Bruce Horak fala sobre o destino de Hemmer

O penúltimo episódio de Star Trek: Strange New Worlds, “All Those Who Wander”, revelou um final inesperado. O sacrifício do engenheiro-chefe da Enterprise, Hemmer, interpretado por Bruce Horak, foi emocionalmente devastador.

Após a saída inesperada de Hemmer da série, o ator Bruce Horak compartilhou a preocupação que tinha em relação à morte do personagem e sua participação na vida de um ícone da franquia, Nyota Uhura. Entrevista ao ComicBook e ao CinemaBlend, o ator comentou seu trabalho e a amizade que criou com todos da produção e a esperança de poder retornar em novo papel.

Bem, eu sabia logo de cara, na verdade (do final do personagem). Em uma das primeiras audições do Zoom, Henry Alonso Myers me contou o arco do personagem e o que eles haviam planejado para ele. Então, sim, eu sabia logo de cara. Eu não tinha ideia de quais seriam os detalhes, como seria o episódio nove, até uma semana antes de começarmos a filmar e recebermos os rascunhos finais, então foi uma surpresa muito agradável.

Horak conta que quando leu o roteiro, com esse grande sacrifício, sentiu uma ponta de tristeza, mas de alívio por ver que teria um final legal

Bem, acho que minha reação inicial foi de tristeza por estar realmente acontecendo. Então, eu entrei em negação porque pensei: “Não há absolutamente nenhuma maneira deles filmarem essa coisa”. E então, honestamente, houve um grande alívio porque, desde o momento em que vesti a camisa vermelha, eu sabia que ia ter um fim. E eu realmente queria que fosse legal. “Por favor, pessoal, por favor, apenas deixem isso ser legal.” E Davy Perez simplesmente, eu acho, arrasou. Não é apenas uma morte legal, mas tem um momento heroico, tem coração, e espero que seja memorável, que deixe algumas pessoas se sentindo tipo: “Não, não pode ser”. E espero que haja tantas pessoas em negação e raiva sobre isso quanto eu.

Como era de se esperar, a atmosfera no set foi de tristeza pela saída do colega e o ator teceu elogios ao trabalho do diretor em criar um clima de terror e suspense nas filmagens.

Foi bem triste. Todo o tom desse episódio em particular foi definido por Chris Byrne, que é o diretor, que eu acho que fez um trabalho extraordinário. Ele teve a sensação de, basicamente, um filme de terror espacial desde o início. Muitas vezes, na verdade, ele fazia isso, quando estávamos preparando uma cena e ele ajustava o ângulo na câmera, e pegava mais fumaça e neblina e mais luzes piscando, logo antes de gritar “Ação”, ele dizia, “Horror espacial, ação. Horror espacial” para nos colocar nessa vibe.

E no dia em que filmamos o último adeus, acho que ainda tínhamos a estátua do Gorn que havia acabado de ser quebrada e havia gelo por toda parte. Christina [Chong] e eu estamos no compartimento de carga, e o resto do elenco está no corredor atrás da porta, e foi apenas esse sentimento, parecia realmente imediato e real, e as apostas disso; você está prestes a entrar em erupção com Gorn e possivelmente será responsável por matar a tripulação, então vá em frente. E havia realmente uma sensação de urgência e terror que, espero que de qualquer forma, apenas vaze na tela.

Mas especificamente em torno da despedida, e a despedida de Celia e a despedida de Spock e todos que estão no corredor, apenas um momento para refletir e realmente ter um adeus honesto. Parecia um verdadeiro presente. Fiquei aliviado e com o coração partido e acho que a negação é real. Eu provavelmente não vou superar minha negação até que o episódio realmente saia na quinta-feira. É tipo, deve haver outra edição em que Hemmer salta e depois voa para longe. Deve haver uma edição, certo, pessoal?

Ainda sobre o grande dia da filmagem de despedida, Bruce Horak compartilhou seus pensamentos sobre a preocupação que tinha para que tudo desse certo e agradasse aos fãs:

Eu estava temendo e ansioso para filmar aquela cena. Eu estava temendo o peso disso sabendo que isso é, em última análise, um trampolim e construir a história da jornada de Uhura e apenas esperando que eu acertasse o tom. Eu estava animado para filmar porque todo ator quer uma boa cena de morte e essa foi minha única preocupação quando o showrunner Henry [Alonso Myers] mencionou o arco. Eu disse: ‘Por favor, faça com que pareça legal. Apenas faça a morte parecer legal. Eu li, achei legal, eu vi, e ainda ficou mais legal do que eu imaginava.

A respeito de seu trabalho na temporada, o ator fez uma avaliação de toda a história do personagem e sobre o tom que deu a Hemmer.

Esse é um ponto muito bom, na verdade, porque eu obviamente estava sentado nisso por um ano e conseguimos, com os diretores de elenco, há pouco tempo. Então, eu pude assistir todos os episódios, cronologicamente e, exatamente isso, reavaliar o arco. Eu o vejo suavizando a série e se tornando um membro da família. Ele é uma espécie de parente distante e estranho que aparece e é mal-humorado e não parece querer participar. E então, no final, ele é realmente um membro da família.

E eu amo, especialmente o episódio oito (“The Elysian Kingdom”), quando o vemos sair do personagem confuso, e então ele está jogando junto com o Dr. M’Benga na cena do corredor, especialmente onde ele puxa o comunicador e está se divertindo e seu humor saindo. E eu absolutamente adoro isso em seu arco. Vemos que ele é muito profissional, muito bom em seu trabalho, tem poderes extraordinários, mas também é bem-vindo na família e tem um papel importante a desempenhar nisso.

E acho que, novamente, remonta à visão de Roddenberry de um lugar para todos. Que coisa maravilhosa de se ver. Aqui está um Aenar. Ele é como um dos 1.000 que restam no universo conhecido. E mesmo para esses forasteiros que são notoriamente reclusos e mitos na história de Enterprise, que lá está ele, ele é um membro da tripulação. E não só isso, mas ele está disposto a morrer por eles. Que noção maravilhosa que todos nós temos dentro de nós, talvez não sejamos todos heróis, mas todos nós temos a capacidade de realizar um ato heroico.

Horak confessa que levou para casa algo de lembrança de seu personagem, com a permissão da produção, claro.

Acontece que tenho algumas de suas antenas. Estas foram dadas a mim pelo departamento de próteses, que provavelmente eram mais próximos de mim do que, bem, qualquer um – eu ia fazer uma piada grosseira sobre quem poderia ser mais próximo de mim – mas sim, passamos muito tempo juntos, então, isso parece um verdadeiro troféu do set. Acho que ninguém mais iria querer porque eu suei nessa coisa por cerca de 18 horas. E eu as coloquei no meu boneco Chewbacca, apenas para realmente cruzar os riachos. Isso vai para um lugar de honra, com certeza.

Assim como aconteceu com os atores Sarah Mitch, Kenneth Mitchell, Jeffrey Combs e tantos outros, o ator está esperançoso que seu trabalho possa lhe render, talvez retornar à franquia em um papel diferente.

Não seria hilário se eu tirasse minha máscara e na verdade eu fosse Jeffrey Combs aqui embaixo? [Risos] Eu era Jeffrey Combs o tempo todo. Posso dizer oficialmente que a carreira de Bruce Horak em Star Trek não acabou. Não posso compartilhar muito além disso, mas posso pelo menos dizer que estou absolutamente emocionado e, honestamente, estou muito feliz com o resultado desta temporada. Meu agente está emocionado, assim como eu.

O penúltimo episódio de Strange New Worlds, “All Those Who Wander”, está disponível no Paramount+ Brasil.