VOY 3×10: Warlord

Kes, com o namoro em crise, se transforma em tirano assassino

Sinopse

Data estelar: 50348.1

A USS Voyager transporta a bordo três pessoas pouco antes da nave delas explodir: uma mulher ilari chamada Nori, seu marido ferido Tieran e um homem ilari de nome Adin. Embora o Doutor e Kes tentem salvar Tieran, ele acaba morrendo. Pouco tempo mais tarde, Neelix fica chocado ao ouvir de Kes que ela quer passar mais tempo sozinha. Quando a Voyager chega ao planeta Ilari, o líder local, conhecido como “o Autarca”, manda um representante à nave ao invés de ir em pessoa. Inexplicavelmente, Kes saca um feiser e mata o representante e um membro da tripulação, escapando em uma nave auxiliar roubada com Adin e Nori.

Kes leva a nave para um acampamento militar e toma comando das tropas que lá a aguardavam. Enquanto isso, Janeway se encontra com Demmas, o filho mais velho do Autarca, o qual explica que o corpo de Kes está habitado por Tieran, um antigo governante ilariano que foi derrotado por um ancestral de Demmas há 200 anos. Desde então, Tieran tem sobrevivido pela transferência de sua mente a uma série de corpos hospedeiros. Janeway concorda em ajudar Demmas a deter Kes/Tieran, mas antes de conseguir fazê-lo, o tirano executa o Autarca na frente do irmão mais novo de Demmas, Ameron, e se intitula o novo Autarca.


Kes/Tieran tenta envenenar os pensamentos de Ameron contra Demmas, visando levá-lo a cooperar com o novo regime. Nesse meio tempo, o Doutor projeta um estimulador sináptico que removerá os padrões neurais de Tieran do corpo de Kes — se eles conseguirem se aproximar o bastante para usá-lo. Tuvok se transporta para o palácio do Autarca, mas é pego e aprisionado antes de tentar colocar o plano em prática. Quando Kes/Tieran interroga Tuvok, o vulcano consegue iniciar um elo mental e falar diretamente com Kes, que lhe diz estar lutando com Tieran para recuperar o controle.

Kes/Tieran ordena que a Voyager deixe a órbita, mas o estresse da luta mental entre Kes e Tieran resulta em um paranóico Kes/Tieran matando Adin. Para a tristeza de Nori, o tirano anuncia um casamento com Ameron. Momentos depois, uma coalizão entre a tripulação da Voyager e as forças de Demmas invade o palácio. Paris liberta Tuvok, enquanto Neelix coloca o estimulador sináptico em Kes/Tieran. Tieran pula para um novo hospedeiro — Ameron — mas Kes coloca o aparelho nele e Tieran é finalmente destruído. Demmas, o herdeiro legítimo, se torna o Autarca.

Comentários

O episódio obviamente trabalha Kes, mas a participação de outros personagens não deve ser deixada de lado. Tuvok é abordado sobre suas emoções reprimidas, Neelix é analisado sob a perspectiva de Kes (a qual, convenhamos, é muito semelhante à dos telespectadores), enquanto B’Elanna mostra algumas facetas nunca antes vistas, na cena do holodeck.

A história começa a se desenvolver bem, até o ponto em que o representante ilari se transporta à Voyager. Já virou de praxe a tripulação não conseguir conter uma violação da segurança. Francamente, a performance de Tuvok e sua equipe deixa a desejar. Por que eles nunca conseguem deter a fuga dos intrusos? Mas o mais grave: como Tieran conseguiu manipular os sistemas da Voyager com tanta eficácia? Embora tivesse se apossado do corpo e de parte dos conhecimentos de Kes, o domínio dela sobre os sistemas da nave é bastante limitado. A sequência do roubo da nave auxiliar é a prova de que a tripulação precisa passar por um novo treinamento. Eles não conseguem nem detê-la nem persegui-la. A explicação para isso é muito parecida com aquela dada à habilidade de Tieran saltar de hospedeiro para hospedeiro. Como de costume, a habilidade existe, mas o roteiro falha em fornecer uma explicação crível.

