Após dois anos, Playmates desiste de desenvolver action-figures de Star Trek

Uma notícia triste para os fãs de colecionáveis de Star Trek: a Playmates Toys encerrou seus planos para desenvolver action-figures da franquia, apenas dois anos após de ter voltado à marca.

A informação é do site TrekCore, que entrou em contato direto com o fabricante e recebeu a seguinte declaração:

Dados os números de vendas mais baixos que  esperado, a Playmates Toys está se concentrando em produzir novas naves e itens de role-playing pelo futuro previsível. Como fãs de Star Trek de longa data, estamos desapontados.

A empresa havia anunciado seu retorno à marca em junho de 2021, acreditando que a nostalgia pela bem-sucedida coleção lançada nos anos 1990, no auge de A Nova GeraçãoDeep Space NineVoyager, impulsionaria a venda dos novos “bonequinhos”, projetados para lembrar os antigos (o que foi alvo da crítica de alguns fãs, que julgaram a qualidade baixa demais para os atuais padrões de action-figures).

Foram poucos os lançamentos desde então: Discovery foi agraciada com bonecos de Michael Burnham e Saru, e Prodigy teve cinco lançamentos, Dal, Murf, Gwyn, Zero e Jankom Pog. Fora isso, a empresa também lançou versões atualizadas de modelos antigos (Picard, Data e Riker de A Nova Geração, e Kirk, Spock e Khan de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan). No Brasil, os produtos da Playmates foram trazidos pela Sunny Brinquedos.

Fora os bonequinhos, uma Enterprise e um feiser da Série Clássica também foram lançados. E, em 2023, a Playmates lançou um modelo da Enterprise-D e um comunicador da Série Clássica. Ao que tudo indica futuros lançamentos devem se concentrar em produtos desse tipo.

Com isso, resta esperar os action-figures que serão lançados pela Hiya Toys, baseados no universo Kelvin, em 2024 e torcer para que o interesse por produtos do tipo aumente — o que não é tão simples, dada a dificuldade de rejuvenescer o fandom de Star Trek.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter