Abrams diz porque é contra spoilers para Jornada

abrams.JPGSe você é um trekker acostumado a ler notícias sobre os bastidores das produções de Jornada nas Estrelas muito antes de serem lançadas na TV ou no cinema, com J.J. Abrams pode esquecer. O produtor de Lost e Cloverfield não pretende revelar nenhum spoiler para o novo filme da franquia até sua estréia. O The Jossip blog conseguiu falar com Abrams que explicou o porquê dessa estratégia.

O artigo do famoso blog de fofocas sobre celebridades, Jossip Blog, intitulado “The Psychology of Spoilers” (A Psicologia dos Spoilers) mostra os dois lados sobre a divulgação de spoilers (revelações de fatos importantes de um filme) e Abrams é claramente um anti-spoiler. Veja o que diz o artigo bem como o comentário de J. J. Abrams. “Para J. J. Abrams, o crescimento da cultura de spoilers tornou-se tão alarmante que ele fez um filme em resposta a isso, Cloverfield“, disse o autor do artigo, “Abrams viu o seu filme de monstro (filmado em segredo e marketeado com modestos e mínimos teasers) como um protesto contra a sobrecarga da era da informação onde as pessoas pensam que experimentaram as coisas antes mesmo que elas aconteçam”.

Continuando o blog em seu comentário, “Agora, o diretor está gravando o novo filme de Jornada nas Estrelas, e ele acha a si mesmo em conflito com os radicais trekkers que querem saber cada detalhe sobre o filme mesmo ainda faltando um ano. Ele respeita essa fome de saber, mas está convencido de que os fãs estarão em melhor situação se esperarem até 08 de maio de 2009. “Conhecer o detalhe cru e experimentar esse detalhe, são duas coisas totalmente diferentes“, diz Abrams, “Eu argumentaria que não saber desses detalhes antecipadamente é o modo mais revigorante para viver, quando refere-se a entretenimento“, disse o produtor ao blog.

Vamos torcer para que as surpresas, no dia de sua estréia, sejam boas.

Fonte: TrekWeb e TrekMovie

24 Comments on "Abrams diz porque é contra spoilers para Jornada"

  1. "Frank" Hollander | 5 de junho de 2008 at 10:12 am |

    Ponto final na questão. Não esperem mais nada antes do lançamento – salvo – algum maluco conseguir que algum ator/membro de equipe dê com a língua nos dentes.

  2. Para mim existe um meio termo! O diretor é muito radical e poderia sim, soltar algumas informações à respeito da produção, isso seria até saudável! Sou contra spoilers que retiram do espectador toda a surpresa da trama, mas não sou contra mostrar alguns detalhes do filme ou certas curiosidades à cerca do mesmo, seria, portanto, uma forma de amenizar a espera dos fãs, sempre tão curiosos.

    Lado outro, o site trek brasilis teria muitas informações novas e interessantes para noticiar, até porque, ninguem aqui aguenta ler mais aquelas declarações vazias feitas por atores ou gente da produção à respeito do filme, haja vista que estão sempre falando muito, mas não dizem nada!

  3. Ou vai ver ele esta com medo de divulgar algo, porque sabe que os fãns vão criticar.

  4. Concordo com o post 3.

    Acho que a modificação do canon foi tão radical, que eles está com medo dos fans saberem e literalmente figurem deste novo filme.

    Para min o filme criará uma linha de tempo alternativa, para que ele possa reescrever a série da forma dele.

    Lembrar de De Volta para o Futura, será basicamente isto, alguem volta para o passado, faz um besteira (mata alguem importante ou impede que algo importante ocorra) e tudo muda.

    Acho que veremos uma nova Federação, uma Frota realmente militar …

    Quem sabe até mesmo a criação do universo do espelho, já pensaram nisto, ele recriar toda série baseada no “lado negro da força” de Jornada !

    Como já disseram, surreal !!!

  5. Mário Augusto Gomes | 5 de junho de 2008 at 12:33 pm |

    Parece que Star Trek que tanto amo acabará em 2009, uma pena.

  6. Fabio Federico | 5 de junho de 2008 at 1:24 pm |

    Olha… complidada esta discussão. Particularmente eu acho que, faltando 11 meses para o lançamento do filme, nós vimos coisa até demais. Eu quero muito ver como ficou a releitura da enterprise (ícone maior), como será a interação do personagens, o figurino, etc, mas tudo isso com certeza veremos em teasers e em traillers até o lançamento do filme… é só esperar… Agora, saber spoilers mais aprofundados sobre pro exemplo quem fica como e por que eu acho sinceramente um grande despedício de tempo que acaba com toda a vontade de ver o filme sendo contado no cinema. Eu sou um fã (desde os 11 e hj estou com 31 !!!) e sinceramente o que eu mais quero é ver novos filmes de Jornada, porém, bons filmes de Jornada. E acredito que JJ assim o fará. A Jornada que conhecemos e gostamos, que trata da aventura humana na conquista do espaço e no conhecimento que advém daí, eu acredito que estará retratada no filme. Os perífericos como o figurino ser igual ou não, a ponte da Enterprise ser igual ou não, termos todos os alienígenas de aparencia humana e pele colorida estarem lá ou não, sinceramente para mim não importa muito. Caros, não vamos nos ater a isto. E que todos tenhamos um bom filme e que ele seja um divisor de águas no universo de Jornada que direcione a franquia para um caminho fértil e duradouro !!!!

  7. Ele é um malandro, isso sim. Só faz isso pra dar marketing e mesmo que seja uma porcaria o filme, vai faturar milhões.

  8. Se olharmos para o lado dele, acho justo a falta de spoilers.
    Jornada já é uma franquia conhecida, que bem ou mal as pessoas já sabem de antemão de Kirk, Spock, Enterprise. Além do fato de ter o carimbo de franquia de nerds.
    Se ele quer tentar atrair as pessoas que não conhecem ou não curtem Jornada do jeito que ela está, então é melhor fazer algo diferente e esconder pra não estragar a surpresa.

    Mas estou com o colega Fabio Federico, não ficaremos também sem saber de nada até a estréia, porque assim seria prejudicial para o marketing. Então vamos esperar pelo primeiro trailer que deverá ser quente e misterioso. Bem ao estilo Abrams.

  9. Wilson Roberto | 5 de junho de 2008 at 2:48 pm |

    Essa fobia pelo segredo pode – e deve – ser parte da própria divulgação do filme, criando um suspense extra entre os fãs. Pode ser que o filme não seja lá essas coisas, mas teremos que aguardar até a estréia para descobrir.

  10. JOAO GILBERTO | 5 de junho de 2008 at 3:55 pm |

    Não acho que o pensamento do J.J. Abrams esteja correto. O filme “Homem de Ferro”, foi amplamente divulgado em Spoilers e foi um sucesso em renda, deixaram os fans satisfeitos em todos os sentidos.
    Pelo que sei o diretor Jon Favreau agradeceu muito aos fãns as contribuições durante o processo criativo do filme no seu blog.
    Como fãns, só nos resta torcer…..

  11. Jornada nas Estrelas é um caso à parte…
    Não é fácil ressuscitar um defunto… (boa sorte, JJ!)

  12. esse abrams é um tamanho cara de pau…e como deu no omelete hoje, a paramount ja esta pedindo para ele um roteiro para star trek 12

  13. concordo em número e grau com o amigo “Frank” Hollander .

  14. gente gente…atire a primeira pedra…..adoro surpresas….uma coisa eu digo pior q os filmes da nova geração(tirando primeiro contato) eu garanto q não vai ser.

  15. Gostem ou não, o futuro chegou também para Jornada! Imaginem: pela 1ª vez teremos uma Enterprise realista, modelada e texturizada em Maya pelos artistas da ILM. Se acompanhada de um excelente roteiro… será um estouro! Imaginem se alguma parte do spoiler revelado não agrada aos tradicionais fãs! Aí o estouto pipoca, né? Para o bem e para o mal, o segredo é um excelente marketing!!! Vida longa e sucesso nela!!!

  16. Ralph Pinheiro | 6 de junho de 2008 at 9:04 am |

    Na verdade, Abrams está fazendo algo bem simples, isso sem tirar o seu mérito criativo, claro.
    Ele pega enfoques antigos e já esquecidos, mas que foram bem sucedidos no passado, faz um up-grade e usa-os com jogo de câmera e movimento de cena inteligentes.
    Um dos enfoques esquecidos é Além da Imaginação e se quer botar um pouco de ação com tema de scifi, usa o estilo Guerra nas Estrelas.
    Lost e Missão Impossível III tiveram esses enfoques.
    Para Cloverfield foram também utilizados dois estilos esquecidos.
    Acho que ele vai fazer o mesmo com Jornada. Vai dar um pouco mais de ação, inserirndo um enfoque de mistério e aventura a trama, sem perder as características básicas dos personagens e de alguns eventos básicos da franquia.
    Se ele for contar tudo isso antes do filme vai perder a chance de causar boa surpresa ao público e desagradar aos fãs antes do tempo e matar o filme no seu nascedouro.
    Porisso os spoilers são proibidos por ele.

  17. Vamos esperar pra ver o que será do filme, não acho a estratégia de esconder o jogo o máximo possível errada.
    Começo a pensar em como será o lançamento desse filme no Brasil, espero que seja um grande lançamento e simultâneo ao lançamento americano.

  18. Tenho muita curiosidade como qualquer fã, mas estou totalmente otimista nesse caso.
    Se Abrams for metade do trekker que diz que é, e se for metade do cineasta que já provou ser, não tem muito jeito do filme ser ruim. Ainda mais se o roteiro já passou pelo crivo de um dos profissionais mais conscientes, dentre os envolvidos com a franquia (Leonard Nimoy, no caso).

  19. Tem horas que a melhor publicidade é nenhuma publicidade. Os trailers devem sair a seu tempo, e os spoilers como ja foi dito, podem ser uma estratégia errada mesmo.

  20. Ainda continuo favorável ao marketing viral.

    Chris Nolan que o diga! O filme Batman Begins, de 2005, é citado por quase todos que recebem a ingrata tarefa de recriar uma franquia ou de filmar algum personagem ou qualquer “universo” fantástico que seja.

    Assim como ocorreu com o ótimo HOMEM DE FERRO, cujo diretor Jon Favreau sempre cita Batman Begins ou mesmo o ainda inédito The Dark Knight em qualquer entrevista.

    The Dark Knight, aliás, nada teve de humilde e despretencioso como seu antecessor, Batman Begins. A Warner Bros. pagou MILHÕES à 42 Entertainment para criar a incrível mega-campanha de “Jogos de Realidade Alternativas” (Alternative Reality Games) para angariar novos adeptos ao universo do Batman. Nada menos do que TRINTA E CINCO sites relacionados ao novo filme (com mensagens via e-mail e via celular para os fãs cadastrados).

    Junte tudo isso à trágica morte de Heath Ledger (que interpreta O CORINGA) e é possível vislumbrar a bilheteria que o filme poderá alcançar…

    E parece que o terceiro filme já está mais do que garantido.

  21. temporalvorthex | 8 de junho de 2008 at 9:14 pm |

    Acho que o J.J. Abrams está certo. É sempre difícil resistir a saber de antemão detalhes da trama de um filme pelo qual esperamos com ansiedade. Algumas vezes, mesmo decididos a não querer conhecer antecipadamente detalhes de uma história, fica quase impossível não saber, tamanha a repercussão dessas revelações ‘antes da hora’ dos enredos de grandes filmes. Na minha opinião, sempre estraga a surpresa de ver o filme pela primeira vez. Prefiro desse jeito. Saber a história somente na exibição, no cinema. 😀

  22. “pela 1ª vez teremos uma Enterprise realista, modelada e texturizada em Maya pelos artistas da ILM”

    Ué? Será que uma Enterprise modelada virtualmente é mesmo mais realista que um modelo real que era filmado antigamente?

  23. Sim! Hoje há softwares que simulam iluminação e sombras com o realismo e perfeição que os meios antigos através de maquetes miniaturizadas e enquadramento de luzes não possuiam; temos softwares como o Mental Ray, da Mental Images, usado por muitos estúdios, o V-ray, Renderman (utilizado pela Pixar) e, também o real flow para simulações físicas, entre tantos outros! Todos os filmes hoje utilizam desse recursos, mesmo os de não sci-fi, porque além do realismo, também tem um custo menor e, claro, esses softwares são apenas ferramentas e, tudo vai depender da peça entre a cadeira e o teclado. Artistas em CGI “de ponta” a ILM tem de sobra. Quem quiser conhecer mais sobre esse universo da computação gráfica, há vários sites interessantes, como 3dcafe, 3dtotal, 3d1 entre tantos outros!

  24. É, alguém aqui se lembra que:

    – em 26 de Junho de 2009 estréia TransFormers II: Revenge of the Fallen.

    – em 9 de agosto de 2009 estréia G.I.JOE.

    Digam o que quiserem, mas eles também são filmes nerds…

Leave a comment

Your email address will not be published.


*