Revelados personagens da nova série… ou não?

O fim-de-semana foi o mais agitado para os que procuram avidamente informações sobre a próxima série de Jornada, atualmente em fase de pré-produção. Um rumor que surgiu no sábado nos principais sites norte-americanos foi bombástico: alguém liberou um documento com detalhes sobre cada um dos personagens da nova série.

Esse documento, repassado aoTrekToday e ao Section31, seria supostamente um papel de divulgação da Paramount enviado às agências de talentos para que elas pudessem enviar currículos de atores interessados em disputar os papéis no novo programa.

O procedimento é comum no mercado norte-americano e parecia selar o destino da próxima série: o show seria ambientado (conforme os atuais rumores) em uma Enterprise anterior à de Kirk, ainda no século 22.

No domingo, o Section31 e o TrekWeb receberam desmentidos sobre o documento, por alguém que alega ser um empresário de uma dessas agências em Londres. Segundo o indivíduo, que quis permanecer anônimo (assim como o sujeito que liberou o suposto documento), o documento era falso.

Veja o que ele disse:

“Meu nome é (confidencial) e eu sou diretor de elencos em Londres. Ter um escritório em Nova York permite que eu receba informações de casting dos EUA.

“Lamento dizer que todas as informações sobre o próximo projeto de ‘Jornada nas Estrelas’ estão incorretas. As informações oficiais sobre o novo programa foram dadas há algumas semanas e passos foram seguidos para garantir que a informação fosse mantida confidencial.

“Eu verdadeiramente acredito que essa seja a idéia que alguém tem de uma piada. Mesmo que as pessoas envolvidas tenham ido a extremos para fazer com que as informações dos personagens parecessem com um documento real, é uma falsificação.

“Espero que vocês ouçam meu conselho de que seria bobo promover algo que não seja real.”

Como nem ele nem o outro informante tenham como garantir que o documento seja de fato uma falsificação, o mistério permanece. Ele só será esclarecido quando finalmente Rick Berman e a Paramount resolverem revelar os segredos escondidos a sete chaves no estúdio.

De qualquer maneira, vale a pena conhecer os detalhes desse documento, que pode ser mesmo uma cópia verdadeira, já que até o informante londrino confirma que um documento semelhante a esse já foi divulgado com as informações corretas sobre a nova série.

Confira o que diz o documento original e veja o que pode ser a configuração da mais nova série do franchise:

Capitão Jackson Archer: Quarenta e poucos anos. Atlético. Personalidade audaciosa. Intensamente curioso. Nascido e crescido como um explorador. Ao contrário dos capitães da Frota dos séculos seguintes, ele exibe um senso de contemplação e empolhgação, assim como uma pequena trepidação sobre as coisas estranhas que encontrará. Ele tem restrições contra os Vulcanos, que ele considera estarem reduzindo o progresso da humanidade. Mas sua oficial de ciência é Vulcana, e ele está lutando para reconsiderar seus preconceitos. Embora ele tenha um forte senso de dever, ele é um tipo renegado –ele não teme questionar ordens ou mesmo desobedecê-las se ele achar que está certo.

Sub-comandante T’Pau: Fim dos 20 ou começo dos 30 anos. Fêmea Vulcana. Austera, mas ainda sensual. Ela é a oficial de ciência designada para acompanhar o progresso da humanidade a bordo da Enterprise. Embora seja cuidadosa e defensiva entre humanos, que ela considera primitivos e irracionais, ela desenvolveu um certo respeito pelo capitão Archer. Ela se tornará um de seus mais leais e confiáveis tripulantes.

Comandante Charlie ‘Spike’ Tucker: Engenheiro-chefe. Trinta e poucos anos. Um sulino que gosta de usar sua personalidade do “campo” para desarmar as pessoas. Ele tem um impulsivo e sarcástico senso de humor. Spike foi escolhido a dedo pelo capitão Archer, que é algo como um mentor para ele. Embora Spike seja um brilhante engenheiro e um excepcional oficial, ele tem muito pouca experiência com culturas alienígenas, e costuma ser um “peixe fora d’água” quando lidando com novas civilizações.

Doutor Phlox: Alienígena exótico. Oficial médico. Parece estar na casa dos 40 anos, mas não estamos certos de sua idade real. Phlox fala com um sotaque levemente alienígena e tem um excêntrico senso de humor que ninguém entende direito. Ele acha a humanidade fascinante. O médico encheu a enfermaria com todo tipo de instrumento médico bizarro, plantas alienígenas e esporos, uma câmara de stasis com pequenas criaturas vivas. Ele pratica um tipo de “medicina intergaláctica”, como nunca vimos antes. Isso faz a mais rotineira visita à enfermaria uma aventura inesperada.

Tenente Joe Mayweather: Piloto. Afro-americano. De 25 a 30 anos. Um produto singular da vida no século 22, Mayweather cresceu em naves de carga. Como resultado, Joe é mais “interestelar” até que o capitão. Ele viajou para dezenas de planetas e conheceu muitas diferentes espécies alienígenas. Mayweather tem um “instinto” para viagem espacial que poucos humanos têm. O amigo mais próximo de Joe é Spike. Semelhantes em idade e espírito, esses dois irão gastar suas horas fora do trabalho procurando novas formas de apreciar a vida no espaço.

Tenente-comandante Malcolm Reed: Oficial de armamentos. Britânico. Entre 25 e 35 anos. Na nova era da iluminação da humanidade, Reed é um pouco como um retardatário. Ele é um “soldado” do século 22, direto, polido e seguidor das regras. Reed é cheio de contradições. Apesar de sua quase obsessão por munição, ele é simpático, tímido e embaraçado com as mulheres. Quando testando uma nova arma, ele costuma colocar um par de tapa-ouvidos da era espacial, pois não gosta de barulho alto.

Alferes Hoshi Sato: Oficial de Comunicações. Japonesa. De 25 a 30 anos. Arrebatadora e inteligente, Hoshi tem um espírito mal-humorado que costuma testar a paciência da tripulação. Ela está a cargo das comunicações na Enterprise, mas também serve como tradutora da nave. Uma especialista em exolinguística, ela aprendeu a manipular suas cordas vocais para emitir uma ampla categoria de sons alienígenas que nenhum humano jamais produziu. Ela tem uma afinidade natural para aprender línguas. Hoshi não gosta da idéia de ser presa em uma “lata de metal” em velocidades impossíveis. Toda vez que a nave entra em dobra ela se segura no console e fecha os olhos.

Silik: Fim dos 30 anos, começo dos 40. Alienígena. Fisicamente ágil. Um dos líderes dos Suliban, uma espécie mortal obcecada com melhoramentos genéticos. Nosso vilão. (Nota: Silik é descrito como um personagem recorrente)

Almirante Forrest: Humano. Entre 50 e 60 anos. Um militar de carreira que possui o maior posto na Frota. Ele aprecia o capitão Archer e o escolheu pessoalmente para comandar a Enterprise. (Nota: Forrest e todos os outros personagens daqui em diante são não-recorrentes, e escalados apenas para o piloto)

Almirante Leonard: Humano. Entre 40 e 50 anos. Um oficial de alta patente na Frota que serve diretamente sob o almirante Forrest.

Comandante Williams: Humano. 50 anos. Um temperamental oficial da Frota que serve como adido do almirante Forrest.

Embaixador Soval: Vulcano. Entre 60 e 70 anos. Um sábio e arrogante diplomata que tem pouca paciência com o capitão Archer.

Tos: Vulcano. 50 anos. Assistente do embaixador Soval. Ele compartilha o desdém de Soval para com a cultura humana.

Segundo o documento, a série começaria a ser filmada em 6 de maio, em Los Angeles. Embora o papel descreva a série como “vendida”, implicando que já há a definição de qual rede dos EUA terá a série (está sendo aceita por lá a idéia de que o novo programa deve ficar mesmo na UPN, que atualmente exibe Voyager).

O nome da série ainda não teria sido definido, pelo documento. Um outro site norte-americano, o TVinsite, não concorda com isso. Segundo ele, a nova série irá se chamar “Enterprise”.

Vale lembrar mais uma vez que nada disso foi confirmado (ou rejeitado) por fontes oficiais. O anúncio oficial da série deve estar próximo, já que a UPN deve em abril dizer qual será a sua programação para setembro. Por enquanto, resta-nos apenas especular.

É curioso notar a quantidade de homenagens à Série Clássica de Jornada no elenco. Além dos almirantes Forrest e Leonard (sem dúvida, derivados de DeForest Kelley, que interpretava McCoy, e Leonard Nimoy, que interpreta Spock) e do comandante Williams (de William Shatner, o capitão Kirk), há também o personagem Tos (sigla em inglês para a série original, The Original Series) e T’Pau, nome a primeiro aparecer em “Amok Time”, da segunda temporada clássica.

Se Rick Berman e Brannon Braga parecem não ter o perfil de adoração à Série Clássica, vale lembrar que o franchise faz 35 anos em setembro. E piadas internas são uma das coisas mais comuns em Jornada. Só para citar um exemplo, a placa da Enterprise-D tem os nomes de todo o elenco de produção da série, com as devidas patentes distribuídas entre eles.

Por enquanto, não há opção senão esperar. E torcer.