TNG 1×04: Code of Honor

Roteiro fraco e preconceituoso prejudica história direcionada para Tasha Yar. Leia agora a revisão do Trek Brasilis para “Code of Honor”, de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração.

Sinopse:

Data Estelar: 41235.25.

Quando a Enterprise chega a Ligon III para obter uma vacina necessária para conter uma praga em outro planeta, Tasha Yar é sequestrada pelo líder ligoniano, Lutan. Ele quer que ela se torne sua esposa, e para isso, precisa passar por um combate até a morte com Yareena, a atual esposa do chefe.

Precisando da vacina e incapaz de intervir usando de força em razão da Primeira Diretriz, Picard aceita que Yar participe do combate. Quando Yar vence, espetando Yareena com uma arma envenenada, as duas são levada à Enterprise, onde a doutora Crusher está pronta para ressuscitar a ligoniana derrotada.

Após ter sua morte registrada, Yareena volta à vida, tirando de Lutan todos os direitos às propriedades dela e transferindo-os a outro ligoniano, Hagon, que passa a ser seu novo marido. Lutan fica como o “número dois”.

Comentários:

“Code of Honor” segue a tradição da maioria dos episódios do primeiro ano de A Nova Geração: ele é todo escrito para demonstrar uma “moral ad história”. No caso, a mensagem é dada pelo total fracasso de Lutan ao fim do episódio. “Quem tudo quer, nada tem”, diz o episódio.

Uma mensagem adicional que pode ser extraída é “não jogue com os outros, pois eles podem fazer isso com você”. E foi exatamente isso que Picard e cia. fizeram com o espertalhão líder de Ligon III. Ressuscitando Yareena após seu combate com Tasha Yar, tiraram de Lutan todas as suas propriedades e garantiram que o então líder do planeta passasse a ser um réles subordinado.

Tirando essa filosofia de fundo de quintal, pouco resta da história que mereça ser valorizado. Preconceituoso, o episódio mostra uma civilização de costumes e condutas bárbara em que, curiosamente, todos os seus membros são negros. Um ponto lamentável na história de Jornada nas Estrelas.

De qualquer maneira, o episódio apresenta alguns marcos importantes. A relação entre Wesley e o capitão começa a se aprofundar, com uma mãozinha da doutora Crusher. Graças à intervenção dela, o menino ganha até a chance de sentar-se em uma das estações da ponte.

Tasha mostra mais uma vez sua fragilidade emocional, ao se reconhecer atraída tão facilmente pelos (tão poucos) encantos de Lutan. E dá até para entender que o ambicioso líder esteja querendo trocar de mulher. Com alguém como Yareena, uma das personagens mais chatas da história da televisão, qualquer um bolaria o mais sórdido dos planos, só para se ver livre dela.

A discussão da Primeira Diretriz entra em ação pela primeira vez em A Nova Geração, e descobrimos que Picard não é tão flexível quanto Kirk com relação a isso. Entretanto, ele já mostra sinais de que driblar a lei talvez seja uma solução satisfatória. Kirk era mais cara-de-pau, mas na prática o resultado é o mesmo.

Citações:

Picard – “Oh, yes… speaking as a mother…”
(Ah, sim… falando como mãe…)

Riker – “But I warn you. If you get hurt, I’ll put you on report, captain!”
(Mas estou avisando. Se você se ferir, vou colocá-lo em meu relatório, capitão!)

Lutan – “Then there will be no treaty, no vaccine and no lieutenant Yar!”
(Então não haverá tratado, nem vacina e nem tenente Yar!)

Trivia:

  • A escritora Katharyn Powers, uma fã da série clássica e escritora veterana de séries como “Kung Fu”, “Logan’s Run” e “Fantastic Journey” conhecia D.C. Fontana há um longo tempo quando recebeu uma proposta para ajudar nas idéias da recém-criada Nova Geração. Ela e seu colega Michael Baron inicialmente tentaram usar como base a cultura dos samurais japoneses para a raça réptil Tellsians. Porém nem todo mundo gostou dos resultados. Tracy Tormé, um escritor eventual da Nova Geração, depois disse que ficou até embaraçado com o visual “África tribal dos anos 40” do episódio, e que a luta entre Tasha Yar e Yareena lembrou muito a luta Kirk versus Spock no clássico episódio “Amok Time”, porém sem o mesmo charme.
  • Os quadrados amarelos e pretos do Holodeck fazem sua estréia neste episódio, porém o painel de comando vocal utilizado por Tasha nunca mais voltou a aparecer na série.
  • O compositor Fred Steiner fez a trilha sonora deste episódio, e nunca mais voltou a compor para a série. Ele foi o único compositor da Série Original a compor a trilha de um episódio da Nova Geração.

Ficha técnica:

Escrito por Katharyn Powers & Michael Baron
Direção de Russ Mayberry
Exibido em 12/10/1987
Produção: 004

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha “Tasha” Yar

Elenco convidado:

Karole Selmon como Yareena
Michael Rider como chefe do transporte
Jessie Lawrence Ferguson como Lutan
James Louis Watkins como Hagon