Ex-colegas de La Forge tomam chá de sumiço no USA

Pois é. E nem é porque o engenheiro anda muito chato ultimamente com aquela paixonite pela dra. Leah Brahms. Mais um mistério para La Forge irá surgir neste fim-de-semana, na telinha do USA Network. Confira o que o espera para o entretenimento do sabadão, em nosso suplemento “Jornadas Inéditas”.

 

“Identity Crisis”
(“Crise de Identidade”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 092
Exibição nos EUA: 25/03/1991
Data Estelar: 44663.5.

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Os membros de um grupo avançado em que Geordi La Forge participou há alguns anos começam a desaparecer um a um, e La Forge é o próximo da lista.

Notas:

Neste episódio, a enfermeira Alyssa, interpretada por Patti Yasutake finalmente ganha um nome completo: Alyssa Ogawa. Essa personagem será vista em muitos episódios daqui para frente, até o último episódio da série, “All Good Things…”. A enfermeira também faz uma participação no primeiro filme para cinema da Nova Geração“Jornada nas Estrelas – Generations”.

E falando no episódio final da série, “All Good Things…”, este episódio tem o mesmo diretor de “Identity Crisis”: Winrich Kolbe. Kolbe dirigiu muitos episódios das séries atuais de Jornada, tendo estreado em “Where Silence Has Lease”, episódio da 2ª temporada da Nova Geração. Ele é o terceiro diretor em número de episódios da Nova Geração, com 16. Na frente dele estão Les Landau, com 21, e Cliff Bole, como líder absoluto, com 26 episódios dirigidos. O ator da série que mais dirigiu episódios da Nova Geração foi Jonathan Frakes (Riker), com 8, seguido por Patrick Stewart (Picard), com 5, LeVar Burton (La Forge), com 2, e Gates McFadden (dra. Crusher), com 1.

Após fazer sua estréia como figurante na divisão de ciências da Enterprise-D em “Where No One Has Gone Before” e morrer fazendo uma ponta como um oficial da segurança de nome Ramos em “Heart of Glory”, o coordenador de dublês da série Dennis Madalone interpreta neste episódio o chefe de transporte Hedrick.

A história original deste episódio, de autoria do “fã-escritor” Timothy de Haas seria sobre dois membros desconhecidos da tripulação, e não sobre La Forge. Após o roteiro para o episódio ser escrito, ficou definido que a história seria sobre La Forge e que ele e Susanna seriam um par romântico. Mas, segundo o roteirista Brannon Braga, os produtores pediram para que as tediosas histórias de amor de La Forge (“Booby Trap”“Galaxy’s Child”) dessem um tempo.

Elenco convidado:

Maryann Plunkett como tenente-comandante Susanna Leitjen
Patti Yasutake como enfermeira Alyssa Ogawa
Amick Byram como tenente Hickman
Dennis Madalone como chefe de transporte Hedrick
Mona Grudt como alferes Graham

Dirigido por Winrich Kolbe
História de Timothy de Haas
Roteiro de Brannon Braga

 

“Shadowplay”
(“Jogo de Sombras”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 036
Exibição nos EUA: 21/02/1994
Data Estelar: 47603.3.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Dax embarca em uma missão de pesquisa rumo ao quadrante Gama juntamente com Odo, que espera encontrar alguma pista sobre o seu povo. Os dois acabam por encontrar a presença de partículas ômicron (de ocorrência muita rara na natureza e que interferem com os sensores do explorador) em um planeta. Se transportando à superfície eles encontram a fonte de tais partículas, o reator de uma pequena comunidade localizada em um vale. Os dois se entrosam com o oficial da lei local (de nome Colyus) e decidem ajudá-lo a investigar o recente desaparecimento de 22 pessoas daquele vilarejo.

Enquanto isso, em Deep Space Nine, Vedek Bareil vem fazer uma visita a Kira e Ben Sisko põe Jake Sisko para trabalhar com o chefe O’Brien.

Notas:

Presença de vedek Bareil.

É citado novamente o nome “Dominion” como uma importante força político-econômica-militar do quadrante Gama.

