Série Clássica retorna no formato Blu-ray

star-trek-blu-rayAproveitando a onda do novo filme, CBS e Paramount anunciaram que Jornada nas Estrelas será reapresentada, pela primeira vez, no formato Blu-ray, já em 2009. A princípio sairá apenas a série original, começando pela primeira temporada, que será, essencialmente, o Blu-ray da versão remasterizada. Além da série, todos os filmes relacionados ao capitão Kirk e cia também serão relançados neste formato.

Na programação da CBS e Paramount existe um total de quatro produtos de Jornada para 2009 (no mercado americano):

1 Star Trek The Original Series – Primeira Temporada,  dia 28 de abril;

2 Star Trek Original Motion Picture Collection (filme I e VI), dia 12 de maio;

3 Star Trek Motion Picture Trilogy (do filme II ao IV), 12 de maio;

4 Star Trek Motion Picture Trilogy (do filme II ao IV), DVD – dia 12 de maio.

A nova versão em Blu-ray terá mais adicionais do que as anteriores, incluindo comentários de Roberto Orci, Alex Kurtzman, Ira Steven Behr, Manny Coto, Judith & Garflield Reeves Stevens, e outros.

A Primeira Temporada da Série Clássica contem 07 discos, tendo os 29 episódios remasterizados com a opção de serem assistidos no original ou em CGI. Além disso temos o material extra que veio dos boxs sets remasterizados. Desses destacamos seis episódios comentados cena a cena: A Coleção, Parte I e II; Balanço do Terror; A Onde Nenhum Homen Jamais Esteve; Semente do Espaço; Missão de Misericórdia

Outros documentários adicionais também podem ser vistos neste box set: Elevador Espacial: O Transporte de Jornada no século 21; Reflexões sobre Spock; Vida Além de Jornada com William Shatner; O Nascimento de um Legado Eterno; Visionários da ficção científica; Kiss ‘N’ Tell (beija e conta) – O Romance no Século 23. Além de um raro video sobre os bastidores da série por Billy Blackburn e um tour virtual pela nave Enterprise.

star-trek-motion-picture-trilogyEmbora a série original nada apresente de novo para esse formato, não se pode falar o mesmo dos filmes. Todos os seis primeiros longa metragens foram digitalmente remasterizados em alta definição. As gravações em Blu-ray tiveram por base os lançamentos originais no cinema. Especial atenção foi dada para a versão Jornada II: A Ira de Khan, que foi completamente restaurada, num processo semelhante ao que a Paramount fez recentemente na edição blu-ray de O Poderoso Chefão. O diretor Nicholas Meyer disse que o negativo de Khan  “estava num estado terrível” e por isso seria necessário ampla restauração.

Cada filme tem um novo comentário feito por especialistas e fãs, além dos comentários de DVDs anteriores, resultando num total de mais de 14 horas de recursos especiais, incluindo a 2 horas e meia de novos materiais, onde destacamos: Comentários de Michael e Denise Okuda, Judith & Garfield Reeves-Stevens, Daren Dochterman, Nicholas Meyer, Manny Coto, Larry Nemecek, Ira Steven Behr, Roberto Orci e Alex Kurtzman, Ronald D. Moore e Michael Taylor. bem como os documentários: A Mais Longa Jornada: Escrevendo o Primeiro Filme; Especial Reunião de Jornada. A seção Academia da Frota fala sobre Os Mistérios por trás de V´Ger, de Celti Alpha VI, da Sonda Baleia, de Praxis, entre outros. Temos também a Biblioteca do Computador,  Compondo Genesis por James Horner e Um Tributo (merecido) a Ricardo Montalban, entre outras trivias e curiosidades. Tudo isso espalhado nas coleções “Trilogy”.

Estes box-sets são apenas lançamentos anunciados oficialmente, porém fontes dos sites TrekMovie e Digital Bits confirmaram outros filmes para 2009. Em setembro, a Paramount irá liberar o filme de J.J. Abrams nas versões Blu-ray e DVD. O estúdio está também planejando uma liberação dos quatro filmes de A Nova Geração, completos e com novas funcionalidades como bônus. Nesse mesmo período está previsto o lançamento no mercado das temporadas 2 e 3 da série original em Blu-ray.

Este ano teremos muito material novo sobre Jornada. Enquanto que em terra brasilis, o TB está em contato com a  Paramount Pictures do Brasil e qualquer novidade informaremos.   

Fonte: TrekMovie