Segmento cheio de ação inicia jornada de loucura de Khan em desafio a Ceti Alfa V
Sinopse
Data estelar: desconhecida
Rosalind Lear ouve uma gravação de Khan para Marla, anos depois da chegada a Ceti Alfa V, entre os dias 6.000 e 6.500. Ele conta de histórias que conta a crianças, e que Joachim quis ouvir novamente a de Richter e da morte de seu pai Joaquin. Lear conecta essa história a eventos que estariam conectados aos dias 30 a 45. Um ruído que parece de chuva a incomoda. Ela contata Tuvok, que diz que o sistema Ceti Alfa está submetido a constantes chuvas de micrometeoros e que o capitão Sulu aprecia deixar os escudos em potência mínima por achar a sonoridade dos impactos reconfortante.
Ela continua a ouvir Khan, atormentado, dizer que faz 15 anos que não chove em Ceti Alfa V, mas ele se lembra da época em que ainda chovia. Isso remete à busca dele por Richter na floresta. Ele finalmente o encontra, sob muita dor, atordoado, com dor de cabeça e sangue na orelha. Khan ordena que ele se acalme, e ele obedece, mas está muito confuso.
Na enfermaria do acampamento, Ursula usa um ultrassom para captar batimentos cardíacos do feto em sua esposa, Madot. Ela está grávida de três semanas, e o desenvolvimento é rápido. Ursula estima que a gravidez chegará a termo em 36 semanas, pelo fato de serem aumentados. Enquanto isso, Paulo diz ter conseguido aumentar a sensibilidade dos escaners, com equipamento que pegou nos aposentos de McGivers. Ele diz que pode ampliá-la ainda mais, talvez chegando ao espaço.
O grupo ouve a chegada do time de caça, e Ivan está carregando o corpo de Joaquin. Khan não está com eles. Ursula está impressionada com os ferimentos do homem. Ivan confirma que foi um javali e acha que o planeta quer destruí-los. Diz que não teve escolha senão deixar Khan partir sozinho atrás de Richter e que a culpa de tudo é de Marla. Sylvana teve apenas alguns arranhões da ceti-enguia.
À beira-mar, Marla tenta consolar Joachim e pergunta sobre alguma religião que tenham. Ele diz que eles só acreditam e confiam em Khan e especula se, em algum lugar, o pai dele reencontrou a mãe, também morta. Marla aconselha que ela se apegue a essa ideia confortante.
Khan caminha de volta com Richter, que está sob muita dor. O jovem é atacado por uma serpente gigante e sobe em uma árvore. Khan mata a criatura e ordena que Richter desça, mesmo ele dizendo que não consegue – ele cai e quebra o tornozelo. Khan decide carregá-lo às costas, decidido a salvá-lo.
No acampamento, Paulo segue aprimorando os escaners e detecta instabilidade no núcleo do planeta vizinho, Ceti Alpha VI. Ele decide pedir um telescópio emprestado a Hassan.
Em seus aposentos, Marla grava um novo diário da historiadora, dia 41 do exílio. Khan e Richter estão desaparecidos há dois dias. Os seguidores dele não a aceitam. Ursula a despreza, e Ivan a odeia. Madot procura Marla e pergunta se ela capturou algum dado da criatura que atacou Sylvana. Marla diz que não houve tempo, mas se oferece para rascunhá-la.
Khan retorna ao acampamento com Richter e o leva direto à enfermaria. Enquanto Ursula o examina, Khan diz que Richter foi infectado por alguma coisa, não consegue pensar com clareza e obedece às ordens mais estranhas. Khan instrui Ursula a fazer todo o possível para que o rapaz sobreviva, antes de sair. Marla quer ir atrás dele, mas Ivan tenta impedir. Os dois têm uma discussão acalorada. No mar, Khan sofre sozinho. Marla chega e ele pede que ela fique. Ela conta que nunca aprendeu a nadar, e ele diz que vai ensiná-la. Ele finalmente dorme após dois dias, na companhia dela.
