Guia de episódios

STAR TREK:
THE MOTION PICTURE

1979



 









 


      
Sinopse comentada
       Comentários
       Citações
       Os novos efeitos
       Trivia
       Ficha Técnica
       O DVD

       A Aventura Humana está
       apenas começando...

 


Antes de entrar no tópico de comparações entre as versões do filme, é preciso esclarecer alguns aspectos.

Por falta de dinheiro e devido à pressão da Paramount em lançar rapidamente o filme em 1979, o resultado foi um produto defeituoso, ou seja, um filme inacabado e mal editado. Tinha muitas cenas desnecessariamente longas e outras repetitivas ao extremo. Muitos efeitos especiais também foram deixados incompletos por absoluta falta de tempo para terminá-los. 

Agora, mais de 20 anos depois, a Paramount resolveu finalmente consertar o filme, terminando cenas inacabadas e contratando o diretor do filme, Robert Wise, para reeditá-lo da maneira que gostaria de ter feito em 1979 se não fosse a pressa em lançar logo o filme pronto.

A empresa Foundation Imaging foi contratada para criar novos efeitos especiais e melhorar outras tomadas incompletas. A promessa lançada aos fãs foi no sentido de que o filme não seria de forma alguma adulterado, recebendo apenas um tratamento melhor para corrigir algumas falhas. Os novos efeitos especiais, gerados por computador, seriam criados como se fossem efeitos do final da década de 70 para não se diferenciarem do restante do filme. As novas cenas foram até envelhecidas para parecerem com o original.

Agora que podemos assistir ao produto final em DVD, podemos concluir que as promessas da Foundation foram honradas ao extremo. Os novos efeitos especiais se mesclaram perfeitamente com os antigos efeitos, sendo que para alguém que nunca viu o filme será difícil diferenciar o que é novo do que é velho.

As mudanças no filme foram feitas com o devido respeito à obra original, proporcionando uma experiência mais rica e envolvente, sem comprometer o desenrolar da trama em si, que continua exatamente igual ao original em conteúdo.

Confira as alterações:

Abertura

A primeira diferença entre as versões são os próprios créditos de abertura. Enquanto que no original os créditos, em letras simples, eram sobrepostos em um fundo preto, na nova versão há um fundo com estrelas passando, ao estilo de Jornada II, e os créditos, com novas fontes, vão se materializando.



Resultado: A materialização dos créditos por meio de um efeito de "fog", que lembra vagamente os créditos de "Primeiro Contato", não foi a melhor das opções disponíveis, mas ao todo temos agora uma abertura mais sofisticada.


Vulcano

No original o planeta Vulcano é interessante, mas demasiadamente exagerado em sua paisagem. Há vulcões demais, as cores são muito artificiais e há uma total ausência de uma atmosfera no céu, tanto que pode-se ver nitidamente uma imensa lua no céu.

Na nova versão Vulcano ficou mais real, com uma paisagem mais elaborada, cores mais apropriadas e finalmente há uma atmosfera.

Na cena em que Spock caminha em direção aos sacerdotes Vulcanos, a paisagem era muito confusa, com várias estruturas rochosas indefinidas e falta de profundidade tridimensional.

Agora, na nova edição temos uma fantástica paisagem com imensas estátuas em volta do cenário.

Essa era a concepção original para o filme de 1979 como pode-se verificar pelos storyboards originais.

É interessante apontar que o Spock que agora vemos caminhando foi totalmente gerado por computador. O efeito ficou bastante real.

Resultado: Fantástico! Vulcano está mais belo e exótico do que antes, mais de acordo com a idealização original e mais parecido com o planeta que veríamos nos filmes posteriores.


São Francisco

A edição original era bem adequada, mas não mostrava São Francisco em muitos detalhes.

Na nova edição, também realizada com base nos storyboards originais, temos uma cidade mais elaborada, com mais prédios e diversos outros detalhes mais realistas.

Entretanto, muitas das paisagens ao fundo são nitidamente montagens de fotos digitalizadas, tornando o resultado final um pouco artificial.

Resultado: As novas cenas são muito bem feitas, mas faltou capricho nas cenas de fundo.


Frota Estelar

No original há um hangar muito bem elaborado, com uma mesclagem excelente de atores reais, cenários matte-paitings e miniaturas.

Na nova edição essa cena foi melhorada substancialmente, com adição de um fundo mais real mostrando a Ponte Golden Gate, mais naves e mais detalhes no cenário.

Só como curiosidade, podemos ver uma nave auxiliar da Série Clássica na extremidade direita da foto. Um belo toque!

Resultado: Muito bom. O que já era muito bem realizado ficou melhor ainda, sem saltar aos olhos com relação ao produto original.


Wormhole

A cena original já era muito boa, com excelentes efeitos especiais feitos à base de lasers e fumaça. O único ponto fraco era a destruição do asteróide, mostrando apenas uma simples explosão no espaço.

Agora, na nova edição, vemos o asteróide explodindo bem na frente da Enterprise enquanto esta sai do wormhole.

Resultado: As cenas novas contribuíram para dar mais sentido à cena, pois antes não era muito claro o que tinha ocorrido com a destruição do asteróide.