Este episódio foi inicialmente chamado de “Persistance of Vision”. A idéia original do episódio, que veio de uma conversa entre Robert Hewitt Wolfe e Ira Steven Behr, foi de que Dax e O’Brien estariam presos em uma prisão visual e ficariam em uma espécie de “loop”, em que eles sucessivamente fugiam e se viam novamente presos em seguida. A cena final seria Keiko dizendo a O’Brien como era bom ter o seu marido de volta, ao que O’Brien respondia que não sabia se de fato estava de volta e talvez nunca viesse a saber. Foi Michael Piller que orientou Wolfe no caminho que o roteiro acabou tomando. Os produtores acharam o episódio bastante mundano no papel, mas acharam que a versão produzida funcionou, principalmente devido à amizade entre Odo e Taya. Elementos do conceito original de Wolfe acharam seu lugar em“The Search, Part II”, da terceira temporada, e “Hard Time”, da quarta temporada.

Presença de Kenneth Mars (nascido no dia 14 de abril de 1936, em Chicago, Illinois, EUA). O ator já participou de filmes como “Young Frankenstein” (1974), “Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969)”, “The Little Mermaid” (1989) (voz), “Police Academy 6: City Under Siege” (1989) e séries de TV como “Gunsmoke” (1955), “Get Smart” (1965), “Wonder Woman” (1975), “The Little Mermaid” (1992) (voz), “Get Smart, Again!” (1989), “Nash Bridges” (1996) etc.

Presença de Kenneth Tobey (nascido no dia 23 de março de 1919 em Oakland, Califórnia, EUA). O ator já participou de filmes como “Gremlins 2: The New Batch” (1990), “Innerspace” (1987), “Gremlins” (1984), “MacArthur” (1977), “It Came from Beneath the Sea” (1955), “The Thing From Another World” (1951) e séries de TV como “I Spy” (1965), “The Lone Ranger” (1949), “Perry Mason” (1957), “The Streets of San Francisco” (1972) etc.

Presença de Noley Thornton (nascida no dia 30 de dezembro de 1983). A atriz já participou de filmes como “The Giant of Thunder Mountain” (1991) e séries de TV como “Beverly Hills 90210” (1993-1994), “Quantum Leap” (1989) etc. Sua participação mais marcante para os fãs ocorreu entretanto em A Nova Geração. Ela interpreta Clara Sutter no episódio da quinta temporada“Imaginary Friend”.

Elenco convidado:

Kenneth Mars como Colyus
Kenneth Tobey como Rurigan
Noley Thornton como Taya
Philip Anglim como Vedek Bareil
Trula M. Marcus como uma mulher do vilarejo
Martin Cassidy como um homem do vilarejo

Dirigido por Robert Scheerer
Escrito por Robert Hewitt Wolfe

 

“Twisted”
(“Distorções”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 019
Exibição nos EUA: 02/10/1995
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

A Voyager encontra uma estranha onda de distorção espacial que desativa seus sistemas primários, incluindo comunicações e motores de dobra. Além disso, a anomalia parece alterar a estrutura da nave. Como resultado, a capitã não consegue chegar à ponte, B’Elanna não encontra o caminho para a engenharia e os demais tripulantes ficam confusos e frustrados.

Ao localizar alguns membros de sua tripulação, Janeway convoca uma reunião no holodeck a fim de discutir a situação. Tom e B’Elanna juntam-se para encontrar a engenharia; Chakotay, Neelix, Harry e a capitã tentam chegar à Ponte. Enquanto isso, Kes e o Doutor aguardam no programa ativo do holodeck. Tom e B’Elanna alcançam seu objetivo, mas os outros não têm a mesma sorte. Chakotay encontra Tuvok, mas perde Neelix. Janeway quase é engolida para a anomalia por uma estranha força magnética.

Kim a socorre e a leva de volta para o Doutor, onde a capitã fica inconsciente. O fenômeno continua a distorcer a nave, e Tuvok estima que a destruição ocorrerá em menos de uma hora.

Notas:

Neste episódio, nota-se a postura ‘materna’ de Janeway com relação ao alferes Kim. Em meio a uma situação fora de controle e desesperadora aos olhos de um oficial novato, a capitã o consola, dizendo o quanto está satisfeita com seu desempenho na Voyager.

Terry Corell faz sua segunda aparição como tripulante anônima de Voyager. A primeira foi no episódio “Elogium”.

Elenco convidado:

Larry Hankin como ‘Gaunt’ Gary
Judy Geeson como Sandrine
Tom Virtue como Baxter
Terry Correll como tripulante

Dirigido por Kim Friedman
História de Arnold Rudnick & Rich Hosek
Roteiro de Kenneth Biller