Guia de episódios

STAR TREK:
THE MOTION PICTURE

1979



 









 


      
Sinopse comentada
       Comentários
       Citações
       Os novos efeitos
       Trivia
       Ficha Técnica
       O DVD

       A Aventura Humana está
       apenas começando...

 


Robert E. Wise (nascido no dia 10 setembro de 1914, em Winchester, Indiana, EUA) iniciou sua carreira na RKO como editor-assistente, rapidamente subindo ao posto de editor. Em 1941, Wise teve a honra de editar o mais importante filme americano de todos os tempos, "Citizen Kane" (1941), de Orson Welles, pelo qual recebeu uma nominação ao Oscar daquele ano. Wise também editou uma outra obra-prima de Welles, "The Magnificent Ambersons" (1942), tendo inclusive dirigido algumas cenas de forma não-creditada. A partir daí, Wise continuou sua ascensão até o posto de diretor, trabalhando na divisão de filmes-B da RKO, tendo dirigido nesta época o popular "The Body Snatcher" (1945). "The Set-Up" (1949), um drama em tempo real, foi a marca da virada em sua carreira. Os anos 50 trouxeram grandes filmes para Wise, como o clássico absoluto da ficção científica "The Day the Earth Stood Still" (1951), o sólido "Somebody Up There Likes Me" (1956), com um jovem Paul Newman, o excelente "I Want to Live!" (1958), com Susan Hayward e que deu a primeira indicação ao Oscar de melhor diretor para Wise, além do conhecido filme de guerra "Run Silent Run Deep" (1958), uma grande influência do episódio da série original "Balance Of Terror". A década de 1960 trouxe à tona os trabalhos mais conhecidos de Wise: "West Side Story" (1961) e "The Sound of Music" (1965), este último com o ator Christopher Plummer, que mais tarde faria o papel do general Chang em "Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida"). Ambos ganharam Oscars de melhor filme e melhor diretor para Wise. "The Sand Pebbles" (1966) rendeu mais uma indicação de melhor filme e o diretor acabou recebendo (na cerimônia do Oscar de 1967) o importante prêmio Irving G. Thalberg, pelo conjunto de sua obra. Wise também dirigiu o referencial filme de terror "The Haunting" (1963) e o bom Sci-Fi "The Andromeda Strain" (1971). Os anos 70 não foram bons para Wise e foram "coroados" com os péssimos "The Hindenburg" (1975), "Audrey Rose" (1977) e seu maior fracasso artístico, "Jornada nas Estrelas: O Filme" (1979). No topo dos seus 87 anos, Wise, que já foi presidente da associação dos diretores da América e da própria Academia de Cinema de Hollywood, posa naturalmente como um dos nomes mais queridos e respeitados da indústria.

No DVD temos alguns trailers e teasers da época do lançamento de "Jornada nas Estrelas: O Filme", que foram narrados por ninguém menos que Orson Welles.

Prêmios e nominações para "Jornada nas Estrelas: O Filme" (1979): três nominações ao Oscar (direção de arte/cenários, efeitos visuais e trilha sonora original), ganhou um prêmio Saturn por seus efeitos visuais, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro pela sua trilha sonora original e uma indicação ao prêmio Hugo, como melhor apresentação dramática.

Temos no elenco de apoio do filme os seguintes destaques: David Gautreaux (ator escolhido para o papel do vulcano Xon para a série nunca produzida, Jornada nas Estrelas - Fase II), como comandante Branch de Epsilon-9, a esposa de Shatner na época (Marcy Lafferty) como a chefe DiFalco, parentes de James Dooham e Grace Lee Whitney, David Gerrold (autor do episódio da série original "The Trouble With Tribbles") e Bjo Trimble (a trekker responsável pela campanha de cartas que manteve a série original viva da segunda para a terceira temporada na NBC).

Na famosa "cena da ala de recreação", aquela multidão ali reunida é composta em sua maioria por trekkers. Também na ala de recreação, Decker mostra para sonda-Ilia as fotos de cinco naves chamadas de Enterprise: a embarcação a vela, o porta-aviões, o ônibus espacial, uma nave espacial (que não é a Enterprise de Archer) e a nave estelar. 

Reza a lenda que a produção do filme foi extremamente confusa e que o roteiro de fato acabou sendo escrito por Robert Wise (e praticamente todo mundo). Segundo esta mesma lenda, o grande responsável por esta tremenda confusão teria sido o próprio Roddenberry, que discordava de praticamente cada aspecto da produção e paradoxalmente nao conseguia oferecer alternativas consistentes. Lenda ou não, uma coisa é verdade: colocando Gene apenas como um Consultor-Executivo (que quer dizer: ter de ser comunicado de todas as decisões de produção, ter que ser ouvido sempre por todos da produção, porém sem poder impor nenhuma decisão) nos filmes seguintes, a qualidade cresceu exponencialmente em relação a esta primeira tentativa.

A título de brincadeira. Será que a sonda-Ilia não seria a mãe-conceitual da Borg Seven Of Nine, da série Voyager? Boa parte da linguagem bate certinho, além do fato de nós termos "uma Voyager" no filme. Certamente Seven consideraria a mini-saia e os saltos altos da sonda-Ilia "muito eficientes!". Numa das falas do Spock também podemos encontrar uma linha que pode muito bem ter sido a origem do famoso "resistance is futile!", dos Borgs. E por último, o próprio Roddenberry brincou certa vez que o planeta-máquina deste filme seria o planeta natal dos Borgs.

Mark Lenard, mais conhecido como Sarek, pai de Spock, interpreta o capitão Klingon deste filme. Lenard também participou de Jornada como o comandante Romulano de "Balance of Terror" da série original.