Felizmente, o que se sobressai no episódio é a atuação de Jennifer Lien. Aliás, parece que a exploração do potencial do elenco na interpretação de estilos diferentes tem sido uma das preocupações dos produtores nesta temporada. É só lembrar de Roxann Dawson em “Remember”. Lien convence pelas expressões faciais e pelo uso da voz. Para muitos, Kes, embora carismática, é apagada. Aqui a atriz encarna um personagem muito mais forte do que o que vem interpretando há três temporadas.


Com certeza foi uma tentativa de desenvolver Kes. Ela estará em evidência como nunca antes, em diversos episódios do terceiro ano. Mas o telespectador estará sendo exposto a um desenvolvimento tardio e muito rápido. As habilidades mentais da personagem, que permaneceram em dormência por meses – aparecendo ocasionalmente – serão super-utilizadas até o final da temporada. Isso porque a essa altura na série a saída de Lien do elenco fixo já era uma certeza. A partir de então, o enfoque, a forma de se contar histórias e tudo mais mudaria dramaticamente.

Sobre Tieran, ele é mais um ditador obcecado pela imortalidade, que acaba colocando a Voyager no meio de uma guerra civil. Mesmo se a Kes não tivesse sido envolvida na história toda, o episódio acabaria tratando indiretamente da Primeira Diretriz. A tripulação mais uma vez para a viagem a fim de salvar um grupo de alienígenas desconhecidos, que por coincidência são rebeldes lutando contra o governo.

A inocente Kes é forçada a presenciar atrocidades e acaba despertando sentimentos dentro si nunca antes experimentados. Muito do que Tieran fez se refletiu em Kes. Ele usa da sedução como instrumento para chegar ao poder, e no corpo de uma mulher atraente sente-se particularmente capaz. Ela sai mudada dessa experiência. “Quanto mais se luta contra um inimigo, mas você se parece com ele”. Ela luta por uma causa nobre, mas sai endurecida e com cicatrizes, incapaz de retomar a vida como a conhecia.
Por fim, vale a pena falar do novo programa de holodeck. Ele aparecerá bastante nesta temporada, e renderá uma história própria envolvendo Tuvok. De tempos em tempos a série substituirá os cenários do holodeck e os usará em tramas secundárias. Portanto, o telespectador pode esperar por mais mulheres andando de biquíni em Voyager

Avaliação

Citações

“I wasn’t sure you’d enjoy the program with the new modifications Harry and Tom added.”
“Well, I’ve made a few modifications of my own.”
(Eu não tinha certeza que você ia gostar do programa com as novas modificações que Harry e Tom adicionaram.)
(Bem, eu fiz as minhas próprias modificações.)
Neelix e Torres

“It might be a good idea if both of us should spend some time apart.”
(Talvez fosse uma boa ideia se nós passássemos algum tempo separados.)
Kes

“I’ve been exploring the mind of this little girl and I’ve discovered some interesting abilities.”
(Estive explorando a mente desta garotinha e descobri algumas habilidades interessantes.)
Kes

Trivia

  • Aqui é vista a primeira aparição do programa “South Seas Island holiday resort” no holodeck.
  • Repare nos pés de Neelix que são mostrados aqui. Eles são muito diferentes dos mesmos pés do personagem quando mostrados em “Caretaker”.
  • Desde “Basics, Part II” mais ninguém havia morrido em Voyager. Aqui é a vez do alferes Martin perder a vida.
  • O ator Brad Greenquist (Demmas) também apareceu em Deep Space Nine, como Krit, no episódio “Who Mourns for Morn”.
  • Karl Wiedergott (Ameron) apareceu em “Dear Doctor”, da primeira temporada de Enterprise, como Larr.
  • A terceira temporada de Voyager vê o fim do romance entre Neelix e Kes, algo que aconteceu fora das telas. Aqui temos a primeira indicação de que o relacionamento não anda bem das pontas.

Ficha Técnica

História de Andrew Shepard Price & Mark Gaberman
Roteiro de Lisa Klink
Dirigido por David Livingston

Exibido em 20 de novembro de 1996

Título em português: “O Senhor da Guerra”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garret Wang como Harry Kim

Elenco convidado

Anthony Crivello como Adin
Brad Greenquist como Demmas
Galyn Gorg como Nori
Charles Emmett como Resh
Karl Wiedergott como Ameron
Leigh J. McCloskey como Tieran

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Stéphanie Cristina
Revisão de Roberta Manaa

Episódio anterior | Próximo episódio