Review | Especial da IDW traz Picard vinte anos mais jovem

Sinopse

Vinte anos antes de comandar a USS Enterprise-D, Jean-Luc Picard sentou na cadeira de capitão da USS Stargazer. Picard serviu com distinção a bordo da Stargazer por muitos anos em sua trajetória para se tornar o capitão mais respeitado da Frota Estelar. Porém nessa missão inicial, Picard nos mostra um lado vulnerável assim como vislumbres do brilhante tático que ele se tornaria.

Em comemoração aos 20 anos da editora, a IDW lançou na última quarta-feira de janeiro uma série de one-shots (gibis de edição única) com o selo “IDW 20/20” envolvendo várias de suas franquias, como Tartarugas Ninja, Caça-Fantasmas, My Little Pony e claro, Star Trek.

Escrito por Peter David, já conhecido pelos fãs de Jornada pelo seu trabalho nos livros da série New Frontier, e desenhado por J.K. Woodward, que também já trabalhou com a franquia na maxissérie Assimilation2, Star Trek: The Next Generation – IDW 20/20 nos leva de volta à primeira aventura da USS Stargazer com Jean-Luc Picard como capitão, depois que seu antecessor foi morto em batalha.

A HQ também é cenário do primeiro encontro – não no sentido romântico – entre Picard e a médica Beverly Howard, conhecida como Beverly Crusher após seu casamento com Jack Crusher, melhor amigo de Picard, que também está servindo na USS Stargazer.

Em sua missão, a Stargazer sobrevoa Tellerux 4, o planeta mais recente a se tornar parte da Federação, que é liderado por um ser chamado Sensate, amplamente popular porém sofrendo resistência de um núcleo rebelde ao seu governo liderado por seu irmão Aminus. Picard é teleportado ao planeta, ao encontro de Sensate, junto a uma equipe de segurança e deixa Jack no comando da nave.

Porém, Picard e Sensate são surpreendidos por um ataque de Aminus, que deixa Picard em condições de saúde críticas. Jack agora precisa bolar um plano não apenas para reestabelecer a ordem em Tellerux 4, mas para salvar seu melhor amigo Jean-Luc.

Comentários

Como Jornada nas Estrelas sempre seguiu a máxima das aventuras episódicas, da “aventura da semana”, o formato de one-shot foi a escolha ideal para contar essa história e o roteiro se aproveitou muito bem disso. Se ainda possível fosse, essa seria facilmente uma aventura de flashback dentro de A Nova Geração.

É notável que esse Picard ainda está dando seus primeiros passos dentro da Frota Estelar – ainda tem cabelos – e ainda não sabe muito bem como lidar com todo o poder de capitão que está em suas mãos. Sua preocupação maior é com a integridade da sua tripulação e, por conta disso, custa a aprender a lição de que, querendo ou não, o capitão também é parte da tripulação e também deve se preocupar com sua própria integridade.

Apesar de muitos anos no passado, a essência da amizade entre Picard e Beverly está presente em todas suas cenas juntos. A parceria, o suporte e o companheirismo, elementos basilares na relação dos dois durante toda a série de A Nova Geração já começam a dar as caras nessa aventura. Picard consegue extrair o que há de melhor em Beverly e vice-versa. Os shippers de plantão certamente lerão e relerão essa edição.

Porém, apesar de todos os pontos positivos em relação ao roteiro, as artes de J.K. Woodward deixaram a desejar, mas se engana quem acredita ter sido culpa do mesmo. Woodward é um grande desenhista, porém seu estilo mais realista demanda um certo capricho que, infelizmente, vai se perdendo no decorrer da edição. Possivelmente, o deadline deve ter sido curto e não favoreceu o artista.

Apesar de ter sido um mero one-shot, a revista deixa um gostinho de “quero mais”. É de muito interesse dos fãs ver o desenvolvimento da relação entre Picard e Beverly, assim como ver Picard comandando uma tripulação diferente da Enterprise que estamos acostumados em A Nova Geração. Não seria uma má pedida se a IDW desse continuidade a essa aventura em uma minissérie ou série regular do seu catálogo. Até então, ficamos na espera… e tomara que não demore 20 anos.

Avaliação

Ficha técnica

Escrito por Peter David
Artes por J.K. Woodward
Letras por Gilberto Lazcano
Edição por Denton Tipton e Chase Marotz
Assistência de edição por Anni Perheentupa