Veja pistas sobre as origens de Odo neste fim-de-semana

Odo é o destaque do episódio inédito de Deep Space Nine a ser exibido neste fim-de-semana pelo USA Network. Confira tudo o que há para saber –sem estragar surpresas– sobre o cardápio que os fãs de Jornada terão no sabadão, graças a nosso suplemento semanal exclusivo “Jornadas Inéditas”.

 

 

“Clues”
(“Pistas”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 088
Exibição nos EUA: 11/02/1991
Data Estelar: 44502.7

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Quando a Enterprise está rumando para um misterioso planeta a fim de fazer investigações, uma fenda espacial aparece subitamente no caminho da nave, e a passagem da Enterprise por ele faz com que todos a bordo fiquem inconscientes.

Quando a tripulação acorda, Data (o único a bordo não-afetado pelos efeitos da fenda) conta que apenas 30 segundos passaram desde o encontro com o fenômeno.

Porém evidências dão conta de que a tripulação esteve muito mais do que 30 segundos desacordada… eles estiveram na verdade desmaiados por um dia inteiro! Picard e a tripulação da Enterprise têm de descobrir o que aconteceu nestas últimas 24 horas, e o porquê de Data estar omitindo a verdade.

Notas:

Dixon Hill, o detetive holográfico interpretado por Picard volta a aperecer neste episódio, após sua última participação na série no episódio “Manhunt”, da segunda temporada. Dixon Hill ainda seria visto no filme de cinema “Jornada nas Estrelas – Primeiro Contato”. Sua secretária Madeline, intepretada novamente por Rhonda Aldrich, também aparece aqui.

Fendas espaciais (wormholes, em inglês), ou “buracos-de-verme”, são comuns em Jornada. Há aparições destes fenômenos espaciais em “Jornada nas Estrelas – O Filme”, na série de TVDeep Space Nine, em “The Price”, um divertido episódio da Nova Geração, e em “Eye of the Neddle”, do primeiro ano de Voyager.

Elenco convidado:

Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Pamela Wislow como alferes McKight
Rhonda Aldrich como Madeline
Whoopi Goldberg como Guinan
Patti Yasutake como enfermeira Alyssa Ogawa
Thomas Knickerbocker como Gunman

Dirigido por Les Landau
História de Bruce D. Arthurs
Roteiro de Bruce D. Arthurs e Joe Menosky

 

“The Alternate”
(“Volta às Origens”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 032
Exibição nos EUA: 10/01/1994
Data Estelar: 47391.7.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

A figura paterna de Odo, o cientista Bajoriano Mora Pol –que cuidou do Comissário quando ele era apenas uma bola de goma repousando dentro de algum recipiente em um laboratório em Bajor e descobriu que Odo era uma forma de vida consciente e transmorfa–, visita Deep Space Nine, trazendo com ele velhas mágoas e reabrindo feridas não-cicatrizadas do relacionamento entre os dois.

Enquanto isto, uma forma de vida alienígena que os dois trouxeram de uma expedição ao quadrante Gama ameaça a todos na estação.

Notas:

Introdução do doutor Mora Pol (interpretado pelo fantástico James Sloyan), o cientista que estudou Odo enquanto este esteve em seu laboratório em Bajor. Mais sobre James Sloyan no artigo sobre as múltiplas faces dos atores de DS9 –para lê-lo, clique aqui.

Mais da história passada de Odo será vista no episódio da terceira temporada, “Heart Of Stone”.

Os Ferengis têm um interessante ritual funerário: os seus mortos são dissecados à vácuo, fatiados em pedaços e vendidos, e o dinheiro arrecadado é usado para pagar as dívidas do falecido.

O “esboço” (pitch, em inglês) desta história também foi fornecido por Jim Trombetta e explora elementos estabelecidos em um “pitch” da temporada passada que resultou em “The Forsaken”.

Originalmente Rene Auberjonois faria os dois papéis, o de Odo e de Mora, mas o tempo adicional de tirar e colocar a maquiagem em Auberjonois tornaria impossível a filmagem nos típicos sete dias alocados a cada episódio. Pela mesma razão, a idéia original de fazer Armin Shimerman interpretar Quark e sua mãe no episódio da terceira temporada “Family Business”, foi também abandonada. Entretanto, Quark acabou aparecendo de “Drag” em um dos piores episódio de toda série, o INFINITAMENTE ABISMAL“Profit and Lace”, da sexta temporada.

Aparentemente, na época a equipe de roteiristas acreditava que o pai de Ben Sisko já havia morrido. À luz da presença do seu pai em “Homefront”, da quarta temporada, devemos entender (com alguma boa vontade no processo), que Joseph Sisko chegou tão perto da morte que só retornou por uma milagre, daí o pesar na fala de Ben para Odo.

Elenco convidado:

James Sloyan como dr. Mora Pol
Matt McKenzie como dr. Weld Ram

Dirigido por David Carson
História de Jim Trombetta e Bill Dial
Roteiro de Bill Dial

 

“Initiations”
(“Iniciações”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 021
Exibição nos EUA: 04/09/1995
Data Estelar: 49005.3.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

Sozinho em uma nave auxiliar para realizar um ritual que comemora a morte de seu pai, Chakotay acaba por adentrar no território dos Kazon-Oglas e torna-se alvo de um jovem Kazon, de nome Kar, que vê na destruição da nave da Federação a oportunidade de ser conhecido como um verdadeiro guerreiro.

Chakotay consegue destruir a nave do jovem Kazon e acaba por trazer Kar a bordo de sua própria nave auxiliar. Porém a derrota de Kar custará a ele sua vida, quando uma enorme nave dos Kazon aborda a nave de Chakotay e, sentencia Kar à morte, por ter falhado em sua missão. A execução será… pelas mãos do primeiro-oficial de Voyager.

Notas:

Kar é interpretado por Aron Eisenberg, mais conhecido como o Ferengi Nog em Deep Space Nine. “Fizemos um tremendo erro em escolher Aron para o papel”, diz Michael Piller. “Sua voz é facilmente indentificável como sendo a de Nog. Fora isso, sua performance foi excelente, mas quem assiste aos dois programas (Voyager e Deep Space Nine) deve ter achado estranho”, conclui Piller.

O episódio teve cenas filmadas nas Rochas Vasquez, uma locação que já foi utilizada em Jornada no episódio “Shore Leave”, da série original, além de servir como locação para a cidade de Bedrock no primeiro filme para cinema dos “Flintstones”.

“Initiations” foi o primeiro episódio filmado depois da pausa ao final da primeira temporada. Também é o primeiro com a data estelar começando em 49000.

Elenco convidado:

Aron Eisenberg como Kar
Patrick Kilpatrick como Razik
Tim de Zarn como Haliz

Dirigido por Winrich Kolbe
Escrito por Kenneth Biller