Robert Picardo diz que Doutor é mais profundo em Starfleet Academy

Robert Picardo, que fez um dos personagens mais famosos da série Voyager, está retornando mais uma vez a franquia reprisando o Doutor holográfico na próxima série Star Trek: Starfleet Academy.

Picardo chegou a dar voz ao seu personagem na série animada Star Trek: Prodigy, e agora volta com Doutor no século 32, após os eventos de Discovery.

Robert Picardo participou juntamente com Kate Mulgrew no painel Trek Talks 4 comentando sobre Voyager e Prodigy. Quando o assunto foi sua participação em Academy, ele abordou o que os fãs podem esperar do personagem na nova série:

Eu diria que é o Doutor como nos lembramos dele, mas mais profundo. Do jeito que ele era, mas ainda mais, se isso faz sentido. Ele certamente ainda tem seu senso de humor, mas há uma profundidade nele agora, vinda daquele incrível senso de imortalidade. Acho que todos concordaríamos que seria uma bênção e uma maldição.

Quanto a sua participação na Academia da Frota do século 32, explicou:

“… ele começou do nada. O Doutor teve um arco extraordinário ao longo dos sete anos, construindo tijolo por tijolo um personagem bastante humano a partir de algo que não tinha personalidade ou efeito no início. … Isso tem sido dito na imprensa sobre a série: Starfleet Academy se passa em um futuro distante, no século 32. A Frota Estelar, que basicamente se desfez nessa tragédia futura chamada ‘A Queima’, foi reconstituída, e esta é a primeira turma de ingressantes na Academia da Frota Estelar em mais de cem anos. E meu personagem está ensinando lá. E eu acho que, francamente, pelo menos de acordo com nosso produtor, que nós dois conhecemos bem, Alex Kurtzman, ele disse que ver o Doutor ensinando cadetes em Prodigy, suas palavras exatas, fazia todo o sentido que ele ensinasse cadetes na Academia da Frota Estelar no futuro. Então, eu realmente acho que minha passagem por Prodigy ajudou a abrir essa… [porta].

Indagado sobre como viver por mais de 800 anos sendo um holograma do século 24, respondeu:

Essa foi outra coisa em que pensei profundamente. Como ele é diferente? O que significa ser uma inteligência artificial de 900 anos, continuamente ativada? O que são 900 anos de memória digital? A memória digital não é como a memória humana. Se temos uma memória de cinco, seis, oito anos atrás, e olhamos décadas dessa memória, não é como ter uma memória de algo que aconteceu há um ano ou ontem. Sua memória digital é completamente clara, o que significa que um colega querido, como a Capitã Janeway, para o Doutor, você está tão presente em sua memória, 900 anos depois, como quando ele estava trabalhando com você no século 24.

Então, o que isso significa? O que isso faz com a consciência? É ver 36 gerações de colegas orgânicos envelhecerem e morrerem ao seu redor. Isso não necessariamente predispõe você a criar relacionamentos pessoais próximos, digamos assim. Então, há muita coisa para pensar que é um pouco alucinante, e é isso que torna a ficção científica maravilhosa, para começar. Você tem que fazer perguntas que são enormes extensões das perguntas que você tem em uma única vida humana. Você tem que projetar e usar sua imaginação. Está muito além da experiência humana, e isso é desafiador, mas também o que torna a ficção científica divertida, sabe, muito divertida.

Durante o bate papo Picardo brincou com Mulgrew sobre o Doutor ser um pouco do mestre jedi:

Sabe, o Yoda, eu acho, tinha 900 anos quando finalmente morreu. Então, eu me considero o Yoda da franquia Star Trek. E olha, poderia ser pior, eu poderia ser baixo, verde e feito de borracha. Então, acho que estou bem legal.

As filmagens da primeira temporada de Starfleet Academy terminaram em fevereiro. A série terá 10 episódios e deve estrear no Paramount+ talvez em 2026. A segunda temporada já recebeu sinal verde e se encontra em produção. Além do elenco novato, teremos os atores de Discovery retornando em seus papéis originais: Tig Notaro (Jett Reno), Oded Fehr (Almirante Vance) e Mary Wiseman (Sylvia Tilly).

Fonte: TrekMovie e Screenrant

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok


Descubra mais sobre Trek Brasilis

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.