Ethan Phillips fala de Neelix e do ambiente de trabalho

Daniel Sasaki
Editor de Voyager

Ainda sobre Voyager, recentemente Ethan Phillips (Neelix) comentou que a inspiração dos roteiristas nos últimos anos tem sido o Doutor e Seven e que seu personagem sofreu as consequências disso, tendo uma participação decadente. Phillips disse que esses são os personagens mais populares e que roteiristas adoram esse tipo de indivíduos, tão ‘sci-fi’ em sua natureza. Mas o ator não fica nem um pouco amargurado com isso; pelo contrário, fica até grato: “Nos últimos anos, a maquiagem ficou tão difícil de vestir para mim que estou feliz por não ser o centro das atenções. Tornou-se uma tortura vestir aquilo durante dezessete horas todos os dias. Eu não suportava. Você não consegue dormir ou pensar”.

Quando perguntado sobre os colegas, Phillips diz que é próximo de todos eles. “Temos uma grande amizade. Sou amigo de todos. Sou muito próximo de Kate (Janeway), a quem admiro e adoro totalmente. Ela é uma pessoa extraordinária e tem um grande coração. É a pessoa mais profissional e a atriz mais generosa com quem já trabalhei. Se não sei o que estou fazendo em uma cena ou estou confuso, apenas olho para ela e encontro meu desempenho lá. Ela sempre dá tudo de si. É a pessoa menos preguiçosa com quem já trabalhei como ator. Jeri (Seven), eu amo. Temos um relacionamento caloroso, maravilhoso e divertido, que também tenho com Roxann (B’Elanna). Com Robbie McNeill (Tom) é só comédia. Sempre vou ao set com um pin de seu fã clube. Tornei-me próximo de Bob Picardo (Doutor), que é simplesmente talentoso além da imaginação. Pode manipular milhares de coisas em sua cabeça e ainda fazer sentido de todas elas. Garrett (Harry) é ótimo. Ele está crescendo muito como ator. Robert Beltran (Chakotay) é uma das pessoas mais engraçadas que já conheci em minha vida. Também me tornei um grande amigo de Tim Russ (Tuvok). Ele é um ótimo músico. Sempre vou vê-lo tocar”.

O ator também fala da saída de Jennifer Lien (Kes) do seriado. “Bom, a versão oficial é de que os roteiristas chegaram a um ponto em que não conseguiriam mais desenvolver a personagem. Eles queriam trazer alguém novo, para que pudessem se estimular e usar sua imaginação. Acho que provavelmente é verdade que quiseram essa nova personagem, e pensaram sobre essa borg numa jornada da coletividade para a individualidade. Havia restrições nos gastos que não permitiam manter dez personagens regulares na série e em análise final, sentiram que já haviam explorado Kes o suficiente. É minha opinião sobre isso. Perdi o contato com Jennifer, mas acho que ela está se dando bem. Fez alguns filmes a voltou a estudar.

O ator também falou sobre novos projetos. Disse que inicia novo trabalho no dia seguinte em que a produção de Voyager termina. ” Farei uma peça após o seriado, chamada ‘Side Man’, e que já ganhou um Tony Award. Para interesse dos fãs de Jornada, Andy Robinson (Garak, na Deep Space Nine) é o diretor. Encerramos Voyager em 9 de abril e começo os ensaios dia 10″.