Easter eggs e referências de “Jinaal”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

O 3º episódio da 5ª temporada de Star Trek: Discovery, denominado “Jinaal”, contém muitos easter eggs e referências das demais séries e filmes de Star Trek. Veja a seguir os que encontramos.

Para que os tripulantes de Discovery tenham acesso ao artefato dos Progenitores em Trill, é necessário que falem com o hospedeiro original do simbionte Bix, que escondeu o artefato. Para isso, fazem uso do ritual trill zhian’tara, introduzido no episódio “Facets”, da terceira temporada de Deep Space Nine. O Dr. Culber (Wilson Cruz) se oferece para ser o hospedeiro temporário de Jinaal. No episódio de Deep Space Nine, Odo é o hospedeiro de Curzon, o último hospedeiro antes de Jadzia, e devido à natureza metamórfica de Odo, faz com que seu rosto se molde para se assemelhar ao de Curzon, incluindo até mesmo as manchas trill de Curzon.

A USS Discovery também tem um bar panorâmico, visto em outros episódios, mas nomeado Red´s  pela primeira vez, assim como a USS Enterprise-D tinha o bar Ten Forward, apresentado pela 1ª  vez no episódio “The Child”, o primeiro episódio da segunda temporada de A Nova Geração.

O bar Red´s  tem um bartender ferengi, assim como o bar de Deep Space Nine, Quark’s Bar, Grill, Gaming House e Holosuite Arcade, cujo proprietário Quark era ferengi e trabalhava como bartender, junto com o seu irmão Ron.

O bartender do Red´s serviu Tilly um copo de Slug-o-Cola, uma marca de refrigerante ferengi que continha 43% de algas vivas em cada garrafa; tem a cor verde e geralmente é servida sem gelo. Foi visto pela primeira vez no episódio “Profit and Lace” de Deep Space Nine. Apareceu também no episódio “Parth Ferengi’s Heart Place” de Lower Decks, onde um anúncio de TV chama a atenção de Boimler e no episódio “Disengage” de Picard, onde o senhor do crime Sneed mantinha um banner da Slug-o-Cola em seu escritório em M’talas Prime.. Ele ofereceu uma garrafa a Raffi Musiker quando ela foi encontrá-lo.

Jett Reno, ao ser entrevistada pelo comandante Rayner, disse que da última vez que foi entrevistada, ofereceram salgadinhos para ela. Ela se referia à entrevista na Frota Estelar, no episódio “Dye Trying” da 3ª temporada de Discovery.

Na reunião da Federação da qual Saru participa, podemos ver um alienígena selay, espécie vista pela primeira no episódio “Lonely Among Us”, da primeira temporada de A Nova Geração.

Na entrevista do tenente Christopher com Rayner, ele afirma que ganhou um pingo (tribble) da tenente-comandante Nilsson, transferida para a Voyager-J. Esse pingo foi visto caminhando pelos corredores e subindo nas paredes da Discovery no episódio “Red Directive”. Ele assegurou que o animal foi castrado.

O espaço tzenkethi foi citado por Burnham como a localização da próxima pista para a artefato dos Progenitores.  Esta espécie foi citada em três episódios de Deep Space Nine: “The Adversary”, “Paradise Lost” e “By Inferno’s Light”. mas nunca foi vista.

Foto de Jörg Hillebrand (@gaghyogi49)

Eles aparecem no jogo Star Trek On Line, onde são semelhantes a lagartos aumentados por tecnologia cibernética. Mas o jogo não é cânone, então temos que esperar até que essa espécie seja mostrada em Discovery.

A USS Locherer (NCC-325062) da classe Merian, vista nas proximidades de sede da Federação, recebeu o nome de J.P. Locherer, que trabalhou como operador de câmera nas temporadas 2, 3 e 4 de Discovery. Ele nasceu em 1962 (daí o registro) e, infelizmente, faleceu em 26 de maio de 2022.

Foto de Jörg Hillebrand (@gaghyogi49)

Depois de vermos um híbrido de orquídea sul-americana com favinit, um tipo de planta nativa de Vulcano, criado por Tuvok, no episódio “Alliances”, de Voyager, finalmente conseguimos ver uma planta favinit de verdade, presenteada por T´Rina a Saru. Observe como os vasos de flores são muito semelhantes nos dois episódios: um design vulcano!

Foto de Jörg Hillebrand (@gaghyogi49)

O osnullus que serve na ponte da USS Discovery desde a primeira temporada de Discovery, visto pela primeira vez no episódio “The Butcher’s Knife Cares Not for the Lamb’s Cry”, finalmente tem um nome: Arav.

Foto de Jörg Hillebrand (@gaghyogi49)

Michael Burnham é vista em meditação vulcana usando quase a mesma posição com que Spock medita no filme A Ira de Khan.

Estes foram os easter eggs e referências que encontramos. Se você achar mais alguma, coloque nos comentários.

Fontes: Jörg Hillebrand, Trekmovie, Trekcore, Memory Alpha

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok