Série Clássica retorna no formato Blu-ray

star-trek-blu-rayAproveitando a onda do novo filme, CBS e Paramount anunciaram que Jornada nas Estrelas será reapresentada, pela primeira vez, no formato Blu-ray, já em 2009. A princípio sairá apenas a série original, começando pela primeira temporada, que será, essencialmente, o Blu-ray da versão remasterizada. Além da série, todos os filmes relacionados ao capitão Kirk e cia também serão relançados neste formato.

Na programação da CBS e Paramount existe um total de quatro produtos de Jornada para 2009 (no mercado americano):

1 Star Trek The Original Series – Primeira Temporada,  dia 28 de abril;

2 Star Trek Original Motion Picture Collection (filme I e VI), dia 12 de maio;

3 Star Trek Motion Picture Trilogy (do filme II ao IV), 12 de maio;

4 Star Trek Motion Picture Trilogy (do filme II ao IV), DVD – dia 12 de maio.

A nova versão em Blu-ray terá mais adicionais do que as anteriores, incluindo comentários de Roberto Orci, Alex Kurtzman, Ira Steven Behr, Manny Coto, Judith & Garflield Reeves Stevens, e outros.

A Primeira Temporada da Série Clássica contem 07 discos, tendo os 29 episódios remasterizados com a opção de serem assistidos no original ou em CGI. Além disso temos o material extra que veio dos boxs sets remasterizados. Desses destacamos seis episódios comentados cena a cena: A Coleção, Parte I e II; Balanço do Terror; A Onde Nenhum Homen Jamais Esteve; Semente do Espaço; Missão de Misericórdia

Outros documentários adicionais também podem ser vistos neste box set: Elevador Espacial: O Transporte de Jornada no século 21; Reflexões sobre Spock; Vida Além de Jornada com William Shatner; O Nascimento de um Legado Eterno; Visionários da ficção científica; Kiss ‘N’ Tell (beija e conta) – O Romance no Século 23. Além de um raro video sobre os bastidores da série por Billy Blackburn e um tour virtual pela nave Enterprise.

star-trek-motion-picture-trilogyEmbora a série original nada apresente de novo para esse formato, não se pode falar o mesmo dos filmes. Todos os seis primeiros longa metragens foram digitalmente remasterizados em alta definição. As gravações em Blu-ray tiveram por base os lançamentos originais no cinema. Especial atenção foi dada para a versão Jornada II: A Ira de Khan, que foi completamente restaurada, num processo semelhante ao que a Paramount fez recentemente na edição blu-ray de O Poderoso Chefão. O diretor Nicholas Meyer disse que o negativo de Khan  “estava num estado terrível” e por isso seria necessário ampla restauração.

Cada filme tem um novo comentário feito por especialistas e fãs, além dos comentários de DVDs anteriores, resultando num total de mais de 14 horas de recursos especiais, incluindo a 2 horas e meia de novos materiais, onde destacamos: Comentários de Michael e Denise Okuda, Judith & Garfield Reeves-Stevens, Daren Dochterman, Nicholas Meyer, Manny Coto, Larry Nemecek, Ira Steven Behr, Roberto Orci e Alex Kurtzman, Ronald D. Moore e Michael Taylor. bem como os documentários: A Mais Longa Jornada: Escrevendo o Primeiro Filme; Especial Reunião de Jornada. A seção Academia da Frota fala sobre Os Mistérios por trás de V´Ger, de Celti Alpha VI, da Sonda Baleia, de Praxis, entre outros. Temos também a Biblioteca do Computador,  Compondo Genesis por James Horner e Um Tributo (merecido) a Ricardo Montalban, entre outras trivias e curiosidades. Tudo isso espalhado nas coleções “Trilogy”.

Estes box-sets são apenas lançamentos anunciados oficialmente, porém fontes dos sites TrekMovie e Digital Bits confirmaram outros filmes para 2009. Em setembro, a Paramount irá liberar o filme de J.J. Abrams nas versões Blu-ray e DVD. O estúdio está também planejando uma liberação dos quatro filmes de A Nova Geração, completos e com novas funcionalidades como bônus. Nesse mesmo período está previsto o lançamento no mercado das temporadas 2 e 3 da série original em Blu-ray.

Este ano teremos muito material novo sobre Jornada. Enquanto que em terra brasilis, o TB está em contato com a  Paramount Pictures do Brasil e qualquer novidade informaremos.   

Fonte: TrekMovie

25 Comments on "Série Clássica retorna no formato Blu-ray"

  1. Quem gostar do novo filme pode comemorar, que não gostar vai ter com que ficar feliz também.

  2. Alan Pires Ferreira | 18 de fevereiro de 2009 at 10:23 pm |

    Se os discos vierem com opção de áudio em português eu compro. É um desaforo que só a Disney lance blue-rays dublados em português.

    Recentemente fiquei na dúvida entre o DVD e o Blu-Ray do filme 2001 Uma Odisséia no Espaço. (Meu favorito de todos os tempos.) Quando vi que o DVD tinha opção de áudio em português e o Blu-Ray tinha trilhas de áudio apenas em inglês, francês, alemão e italiano, optei pelo DVD.

    Entre um VHS em português e um blu-ray em inglês, prefiro mil vezes o VHS.

  3. Quase não assisto filme dublado, só se tiver com sono… rs…
    Mas realmente acho um desaforo também.

  4. Ai, meu bolso! Na verdade, os aparelhos que reproduzem blu-ray ainda estão muito caros, pelo menos no Brasil. Mas que é uma tentação danada, isso é! Mas por enquanto, me contentaria com os dvds das temporadas que faltam de DS9 e mesmo de Voyager, que estão demorando muito pra sair por aqui. E, a propósito, também amo 2001, tanto o filme quanto o livro. Mas não dou a menor bola pra áudio em português, com todo o respeito ao trabalho dos dubladores nacionais, que são excelentes.

  5. Tb não ligo para o dublado, preferindo o som original. Mas… Meus filhos tb adoram assistir e tendo a opção de áudio dublado para eles, fica de bom tamanho. Todos felizes.

  6. O livro de 2001 é a melhor ficção que eu li, mas o filme não tem nada a ver. Stanley Kubrick e os sequitários que me desculpem, mas “matou” a estória, apesar de concordar com Clark, a versão de Júpiter é melhor que a de Saturno.

  7. Em relação ao comentário do nosso amigo do Post 2:
    O Alan Ferris, que comentou sobre o áudio.

    Eu gosto do áudio original, pois os efeitos sonoros e a trilha sonora ficam mais ressaltados.

    Mas também gosto da opção de áudio em português, porque nem todo mundo se liga em ficar lendo letrinhas.

    E dependendo da minha disposição mental/física, prefiro assistir, relaxando, ouvindo a famosa
    “Versão Brasileira…”

  8. Antonio de Pádua | 19 de fevereiro de 2009 at 10:56 am |

    Pra quem no inicio assistia Star Trek em preto e branco na TV, um DVD normal está mais do que ótimo. Evito cair nestas técnicas de marketing de gravadoras que lançam e relançam programas nos mais diferentes tipos de midia para “esticar” a vida e os lucros dos produtos.

  9. VERDE,

    Só um esclarecimento técnico: O filme não poderia matar a estória, pois o filme veio primeiro. Na realidade, o livro, baseado no roteiro, tentou explicar a história mostrada no filme. Tudo fica mais claro, mas um pouco menos interessante.

    Antonio de Pádua,

    Concordo com a sua opinião: em preto e branco e na TV e ainda assim cheio de comerciais e com uma transmissão (via Rede Bandeirantes) bem ruinzinha. Mas ainda assim era o máximo. Nada de blu-ray para esse escriba aqui, pelo menos até 2013. Até lá já deve ter o super-blu-ray e eu economizo 3.000 mangos.

  10. Confirmada a presença de legendas em português do Brasil – “Brazilian Subtitles” – na 1ª temporada remasterizada da TOS. Áudio, só em inglês 7.1. As especificações técnicas estão http://bluray.highdefdigest.com/675/startrektos_s1.html 😉

  11. O pessoal da Paramount fez um curso de marketing com o George Lucas, no sentido de vender a mesma coisa várias vezes. Pelas minhas contas é a quinta vez que estão vendendo o mesmo produto:
    1 – Série Clássica em VHS
    2 – Série Clássica em DVD – disco a disco
    3 – Série Clássica em DVD Box temporada
    4 – Série Clássica em DVD Box temporada remasterizada
    5 – Série Clássica em DVD Box temporada blue-ray
    Alguém lembra de mais?

  12. Quem esta achando um palyer de Blu-Ray caro, compre o PS3, fiz isso pois é uma opçaõ mais econômica.

  13. Confirmado também que os filmes terão legendas em português! Só resta saber se o PT é de Portugal ou Brasileiro. Espero que o material extra de TOS e dos filmes também esteja legendado!

    http://bluray.highdefdigest.com/2142/startrek_motionpicturetrilogy.html
    http://bluray.highdefdigest.com/2141/startrek_originalmotionpicturecollection.html

    Contagem regressiva pra 12 de Maio! 🙂

  14. Fernando Ferrari | 19 de fevereiro de 2009 at 6:52 pm |

    Provavelmente Português BR, pois o mercado de Portugal é muito pequeno comparado ao nosso!!!!

  15. Rayden e Fernando, tenho vários Blu-rays americanos da Paramount, e em todos eles o português das legendas é do Brasil no filme e nos extras (exceto comentários de áudio, que eles não legendam).

    Acredito que a Paramount manterá o padrão de incluir nossas legendas, já que os BDs que ela lança aqui são os mesmos disponíveis nos EUA, a única diferença é a capa traduzida.

    TOS remasterizada, aí vou eu… e como os Blu-rays também incluirão as versões originais dos episódios, pelo jeito em breve vou vender meus boxes nacionais, com aquelas embalagens plásticas chiques e em perfeito estado…

  16. Alan Pires Ferreira | 19 de fevereiro de 2009 at 9:35 pm |

    Post 11.
    Magno,

    Os longa-metragens também seguiram um enredo semelhante: foram lançados em sua versão simples e, poucos meses depois do último deles chegar ao mercado, começaram a lançar tudo novamente em versão dupla especial com mil e um extras. Infelizmente, nem a versão simples nem a dupla vieram com opção de audio em português.

    Costumo assistir episódios tanto no original em inglês quanto dublados em português – dependendo do estado de espírito – e por isso gosto de ter esta opção. A versão dublada aumenta o sentimento gostoso de nostalgia.

    O que acho um desaforo é incluírem áudio até em SUECO e esquecerem o português! Até porque o Brasil está na REGIÃO 1 do Blu-Ray (a mesma dos EUA), enquanto a Suécia está na REGIÃO 2 (Europa). Em teoria, esses discos nem mesmo tocariam em blu-ray players europeus; logo, não faz sentido incluírem essas línguas da região 2 e ignorarem o português.

  17. Luiz Augusto E.Santo | 19 de fevereiro de 2009 at 11:24 pm |

    Pessoal,

    E a continuação de DS9 e Voyager não teremos?

  18. cesar antonio r martins | 19 de fevereiro de 2009 at 11:30 pm |

    Todo e qualquer disco DVD ou Blu-ray, Região 1, com legendas em português, é SEGURAMENTE português do Brasil.

    A-koo-che-moya, Gene …

  19. Blu-ray pelo valor atual ainda é um luxo superfluo! como se não bastasse ja ter uma porrada de DVD, agora tem que comprar tudo de novo????

    DVD sem dublagem, principalmente de grandes filmes, é um desaforo, não que eu goste de dublagem, mas tem muita gente que só assisti filme dublado, e portanto não posso nem sonhar em oferecer a Ira de Khan pra um amigo dar uma bizoiada.

    A falta de dublagem nos DVD e Blu-ray, acaba afastando muita gente de grandes filmes.

  20. Concordo, mas da Paramount não se pode esperar boa coisa quando o assunto é dublagem, tem vários títulos dela somente legendados ou contendo redublagens. Eu gostaria que, dessa vez, houvesse algum esforço no sentido de resgatar a dublagem antiga de TOS (a dos DVDs lançados aqui é a redublagem dos anos 90, que é muito boa também).

    O mais decepcionante é a Paramount brasileira não lançar um monte de temporadas de DS9 e Voyager. Espero que eles não sejam esquecidos na agenda de futuros lançamentos. Já quanto a ver TNG e outras séries em alta definição, como eu disse no fórum do Trek Brasilis, acho bem improvável.

  21. Eu dou preferência para o material dublado, mas de vez em quando também gosto de ouvir o som original, pois como disseram acima, os efeitos sonoros e a trilha sonora ficam mais ressaltados, indiscutivelmente. Mas foi mesmo uma pena não lançarem os 7 primeiros filmes de ST com dublagem. Apesar que, o fato de cada filme ter uma equipe de dublagem diferente, faz doer um pouco os ouvidos. Acho que só o VI que teve a mesma dublagem da 3a. temporada da série clássica. Mesmo assim, gostaria de ter a opção nos DVDs e nos Blu-rays.

    O que não suporto é o preconceito dos anti-dublagens! Leio e ouço coisas como “Prefiro morrer a ver filme dublado!” ou “Filme dublado é para crianças!”. Ainda acho que são uma minoria barulhenta, mas a falta de respeito é horrível!

  22. o pessoal da http://www.dvdinternacional.com.br me disse q dvds americanos com legendas em portugues geralmente é portugues do Brasil, mas sempre é bom confirmar na hora de comprar..

  23. Alguem sabe dizer se a qualidade vai melhorar na versao blueray?

  24. Sim, e será uma melhoria notável, já que o Blu-ray por si só já tem 6x mais qualidade que um mero DVD. Um DVD tem 2-3 vezes mais qualidade que um VHS.

    Só fazer os cálculos:

    DVD = Resolução de 720×480 (345.600 pixels)
    HD-DVD ou Blu-ray = Resolução de 1920×1080 (2.073.600 pixels)

    Mesmo 720P tem 3 vezes mais resolução que um DVD. Sem contar a qualidade do áudio, que é muito mais fiel ao master original, fazendo qualquer DVD corar de vergonha.

    A expectativa fica mesmo pro tratamento da Paramount com a franquia, pois mesmo os Blu-rays sendo superiores, sabemos que alguns títulos foram zuados (não devemos esquecer do fiasco “[b]O Show de Truman[/b]”, da própria).

    Uma boa fonte de referência sobre o assunto Blu-ray/alta definição, e em português, é esse link:
    http://www.htforum.com/vb/forumdisplay.php?f=105

  25. Por falar em lançamentos de Jornadas, e quanto as temporadas que faltam a serem lançadas de DS9 e Voyager? DS9 tem só 3 temporadas lançadas em DVD e Voyager tem 2 BOX das duas primeiras temporadas. Um absurdo, eu gostaria de saber o quanto vão enrolar com isso. Só rezo para que não suspendam o lançamento das temporadas que faltam para relançar tudo denovo em BR e esquecer quem comprou tudo até agora em DVD e que ficarão chupando dedo tendo que compra tudo de novo…
    Gastei um dinheirão comprando todos os produtos de Jornada nas estrelas que estão a venda atualmente.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*