Rick Berman fala sobre Voyager e Jornada em site oficial

Dois videoclipes colocados hoje no site oficial de Jornada nas Estrelas, o Startrek.com, mostram trechos de uma entrevista com o sucessor do criador Gene Roddenberry no comando do franchise, o produtor Rick Berman.

Ele fez comentários sobre as mudanças de Voyager ao longo dos anos e analisou brevemente como ele vê o conceito de Jornada nas Estrelas.

“Eu acho que a série mudou”, diz Berman sobre Voyager, “em ondas durante os últimos seis anos, como todas as séries fazem, como todas as pessoas fazem. Eu acho que teve uma época em que o show ficou um pouco preso à idéia de se estar perdido no espaço e tentando voltar para casa, e eu acho que percebemos isso. Certamente, nas últimas duas temporadas, a quinta e a sexta, nós tentamos enfocar mais em histórias “high-concept” com um pouco mais de aventura e diversão, e um pouco menos da questão de se estar perdido no espaço.”

Berman também deu sua definição do que é Jornada nas Estrelas. “Eu acho que todas as séries de Jornada tiveram em parte histórias sobre moralidade, mas só em parte. Tentamos criar episódios provocativos, que fizessem as pessoas pensarem e fazendo o que a ficção científica faz melhor, que é trazer histórias que falem de assuntos contemporâneos, para que as pessoas possam olhá-los de um modo diferente. Mas não é sobre isso que Jornada se apóia, só de tempos em tempos. Eu acho que o que a maioria das histórias retrata é um grupo de humanos que é, de muitos modos, muito melhor do que nós somos hoje, ocupados na incrível tarefa de explorar o Universo.”

As definições de Rick, como sempre, acertam no alvo. Uma pena que nem sempre elas se traduzam no produto final.