Morre Vonda McIntyre, escritora de diversos livros de Star Trek

A escritora Vonda N. McIntyre morreu no começo deste mês, em 1º de abril, aos 70 anos, vítima de câncer. Os fãs de Jornada nas Estrelas conhecem seu trabalho por meio das adaptações dos filmes A Ira de Khan, À Procura de Spock e A Volta para Casa, além das histórias originais “The Entropy Effect” (publicado no Brasil pela editora Aleph como “Efeito Entropia” nos anos 90) e “Enterprise: The First Adventure”, que comemorou os 20 anos da série, em 1986. Vonda também escreveu, em 1994, “The Crystal Star”, parte do universo expandido de Star Wars.

Natural da cidade Louisville, no estado americano do Kentucky, a escritora nascida em 28 de agosto de 1948 graduou-se em biologia em 1970, mesmo ano que publicou sua primeira história de ficção científica, o conto “Breaking Point”. Seu primeiro livro, “The Exile Waiting”, foi lançado em 1975. Com Susan J. Anderson, editou a antologia de ficção científica feminista chamada “Aurora: Beyond Equality” (1976).

Vonda recebeu os prêmios Hugo e Nebula por “Dreamsnake” em 1979, e novamente o Nebula em 1998 com “The Moon and the Sun”.

Be the first to comment on "Morre Vonda McIntyre, escritora de diversos livros de Star Trek"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*