Ursula identifica muitos resultados estranhos nos exames de Richter. Madot deixa Sylvana ver o rapaz enquanto leva Ursula para comer. Sylvana conversa com ele, achando que ele não está ouvindo. Richter acorda. Mas ele está alucinando e a ataca, até matá-la. Madot retorna diante da cena terrível. Ursula diz que ele está influenciado por algo, e Khan quer que seja extraído, mas ela diz que ele não sobreviverá a cirurgia exploratória do cérebro. Ursula diz que precisa fazer uma autópsia nele para identificar o que é. Ela se oferece para matá-lo de forma rápida e indolor, alegando que ele não vai sobreviver. Khan diz que o fardo é dele e conversa com Richter, antes de quebrar-lhe o pescoço, às lágrimas.
Comentários
“Do Your Worst” é o claro início da jornada de Khan rumo à loucura obsessiva. Ceti Alfa V deixa de ser um paraíso a ser conquistado, e começa a se revelar o inferno que é – um planeta alienígena hostil extremamente perigoso a quem tenta colonizá-lo. Temos aqui o episódio mais rico em ação na série, e mais uma vez o trabalho de som funciona maravilhosamente para nos levar para a história com “os olhos da mente”, em sequências de tirar o fôlego.
Em meio a isso, há um arco dramático potente para Khan: depois de ter perdido o amigo Joaquin de forma trágica atacado por um javali gigante, ele está decidido a não deixar que mais ninguém seja destruído por Ceti Alfa V. Daí sua determinação em ir atrás de Richter e mantê-lo vivo. Com muito custo, ele consegue trazer o rapaz de volta ao assentamento, muito ferido e contaminado por uma larva de ceti-enguia – algo que ele não sabe, mas que todo mundo que já viu Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan sim. E então, para decifrar o que é aquela ameaça terrível à sobrevivência do grupo, Ursula indica a ele que seria preciso uma autópsia – Richter precisaria morrer. Com visível sofrimento, Khan assume para si o fardo e quebra o pescoço do jovem, numa tocante despedida a ele. Mais uma vez vemos algo de Fausto, de Göethe, em Khan: para construir, ele precisa destruir. Naveen Andrews oferece sua mais potente interpretação até o momento, dando vida a um personagem que poderia rapidamente descambar para o caricato, mas que é guiado firmemente pela luz da interpretação original de Ricardo Montalban. Khan personaliza e promete vencer Ceti Alfa V a todo custo – o que sabemos que de fato ele fará, a um custo altíssimo –, e sua loucura nasce diante de nossos ouvidos.
Ao mesmo tempo, os aumentados, liderados pelo curioso Paulo, começam a descobrir que há algo errado com Ceti Alfa VI – o núcleo do planeta demonstra instabilidade, o que ajudaria a explicar as frequentes chuvas de meteoros. Mas a questão é tratada como curiosidade científica, algo que só teria impacto para eles em milhões de anos. Sabemos que estão errados quanto a isso. Porém, é importante notar que esse desenredar da história pregressa a Jornada II mostra que o planeta já se mostrava hostil e mortal a seus novos habitantes antes mesmo do colapso do mundo vizinho. Temos um gostinho disso com a história do “envelope”, em que Rosalind Lear ouve uma gravação de Khan muito posterior, em que ele relembra a época em que ainda chovia no planeta. Divertido ainda o diálogo entre ela e Tuvok – gratuito, sem relevância, mas charmoso.
O episódio oferece uma grande variedade de cenários e circunstâncias. Temos cenas na floresta, com Khan e Richter lidando com uma perigosa serpente gigante e o líder tendo de carregar o jovem desorientado pela infecção da ceti-enguia, temos algumas cenas à beira-mar, entre Marla e Joachim e entre Marla e Khan, além da ambientação dos ambientes internos do assentamento, como a enfermaria. De novo, somos transportados a essa realidade com muita efetividade pela trilha sonora.
Com a ausência temporária de Khan, temos oportunidade de entender mais a relação de Marla com os aumentados, que vai desde a simpatia (com Joachim) ao ódio puro (com Ivan), passando pelo desprezo (Ursula). E temos aqui a primeira tentativa concreta de uma gravidez de uma aumentada feminina com Madot, que descobrimos ser a esposa de Ursula, e a trágica morte de Sylvana pelas mãos de seu amado Richter, enlouquecido pela ceti-enguia.
O que não há até o momento é qualquer obsessão de Khan por Kirk, mostrando que, a exemplo da vingança, o ódio é um prato que é servido frio. Em algum momento, a ira de Khan irá se transferir de um objeto inanimado – Ceti Alfa V, que ele trata como uma espécie de desafio divino, que reecarnando um Hércules ele espera vencer – para um ser humano – Kirk. Com isso, terminamos com a sensação de que o melhor para a série – e o pior para Khan – ainda está por vir.
Avaliação
Citações
“Is this how it is to be between us, Ceti Alpha V? Are you testing me? Do your worst. I will prevail.”
(É assim que vai ser entre nós, Ceti Alfa V? Você está me testando? Faça o seu pior. Eu prevalecerei.)
Khan Noonien Singh
“Hear me, Ceti Alpha V. You have misjudged me. I see now that your beauty hides your true form, a monstrous visage, a devourer of souls. But I do not fear this form. These torments you have sent, these pitiful games are meant to force us to our knees. But I know too well that to give an inch of satisfaction is to damn us all. I will mourn these losses. I will bury my dead. And then I will destroy every monster that hides in your darkness. I will burn this world to the ground and dance in its ashes before I bend to your will. I am Khan.”
(Ouça-me, Ceti Alfa V. Você me avaliou mal. Vejo agora que sua beleza esconde sua verdadeira forma, uma visão monstruosa, uma devoradora de almas. Mas eu não temo essa forma. Esses tormentos que você enviou, esses jogos patéticos são feitos para nos deixar de joelhos. Mas eu sei muito em que ceder um mínimo de satisfação é condenar a todos nós. Lamentarei essas perdas. Enterrarei meus mortos. E então destruirei cada monstro que se esconde na sua escuridão. Queimarei esse mundo e dançarei em suas cinzas antes que eu me dobre à sua vontade. Eu sou Khan.)
Khan Noonien Singh
Trivia
- Pelo menos um início gravidez de uma aumentada foi confirmado aqui neste episódio, superando parcialmente o desafio imposto por seus criadores para impedir sua reprodução.
- Vemos aqui praticamente todas as etapas dos efeitos da infecção por uma ceti-enguia descritos por Khan em Jornada nas Estrelas II: suscetibilidade à sugestão, loucura, dor e morte.
Ficha Técnica
História de Nicholas Meyer
Roteiro de Kirsten Beyer & David Mack
Dirigido por Fred Greenhalgh
Exibido em 22 de setembro de 2025
Título em português: “Faça Seu Pior”
Elenco
Naveen Andrews como Khan Noonien Singh
Wrenn Schmidt como Marla McGivers
Sonya Cassidy como Rosalind Lear
Tim Russ como Tuvok
Juliette Goglia como Sylvana
Olli Haaskivi como Delmonda
Maury Sterling como Ivan
Zuri Washington como Madot
Mercy Malick como Ursula
Elenco Adicional
Maxwell Whittington-Cooper
Paul Castro Jr.
Aleena Khan
Tina Ivlev
Adriel Jovian Nerys Rivera
Juliette Goglia
Juan Francisco Villa
Jacqueline Jackson
Cynthia Hood
Fajer Al-Kaisi
Hamish Sturgeon
Hayden Bishop
Ethan Dubin
Christina Tellesca
Chad Chenail
Regina Taufen
Aaron Hendry
Aaron Fors
Jeremy Maxwell
Episódio na Íntegra
TB ao Vivo
Enquete
Edição de Maria Lucia Rácz
Episódio anterior | Próximo episódio
Descubra mais sobre Trek Brasilis
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.