Guia de episódios

STAR TREK:
THE MOTION PICTURE

1979



 









 


      
Sinopse comentada
       Comentários
       Citações
       Os novos efeitos
       Trivia
       Ficha Técnica
       O DVD

       A Aventura Humana está
       apenas começando...

 


"Jornada nas Estrelas: O Filme" é uma obra destinada a estabelecer marcos. Em 1979, a produção original provou ao mundo que era possível levar um seriado de televisão às telonas e fazer sucesso. Mais de 20 anos depois, o filme volta a fazer história, como um divisor de águas no tratamento que o franchise que ele praticamente inaugurou estava recebendo de sua administradora, a Paramount, no mercado de DVDs.

Não há muitas dúvidas de que o lançamento do DVD com a Edição do Diretor foi um marco. Robert Wise finalmente teve a chance de concluir o filme que ele gostaria de ter feito em 1979, mas não teve tempo suficiente para fazê-lo --uma chance raríssima na história do cinema, e feita dentro dos mais rígidos parâmetros de alteração de um filme, sinalizando aos fãs e à crítica a vontade de não "rescrever história".

É tentadora a chance de refazer um filme. George Lucas fez isso com sua edição especial da trilogia original de "Star Wars" e o resultado foi uma verdadeira revisão histórica do filme, que incluiu desde alterações meramente cosméticas e desnecessárias a verdadeiras adaptações do filme para os atuais padrões do que é considerado "politicamente correto". Quem perdeu na ocasião não foram nem tanto os fãs, mas a história do cinema. Um filme geralmente reflete os anseios e os medos da época em que foi produzido. Lucas deturpou sua própria criação, ao deslocá-la do ambiente histórico em que foi produzida.

Por isso é de se louvar a postura da Paramount de resistir à tentação de transformar "Jornada nas Estrelas: O Filme" em um travesti de sua versão original, pronta para se tornar o blockbuster de 2002. Claro, essa adesão tem seu preço.

A Edição do Diretor não trará de volta ao rebanho aqueles que se desgarraram depois de ver o filme original, em 1979. Os que o consideravam chato, longo e arrastado, continuarão tendo exatamente a mesma opinião. Robert Wise e seus colegas responsáveis pela nova edição do filme poderiam até tentar mudar isso, mas não seria mais que o esforço de Lucas com "Star Wars" --um desmembramento total do filme ao ambiente em que foi produzido.

Claro, muitos pensariam: Wise poderia ter ao menos cortado aquelas sequências intermináveis de efeitos especiais e atores olhando para uma tela azul. Mas a verdade é que, por pior que aquilo tenha ficado, a sequência era crucial para o roteiro e o andamento do filme. Que impacto a chegada de V'Ger à Terra teria para a audiência se Kirk e Spock levassem apenas dez minutos para atravessar todo o complexo da sonda e chegassem logo a seu cérebro --e ao fim do mistério--, descobrindo a Voyager-6?

O máximo que uma boa edição pode fazer a um filme ruim é torná-lo menos ruim. E a nova versão de Wise e cia. para "Jornada nas Estrelas: O Filme" faz exatamente isso --mantém intacta a história e o contexto do filme, tornando-o melhor apenas na medida que seria possível se Wise tivesse dois meses a mais para editar o filme, em 1979.

Mais que isso, o DVD com a Edição do Diretor não renega seu passado --inclui todas as cenas já vistas do filme, incluindo as tomadas originais de efeitos especiais trocadas na nova versão, as cenas que foram incluídas numa versão estendida para TV e as que estavam na versão original do filme, mas foram excluídas na nova edição. Sem dúvida, um bonito tributo aos que trabalharam para levar o filme aos cinemas na data marcada, não com o que gostariam de ter em mãos, mas com o que efetivamente tinham.

O esforço no novo DVD também se pagou nas trilhas de comentários, que incluem o próprio Robert Wise --um documento histórico e precioso, se levarmos em conta a idade avançada do diretor. Os comentários em texto de Michael Okuda também ajudam na celebração do filme, revelando tudo que há para saber em termos de trivia sobre a atribulada produção do primeiro filme.

Obviamente, nos documentários, faltou aquele tom crítico e imparcial que gostaríamos de ver. Mas não se podia também esperar que a Paramount fosse desenterrar toda a lama que envolveu a atribulada produção de Jornada I, só para satisfazer a curiosidade mórbida de alguns fãs. Mesmo assim, há mais nos DVDs (já que o disco é duplo) do que a maioria dos trekkers é capaz de decorar... o que não é pouca coisa.

E a Paramount sabe quando deu uma dentro. Tanto que promoveu uma festa de gala para o lançamento do DVD, que trouxe convidados ilustres, como o executivo Jeffrey Katzenberg, que contribuiu muito para dar o pontapé inicial nos filmes de Jornada, antes de se mudar para a Disney e ficar verdadeiramente famoso. Ele aparece aqui abraçando William Shatner, que dispensa apresentações.

Aliás, além do bom e velho capitão, Leonard Nimoy também esteve lá. E George Takei também, mostrando que não guarda mágoas com a Paramount por ter enterrado a sete palmos seu "sonho da série própria". Outros "grandes" do franchise estavam por lá, como Harve Bennett, produtor dos filmes II ao V, Ron Moore, ex-roteirista de A Nova Geração e Deep Space Nine e Greg Jein, o criador dos modelos das naves para as séries e filmes de Jornada.

A celebração não era só pela restauração do primeiro filme do franchise; era muito mais pelo futuro brilhante que Jornada estava ganhando, a partir daquele momento, no mercado de DVDs.

Até ali Paramount havia lançado, nos EUA, todos os episódios da Série Clássica, em volumes de dois episódios, e os outros oito filmes do franchise. Todos os discos vieram praticamente desprovidos de conteúdo extra, enfurecendo muitos dos fãs e desmerecendo a importância de Jornada no mercado de DVDs.

"Jornada nas Estrelas: O Filme", em DVD, promete mudar essa imagem drasticamente. Seu lançamento mostrou que vale a pena investir dinheiro na produção de um disco (aventa-se que a Edição do Diretor tenha custado US$ 1 milhão), e a Paramount prepara-se para a redenção junto aos fãs.

Já está programado o lançamento da edição especial em DVD do segundo filme da série, "Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan". Há muito material a se adicionar, e algo que certamente estará presente é uma trilha de comentários do filme feita por William Shatner e Leonard Nimoy.

A dupla já acertou para gravar comentários para todos os outros filmes clássicos, o que certamente será uma bela adição ao já vultoso material de referência que existe sobre esses longa-metragens.

Além disso, o estúdio promete calibrar melhor seus lançamentos das séries de TV. O primeiro ano da Nova Geração chega às lojas americanas em março de 2002, em um box-set com sete discos, todos os episódios e mais de duas horas de material extra, entre entrevistas, cenas cortadas e bloopers.

Um futuro simplesmente imperdível se abre para os trekkers no mercado de DVD. E, mais uma vez, será possível dizer que tudo começou com "Jornada nas Estrelas: O Filme".