Janela

Uma simples, mas eficaz, inserção na nova edição mostra as naceles de dobra da Enterprise pela janela. Na edição original havia apenas as estrelas.

Resultado: Uma boa adição.


V'Ger ataca a Enterprise

Na edição original, logo após o primeiro disparo contra a Enterprise, que enfraquece seus escudos, V'Ger dispara novamente, mas vemos apenas o disparo se aproximando através da tela na ponte de comando.

Na nova edição foi criada uma cena totalmente gerada por computador, inclusive a Enterprise, onde podemos ver a mesma cena só que de um ângulo externo.

Resultado: Incrível! A Enterprise foi recriada com perfeição graças às tecnologias modernas em efeitos especiais. É preciso também resultar o meticuloso trabalho em fazer a nova cena como se tivesse sido filmada em 1979, incluindo imperfeições e granulações à cena para parecer que a fonte é uma película de um filme de mais de 20 anos.


A sonda de V'Ger

Na edição original, assim como na cena anterior, podíamos ver a sonda se aproximando somente pela tela da ponte.
Na nova edição também foi criada uma cena gerada por computador em que vemos pelo ângulo externo.

Resultado: Excelente também.


V'Ger se aproxima da Terra

Na edição original nunca vemos inteiramente o que é V'Ger. Por fora parecia uma gigantesca nuvem sem forma definida. Quando a Enterprise penetra na nuvem vemos várias estruturas imensas, porém indefinidas.

Na nova edição finalmente podemos ver V'Ger quando este se aproxima da Terra. A nuvem que cobria a estrutura se dissipa e vemos uma imensa e sinistra nave.

Resultado: Fantástico! Impressionante! Talvez a melhor cena gerada por computador incluída no filme. Finalmente, após mais de 20 anos, podemos ver o real formato de V'Ger. Entretanto, entrou aí uma certa dose de criatividade da equipe da Foundation, pois não havia nenhum registro em storyboard do formato da nave.


V'Ger dispara em ameaça à Terra

Na nova edição também podemos conferir V'Ger disparando aqueles projéteis de energia em direção à Terra.

Resultado: Igualmente fantástica. Podemos sentir como nunca a ameaça que V'Ger representa ao nosso planeta.


A Enterprise é levada ao encontro de V'Ger pessoalmente

Na edição original essa cena é mostrada quase que inteiramente através da tela da ponte de comando.

Na nova edição a Enterprise passa por mais uma câmara antes de chegar à "Ilha de V'Ger". "Ilha de V'Ger" foi o nome dado pela produção do filme à estrutura onde fica a central de V'Ger. Essa cena foi também gerada por computador com base em storyboards originais para o filme de 1979.

A própria Ilha de V'Ger também sofreu significativas modificações na nova edição. Ela é agora muito mais elaborada e bela, parecendo mesmo uma ilha no meio do nada.

Resultado: Temos agora uma cena mais eficaz do que originalmente.


Kirk, Spock, McCoy, Decker e Ilia vão até a Ilha de V'Ger 

Aqui temos, também, uma das mais significativas mudanças entre as duas edições. Na edição original vemos a Enterprise estacionada à beira da Ilha de V'Ger.

Os atores aparecem em cima do disco da Enterprise e olham à frente a gigantesca estrutura.

Na nova edição vemos uma ponte se materializando até a Enterprise para que os personagens possam caminhar até a Ilha de V'Ger .

Nesse aspecto, embora as novas cenas sejam muito mais interessantes, as antigas eram mais bem feitas. Comparando-se as fotos acima, vemos que a Enterprise parece mais real nas cenas originais. A mesma nave parece um tanto artificial na nova edição, faltando alguns efeitos, brilho e sombra em sua estrutura.

Entretanto, as imagens que vemos na nova edição são mais fiéis ao projeto inicial em 1979, conforme podemos conferir pelo storyboard original.

Nessa mesma cena temos agora um efeito inverso do que escrevi acima. Uma das cenas seguintes mostrava, no original, a Enterprise de perfil e os tripulantes ainda em cima do disco. Essa cena sim era um desastre total. Podemos ver claramente, até demais, que a Enterprise não passa de uma pintura em uma parede preta com um buraco imenso por onde passam os atores. Terrível. Talvez seja a cena mais inacabada de todo o filme.

Na nova edição essa cena foi devidamente corrigida e agora vemos por outro ângulo os atores indo em direção à ponte.

Essa cena também foi concebida originalmente em 1979, vide storyboard, mas nunca foi finalizada como deveria.

A cena dos atores caminhando pela Ilha de V'Ger também ficou mais elaborada na nova edição.

Resultado: Mesmo com alguns pontos negativos (faltou capricho na Enterprise gerada por computador em alguns cenas), não há como negar que as novas cenas são muito mais criativas e elaboradas do que as originais.


V'Ger se desmaterializa

Na edição original tínhamos uma cena belíssima, mas até certo ponto incompleta. Quando V'Ger se desmaterializava víamos apenas um imenso brilho no espaço, sem definição, e logo depois a Enterprise se originando dela.

Na nova edição vemos agora a nave de V'Ger no centro do brilho.

Resultado: Mantendo a beleza da cena original, temos agora uma cena mais completa e o efeito, no geral, é mais satisfatório.