mais hospedeiros sejam encontrados.

Esse estilo de crescimento explosivo pode estar soando como um sinal de reconhecimento em sua cabeça – é bastante semelhante ao crescimento exponencial observado nos vírus. Coloque uma incubação de gorn em uma cidade grande e deixe-a se espalhar. Cada hospedeiro produz quatro descendentes viáveis, que depois pulverizam outros, geração após geração. Essa foi a pandemia de COVID-19. A propagação do vírus pode ser medida por seu número de reprodução básica, R0 (R-zero). Durante o auge da pandemia, os epidemiologistas esperavam que o R0 caísse abaixo de 1, o que significava que cada pessoa infectada infectaria, em média, menos de uma outra pessoa, tornando extremamente difícil a propagação do vírus. Durante o surto inicial de COVID-19, observamos a história clássica de Batman: Contagion, história em quadrinhos que mostra exemplos do R0 do vírus “Clench” e seu crescimento exponencial.

Tratando o gorn dessa forma, cada pessoa infectada poderia infectar mais quatro pessoas, portanto, o R0 do gorn seria 4. Não muito grande, mas grande o suficiente para fazer o trabalho. É claro que os filhotes também estariam perseguindo uns aos outros, portanto a analogia não é perfeita.

Mas se você quiser pensar nos gorns como dinossauros espaciais inteligentes e virais, a ideia é bem clara. Com tudo isso a seu favor, o que impede os gorns de dominarem os sistemas estelares e, por fim, as galáxias?

Vou escolher a Federação. E, provavelmente, os klingons e os romulanos também e talvez os borgs, todos concorrentes por recursos em uma escala galáctica.

Reprodução dos gorn

Se você estava pensando que os gorns não podem simplesmente se reproduzir assexuadamente e fazer clones em cima de clones em cima de clones, você está certo. Nenhuma espécie pode fazer isso. Não há variação genética em uma população de clones. As populações com pouca variação genética sofrem com o efeito fundador, o que não é bom a longo prazo. A variação genética permite a adaptação ao ambiente, bem como a proteção contra ameaças. Se os genes de todos forem os mesmos e uma doença for introduzida, ninguém terá defesa contra ela e a população será dizimada.

A diversidade é boa. Muita variação genética é sempre melhor do que pouca variação genética. Portanto, um único filhote poderia estabelecer uma pequena colônia de gorn em um mundo reprodutor, mas e depois? Sim, haveria alguma mutação quando o DNA do gorn estivesse sendo copiado, mas não seria uma quantidade enorme. A reprodução assexuada só os levará até certo ponto. Você precisa de sexo para realmente brilhar como espécie. Se você for o melhor em um mundo de criadores de gorn, poderá ser pego e levado de volta para casa. Para fazer sexo.

A reprodução sexual permite a transferência e a recombinação de material genético, tornando a prole, no mínimo, diferente, mas, mais provavelmente, mais robusta. Uma prole mais robusta pode lidar melhor com os desafios ambientais. Sem a reprodução sexual, sua espécie está em séria desvantagem em relação àquelas que a têm.

Evolução dos gorns

O biólogo Stephen Jay Gould explicou de forma famosa a natureza casual da evolução dizendo que, se você “voltasse a fita” na evolução da Terra, não havia garantia de que os humanos seriam a espécie dominante.

O biólogo Jonathan Losos, autor de Improbable Destinies: Fate, Chance, and the Future of Evolution (Destinos Improváveis: Destino, Acaso e o Futuro da Evolução), explicou a frase clássica de Gould usando o filme The Good Dinosaur (O Bom Dinossauro) da Disney. O Impactor Chicxulub (o asteroide que exterminou os dinossauros há 65 milhões de anos) não atingiu a Terra no filme. Como resultado, os dinossauros continuaram sendo as formas de vida dominantes no planeta, mas continuaram a evoluir.

Naquela Terra, nossos análogos de gorn, terópodes (subordem de dinossauros saurisquianos, bípedes e carnívoros) como velociraptors e troodons, estavam indo bem – com penas, caçando em bandos e, muito provavelmente, demonstrando outros comportamentos semelhantes aos das aves. Dada a sua anatomia, esses dinossauros semelhantes a aves provavelmente manteriam o estilo clássico de velociraptor, com a cabeça inclinada para a frente, embora andassem sobre duas pernas. Como suas cabeças ficaram maiores ao longo de milhões de anos (para comportar cérebros maiores), suas caudas teriam ficado mais carnudas para contrabalançar.

Isso não quer dizer que um dinossauro totalmente bípede do tipo humanoide (ou gorn) não poderia ter evoluído na Terra, mas sim que os terópodes estavam se saindo muito bem e o caminho para a evolução de um proto-gorn não teria sido claro. Eles teriam enfrentado forte concorrência dos terópodes já estabelecidos, que certamente os veriam como uma iguaria.

Como explica Losos, não há razão para pensar que essas aves superinteligentes não teriam adotado o uso de ferramentas, colorações artificiais, sociedade tribal e até mesmo tecnologia. Como mostra a ilustração do livro de Losos:

Mas e quanto ao gorn “puro” em outro mundo?

Noor:

Não acho que seja um exagero. Todas essas características que vemos nos gorn são, no mínimo, muito próximas das características que vemos no reino animal na Terra, e a evolução gosta de seus padrões testados e comprovados para superar os obstáculos ambientais. Portanto, não é exagero pensar que todas essas características de que falamos poderiam ter sido reunidas em um único réptil grande e específico. Não há nada ali que esteja quebrando as leis da física ou algo do gênero. Fico feliz que isso não tenha acontecido na Terra.

Como todos os fãs de Strange New Worlds, Noor quer ver mais gorn e, se houver uma vaga para uma equipe científica montar um posto avançado de pesquisa no planeta natal dos gorns algum dia (a segurança deve ser garantida), inscreva-o.

Eu realmente quero saber a origem deles. Estou me perguntando se os gorn vão se assemelhar ao que vimos no episódio Distant Origin de Voyager, em que alguns dinossauros da Terra de alguma forma se deslocaram para o espaço, chegaram ao quadrante Delta e desenvolveram sua civilização, ou se são algo totalmente novo. Espero que possamos descobrir.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok