Guia de episódios

STAR TREK:
THE MOTION PICTURE

1979



 









 


      
Sinopse comentada
       Comentários
       Citações
       Os novos efeitos
       Trivia
       Ficha Técnica
       O DVD

       A Aventura Humana está
       apenas começando...

 



Imagem


"O Filme" é apresentado em widescreen anamórfico na proporção original de 2,35/1. Para quem sempre assistiu à versão "mutilada" em tela cheia, essa edição será uma verdadeira revelação, pois o filme e seus fantásticos efeitos especiais podem agora ser apreciados em toda a sua glória.

A imagem é muito boa, mas faltou um tratamento de recuperação da película original. A imagem está muito envelhecida, tem muita granulação e as cenas escuras perdem definição.

Em compensação a resolução da imagem está excelente e as cores estão fantásticas. Mesmo com alguns defeitos, é a melhor edição lançada do filme no quesito imagem. As edições anteriores em VHS e laserdisc tinham uma péssima imagem, pois foram originadas de um master de baixa qualidade.


Som

Para essa edição especial de "Jornada nas Estrelas: O Filme", a trilha sonora do filme foi totalmente restaurada, remixada e aperfeiçoada para os padrões modernos de som. O resultado é incrível.

O som é fantástico. Já no início do filme vemos nossa sala bombardeada pela magnífica trilha sonora de Jerry Goldsmith. O som em inglês Dolby Digital 5.1 cria um ótimo ambiente sonoro, com excelente distribuição entre as caixas frontais e traseiras.

Também está disponível a opção de áudio em Dolby Surround para quem não tem um sistema de som Dolby Digital.

Não há dublagem em outros idiomas, pois se trata de uma nova edição do filme, com cenas novas e seria difícil sincronizar o áudio com dublagens pré-existentes. O filme teria que ser dublado de novo em outras línguas e isso custa caro.


Extras:


Sendo a primeira edição especial de um filme de Jornada nas Estrelas, a Paramount tinha que caprichar; e caprichou mesmo, mais do que o esperado. Temos:

Um excelente menu interativo, no disco 1, que simula a tela da ponte da Enterprise. No disco 2 o menu é melhor ainda, onde as opções são acessadas em um V'Ger recriado por computador.

Comentários do diretor Robert Wise, do compositor Jerry Goldsmith e da equipe técina do filme, que substituem a trilha sonora. Traz informações preciosas do filme e da nova Edição do Diretor.

Texto de Michael Okuda, que funciona à semelhança de uma legenda comum, trazendo informações técnicas sobre o design do filme.

Documentário sobre o projeto Fase II, que foi abortado. Traz entrevistas e fotos raras.

Documentário do filme original, que traz entrevistas com parte do elenco e produção. Imperdível também.

Documentário sobre os novos efeitos especiais. Muito interessante. Mostra comparações entre os efeitos e o porque de se fazer tais alterações.

Trailers originais e comerciais de TV. Não vistos desde a estréia do filme em 1979.

Cinco cenas do filme original que foram alteradas na nova edição. Aqui elas são mostradas de forma integral.

Onze cenas deletadas que fizeram parte de uma versão televisionada nos EUA em 1983. A cena mais interessante é a de Kirk, com roupa espacial, deixando a Enterprise para buscar Spock. Note-se que nessa cena a Enterprise aparece inacabada, no meio de um estúdio de gravação, e mesmo assim a cena foi parar na televisão. Na época ninguém percebeu (?!).

Três sequências de storyboards originais de algumas cenas do filme. São interessantes, pois foram usadas como base para os novos efeitos especiais.

Uma breve apresentação da série Enterprise.


Ficha Técnica

Extras: Menu interativo, Seleção de Cena, comentários do diretor e equipe técnica, texto de Michael Okuda, 3 documentários, trailers, comerciais de televisão, 5 cenas deletadas da versão original de 1979, 11 cenas deletadas da versão para televisão de 1983, storyboards e uma breve apresentação da série Enterprise

Vídeo: Widescreen anamórfico (2,35:1)

Áudio: Inglês (Dolby Digital 5.1 Surround), Inglês (Dolby 2.0 Surround)

Legendas: Inglês, Português, Espanhol

Ano de produção: 1979

Duração: 136 minutos

Ano de Lançamento no Brasil (Região 4): 2002